NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO

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  • Artigo Científico
    A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar
    (2009) Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.
  • Artigo Científico
    Ação jovem: avaliando o impacto de um programa de transferência de renda condicional em São Paulo
    (2007) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Vasconcellos, Lígia
    Este trabalho avalia economicamente o programa Ação Jovem, um programa de transferência de renda condicionado à freqüência escolar, implementado pelo governo de Estado de São Paulo a partir de 2004. Através de métodos de emparelhamento, comparamos uma amostra de jovens beneficiários do programa com um grupo de controle, construído a partir dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Os resultados indicam que os recipientes da bolsa tiveram em média uma freqüência escolar 14% maior do que o grupo de controle, sendo este resultado mais alto para os que estavam fora da escola. Além disto, o programa reduziu a porcentagem de jovens trabalhando em 22%, principalmente entre os jovens que já estavam na escola. O retorno econômico do programa, abstraindo-se os seus custos administrativos, foi de 13% a 15% ao ano, dependendo das hipóteses utilizadas. 
  • Artigo Científico
    O mercado de trabalho brasileiro é segmentado
    (2006) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste artigo examinamos o comportamento do mercado de trabalho formal e informal no Brasil nas últimas duas décadas, utilizando dados longitudinais da Pesquisa Mensal de Emprego para 6 regiões metropolitanas no Brasil. Os resultados mostram que a redução da formalidade no Brasil decorreu, principalmente, do aumento das transições do setor formal para o informal e devido à redução da taxa de saída do desemprego para o setor formal, que ocorreu principalmente entre os mais escolarizados vivendo na região metropolitana de São Paulo e que estavam desempregados há mais de três meses. Além disto, os resultados mostram que a rotatividade entre o setor informal e formal é bastante elevada e que a probabilidade de saída do desemprego ou do setor informal diminui com o tempo de permanência na situação inicial. O diferencial de salários entre o setor formal e o informal, após o controle pelas características não-observáveis dos trabalhadores, era de apenas 10% na década de 1980 e declinou para cerca de 5% na década de 1990. Isto indica que a segmentação no mercado de trabalho brasileiro é muito baixa, o que o aproxima de um mercado competitivo.
  • Artigo Científico
    Diferenciais salariais inter-regionais, interindustriais e efeitos fixos individuais: uma análise a partir de Minas Gerais
    (2007) Freguglia, Ricardo da Silva; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Souza, Denis Barreto de
    Este artigo tem como objetivo identificar se os diferenciais de salário entre os trabalhadores de diferentes regiões do Brasil e de diversos ramos industriais persistem após o controle pelas características não-observáveis destes indivíduos, que são fixas ao longo do tempo. Para atingir este objetivo, usamos a base de dados da Raismigra (MTE) para acompanhar os trabalhadores que estavam formalmente empregados na indústria de transformação de Minas Gerais entre 1999 e 2001, usando a abordagem de dados em painel. Os principais resultados obtidos indicam que os diferenciais de salário entre regiões e entre ramos de atividade persistem após o controle pela heterogeneidade dos trabalhadores, mas sua importância diminui significativamente.
  • Artigo Científico
    A relação entre altura, escolaridade, ocupação e salários no Brasil
    (2008) Curi , Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste artigo analisamos os efeitos da altura, utilizada como proxy para as condições sócio econômicas, demográficas, de saúde e dos ambientes físico e social vivenciadas por uma pessoa, sobre a escolaridade e os salários no Brasil, utilizando dados da PPV e da POF. Examinamos a influência da altura na conclusão dos ciclos escolares, na alocação entre as ocupações e nos salários dos indivíduos, separadamente para homens e mulheres. Os resultados mostram que a altura tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos para as mulheres, e na conclusão do ensino fundamental 1 (1ª a 4ª série), ensino fundamental 2 (5ª a 8ª série) e ensino médio para os homens, sendo o impacto para os homens maior do que para as mulheres. Além disto, a altura tem impacto positivo e significante na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação e na ocupação. Por fim, as ocupações que requerem mais habilidade atraem indivíduos, em média, mais altos do que as ocupações que exigem menos habilidade. Os resultados indicam que deficiências de capital humano na infância têm efeitos muito importantes no decorrer do ciclo de vida das pessoas e que, portanto, investimentos públicos na saúde, educação, habitação e nutrição na infância têm um retorno muito elevado.
  • Artigo Científico
    A relação entre o desempenho da carreira no mercado de trabalho e a escolha profissional dos jovens
    (2007) Bartalotti, Otávio; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo examina como o desempenho relativo no mercado de trabalho de cada profissão afeta a escolha profissional dos futuros universitários. O desempenho no mercado de trabalho é medido pela média e pelo desvio padrão dos salários recebidos por profissão e pela sua taxa de desemprego no censo demográfico nos anos próximos ao vestibular. O número de pleiteantes a ingresso na carreira é medido pelo número de inscritos no exame da Fuvest. Utiliza-se dados em painel para os anos de 1991 e 2000 para controlar pelo efeito específico de cada profissão. Os resultados apontam para um efeito positivo e robusto do salário médio da profissão sobre a escolha profissional, que persiste na análise de painel, e para efeitos negativos da dispersão salarial da renda e do desemprego que, no entanto, não se mostraram significantes.
  • Artigo Científico
    Os determinantes empíricos da felicidade no Brasil
    (2006) Corbi, Raphael Bottura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Artigo Científico
    Famílias com trabalho e famílias sem trabalho: evidências de polarização para o Brasil
    (2007) Scorzafave, Luiz Guilherme; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    O presente artigo analisa a polarização do trabalho entre domicílios no Brasil. Definimos polarização como a diferença entre a proporção observada de domicílios sem nenhum adulto trabalhando e a proporção que seria esperada caso o trabalho fosse aleatoriamente distribuído na população. Calculamos uma série de medidas de polarização para o Brasil utilizando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para os anos de 1981 a 2003. Os resultados mostram que no Brasil a polarização do trabalho é menor do que nos países desenvolvidos para os quais ela foi calculada. Por outro lado, houve crescimento da polarização no período, em decorrência do aumento da fração de domicílios em que os dois adultos presentes não trabalhavam.
  • Artigo Científico
    Os efeitos da pré-escola sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar
    (2006) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Neste artigo analisamos os efeitos da educação pré-escolar sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Com os dados da PPV examinamos a influência da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares e nos salários dos indivíduos. Com os dados do SAEB analisamos o efeito da pré-escola no desempenho escolar medido pelos testes de proficiência. Os resultados mostram que a pré-escola tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem impacto positivo e significante apenas na conclusão do colegial e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola tem impacto positivo na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação. Por fim, os resultados indicam que a pré-escola tem um impacto positivo e significante no desempenho escolar dos alunos nos exames de proficiência da 4ª, 8ª e 11ª série.
  • Artigo Científico
    Fiscal policy and reelection in Brazilian municipalities
    (2008) Sakurai, Sergio Naruhiko; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO