TATIANA IWAI
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Working Paper Economic Incentives or Communication: How Different Are their Effects on Trust(2016) TATIANA IWAI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDOThis study investigates the effects of economic incentives and communication on the cognitive and behavioral responses after an alleged trust violation. We argue that these responses depend on the type of solution used to foster cooperation between agents. On the cognitive level, we compare the effects that structural (economic incentives) and motivational (communication) solutions exert on trusting beliefs and trusting intentions after an adverse event. On the behavioral level, we compare these effects on the willingness to bear risk. Our experiment shows that, after a negative event, relationships wherein communication is used to foster cooperation are associated to greater external causal attribution, greater perceived benevolence/integrity, and greater willingness to reconcile and to accept risks related to other's behavior. These findings suggest that relationships based on motivational solutions are more resilient to negative events than one based on structural solutions.Dissertação O papel moderador do fit indivíduo-trabalho e significado da tarefa na relação entre estressores de trabalho e voz e exaustão(2024) Poianas, Catharina Garcia KaramO modelo de estressores de desafio e obstáculo no trabalho considera a avaliação primária o mecanismo central por meio do qual os estressores afetam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores e tal avaliação individual é influenciada por favores individuais e contextuais. Com base nesse contexto, o presente estudo busca explorar o efeito moderador de significado da tarefa e do fit indivíduo-trabalho na relação entre estressor e avaliação primária do estressor. Também pretende estudar o efeito indireto dos estressores no comportamento de voz e na exaustão emocional via avaliação primária destes estressores. As hipóteses propostas no modelo foram testadas com uma amostra de 333 profissionais. Os resultados não fornecem suporte para o papel moderador do significado da tarefa na relação entre o estressor e sua avaliação. Já o fit indivíduo-trabalho modera a relação entre estressor de obstáculo e avaliação de obstáculo, mas não tem efeito moderador na relação entre o estressor de desafio e sua avaliação de desafio. Quando analisamos como esses estressores impactam nas atitudes e comportamentos individuais, os resultados fornecem suporte para o papel mediador das avaliações de estressores na relação entre estressores e exaustão emocional, mas não para a relação entre estressores e comportamento de voz. Ainda que estressores de desafio aumentem tanto a voz promotora como a voz proibitiva, este efeito não acontece via avaliação primária dos estressores.Dissertação Busyness e lazer: seus impactos na Percepção de Status e Felicidade(2021) Kondo, Luiza SanaeTodos parecem estar sempre ocupados, corridos e em busca da felicidade. Em conversas casuais é comum que as pessoas identifiquem suas próprias vidas como ocupadas, com excesso de horas despendidas no trabalho. Por outro lado, há um desejo por aproveitar a vida com momentos de lazer, que se traduz na busca por ser feliz. O aumento na produtividade trouxe como resultado um aumento no consumo e um crescente sentimento de estar ocupado. A partir desta visão individual, como as empresas podem entender o que seu consumidor deseja? A percepção que seu consumidor tem em relação ao seu grupo aspiracional precisa ser entendida para que as empresas possam então se comunicar da melhor forma com seu público-alvo. O público-alvo e o grupo aspiracional deste público-alvo tem uma vida ocupada, a diferença é que o grupo aspiracional é feliz, uma vez que a felicidade é um dos maiores objetivos a serem alcançados na vida das pessoas. Este trabalho busca mostrar o mecanismo que faz com que as pessoas ocupadas sejam vistas como felizes.Estas pessoas ocupadas são vistas como pessoas de alto status social e esta percepção vai influenciar na percepção de felicidade. Por outro lado, pessoas ocupadas com trabalho e que mesmo assim conseguem incluir momentos de lazer em suas vidas, também passam a percepção de serem pessoas felizes. Como consequência de um estudo empírico que mostra este mecanismo, temos indícios de que quando as pessoas identificam como uma pessoa ocupada consegue ser feliz, aquelas podem então buscar a consumir os mesmos produtos e serviços que trazem maior status social como um meio para se conseguir a felicidade. Neste estudo foi utilizado o método experimental, através de uma pesquisa com design 2X2, between subject.Dissertação Teletrabalho e satisfação com o trabalho no serviço público: Evidências da mudança do valor do teletrabalho no pós-pandemia à luz da teoria de Herzberg(2024) Moura, Jefferson de OliveiraO teletrabalho vinha crescendo gradualmente nas organizações quando houve um aumento abrupto em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia global de COVID-19. O fim das medidas de isolamento tem obrigado as organizações a enfrentarem a decisão crucial de reintegrar os funcionários ao trabalho presencial, mantê-los em teletrabalho ou adotar um formato híbrido. Os empregadores tendem a preferir o trabalho presencial, preocupados com possíveis quedas na produtividade e integração reduzida dos funcionários em tarefas colaborativas, entre outros problemas. Por outro lado, a maioria dos trabalhadores prefere o modelo remoto ou híbrido, devido à maior flexibilidade e à redução do tempo de deslocamento. O objetivo deste estudo é, portanto, avaliar de que forma o teletrabalho está associado à satisfação com o trabalho de servidores públicos, especialmente no período pós-pandêmico. Para isso, utilizamos análise descritiva dos dados, análise de condição necessária, regressão linear em painel e o método de diferenças em diferenças, com dados do Federal Employee Viewpoint Survey (FEVS) entre 2018 e 2022, analisados no nível da organização. Observamos indícios de que, após as medidas de isolamento social da Covid-19, o teletrabalho tornou-se um novo fator higiênico no trabalho, segundo a teoria de Herzberg, sendo uma condição necessária, mas não suficiente, para a satisfação no trabalho. Os resultados indicam que a diminuição do teletrabalho, ou seja, o retorno ao trabalho presencial, está associado a uma redução satisfação no trabalho.Dissertação Depois da denúncia: O efeito de variáveis individuais e contextuais na propensão de líderes ao encaminhamento de denúncias de assédio sexual(2024) Angelo, Maicon de Oliveira DessiEsta pesquisa aborda a problemática do assédio sexual no ambiente de trabalho, um fenômeno persistente e prejudicial que afeta a dignidade e o bem-estar dos indivíduos, especialmente das mulheres. O objetivo principal deste estudo é analisar as variáveis que influenciam líderes a darem encaminhamento a denúncias de assédio sexual, considerando a crescente necessidade de uma resposta efetiva e responsável por parte das organizações. Especificamente, o estudo se baseia na literatura de whistleblowing e explora três categorias principais de análise: variáveis individuais, organizacionais e situacionais. As variáveis individuais focam em aspectos demográficos dos líderes (i.e., gênero, tempo de casa e nível hierárquico), as organizacionais no clima ético, e as situacionais examinam a gravidade do ato denunciado. A partir de uma survey com 283 líderes de diversos setores e organizações, os resultados revelaram que há um efeito positivo do clima ético e da gravidade do assédio sexual na propensão de encaminhamento das denúncias, ainda que não tenha sido observado efeito das variáveis individuais. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas.Relatório de pesquisa Cultivando Líderes: Um Mapa das Ferramentas de Desenvolvimento Mais Efetivas na Perspectiva do RH e dos Gestores(2024) GUSTAVO MOREIRA TAVARES; TATIANA IWAI; Marin, Paulo RicardoDissertação Quais os desafios enfrentados por empresas de alto crescimento?(2019) Freier, ThomasSabe-se que Empresas de Alto Crescimento (EACs) apresentam desafios gerenciais únicos uma vez que precisam coordenar os diversos esforços para aumentar em escala as atividades da firma e, concomitantemente, se adequar às necessidades que acompanham o crescimento. O trabalho busca responder quais são, na prática, os desafios enfrentados e identificados pelos gestores dessas empresas. Para tal, foi realizada uma análise exploratória de dados sobre mentorias oferecidas a executivos de EACs brasileiras entre 2015 e 2016. Sob a forma principalmente de definição de modelo de negócios e planejamento, identificou-se estratégia como a principal área de desafio enfrentada por EACs. Embora não sejam centrais, foram encontradas evidências de que desafios internos, no que tange a gestão de recursos humanos e governança para obtenção de investimentos, se mostram relevantes para essas empresas. Em contrapartida, temas que podem inclusive ser diferenciais competitivos, como operações e tecnologia, são menos frequentes entre aqueles que EACs necessitam auxílio. Com base na variedade de desafios identificados, foram propostas relações entre padrões identificados entre as empresas e diferentes estágios de crescimento em uma EAC.Trabalho de Conclusão de Curso Gestão de stakeholders: perfil de gestão brasileiro e seu relacionamento com diferentes públicos de interesse(2014) Leite, Patrícia Fernanda DionízioO presente trabalho apresenta o projeto da monografia destina ao curso de Administração de Empresas, ministrado no Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. O tema desenvolvido abrange a governança organizacional focada na gestão de stakeholders, com a finalidade de descrever o perfil brasileiro de gestão de stakeholders. Foram analisadas 10 empresas brasileiras, por meio de seus relatórios gerenciais, para que tal objetivo fosse alcançado. Os resultados indicam que o perfil de gerenciamento brasileiro mostra-se ainda em desenvolvimento, se comparado com o ideal segundo referencias acadêmicas.Artigo de Periódico Noticioso Por que lideranças devem ficar atentas a tratamentos desiguais dentro do time(2024) TATIANA IWAIWorking Paper Clima Organizacional: Abordagem Tradicional vs. Abordagem Configural(2017) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo TeixeiraClima organizacional é um tema que tem sido estudado há algumas décadas, e diversas pesquisas buscaram relacionar seus resultados – integrais ou de dimensões – com desempenho de gestão. No entanto, pouco se tem discutido sobre a interação das dimensões de clima organizacional. O objetivo deste artigo é investigar a relação de clima organizacional com uma variável de resultado organizacional (turnover) a partir de duas abordagens diversas: uma mais tradicional, com foco nas dimensões independentes de clima, e a outra, conhecida como configural, com foco na análise das interrelações entre as categorias. A amostra contou com pesquisas realizadas em 150 empresas brasileiras de porte médio e grande que buscam se destacar pelo seu ambiente de trabalho. Realizou-se análise fatorial exploratória e análise hierárquica de cluster para identificar perfis de configuração de clima (elevação, variabilidade e forma), a fim de relacionar os fatores e as configurações com rotatividade de pessoal. Os resultados mostraram que abordar clima como um sistema, considerando as interações entre suas várias dimensões que compõem uma dada configuração, releva nuances interessantes que de outro modo ficariam encobertas. A abordagem configural apresenta uma relação mais complexa e multifacetada de clima com turnover: a forma configural foi a única que não mostrou-se relevante para turnover; para elevação, houve efeito negativo no turnover, evidenciando que a avaliação global positiva que os funcionários fazem do ambiente de trabalho contribui para diminuir rotatividade nas empresas; por fim, os resultados mostraram um efeito moderador importante da variabilidade na relação entre elevação e turnover.