TATIANA IWAI

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 71
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quais os desafios enfrentados por empresas de alto crescimento?
    (2019) Freier, Thomas
    Sabe-se que Empresas de Alto Crescimento (EACs) apresentam desafios gerenciais únicos uma vez que precisam coordenar os diversos esforços para aumentar em escala as atividades da firma e, concomitantemente, se adequar às necessidades que acompanham o crescimento. O trabalho busca responder quais são, na prática, os desafios enfrentados e identificados pelos gestores dessas empresas. Para tal, foi realizada uma análise exploratória de dados sobre mentorias oferecidas a executivos de EACs brasileiras entre 2015 e 2016. Sob a forma principalmente de definição de modelo de negócios e planejamento, identificou-se estratégia como a principal área de desafio enfrentada por EACs. Embora não sejam centrais, foram encontradas evidências de que desafios internos, no que tange a gestão de recursos humanos e governança para obtenção de investimentos, se mostram relevantes para essas empresas. Em contrapartida, temas que podem inclusive ser diferenciais competitivos, como operações e tecnologia, são menos frequentes entre aqueles que EACs necessitam auxílio. Com base na variedade de desafios identificados, foram propostas relações entre padrões identificados entre as empresas e diferentes estágios de crescimento em uma EAC.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Gestão de stakeholders: perfil de gestão brasileiro e seu relacionamento com diferentes públicos de interesse
    (2014) Leite, Patrícia Fernanda Dionízio
    O presente trabalho apresenta o projeto da monografia destina ao curso de Administração de Empresas, ministrado no Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. O tema desenvolvido abrange a governança organizacional focada na gestão de stakeholders, com a finalidade de descrever o perfil brasileiro de gestão de stakeholders. Foram analisadas 10 empresas brasileiras, por meio de seus relatórios gerenciais, para que tal objetivo fosse alcançado. Os resultados indicam que o perfil de gerenciamento brasileiro mostra-se ainda em desenvolvimento, se comparado com o ideal segundo referencias acadêmicas.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Orientação de valor social, sistema de valores e comportamento cooperativo: um estudo experimental
    (2016) TATIANA IWAI
    Objetivo: Este trabalho teve por objetivo compreender a relação entre a orienta ção de valor social do indivíduo e a teoria dos valores humanos de Schwartz, bem como compreender a relação desses modelos com o comportamento cooperativo do indivíduo sob ambientes regulatórios diferentes (presença e ausência de con trole externo). Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de serem dois modelos de destaque em seus respectivos campos, pouco tem sido feito no sentido de achar pontos de convergência entre eles. Assim, esta linha de investigação poderia facilitar não apenas o diálogo entre duas tradições formalmente separadas de pesquisa, mas também melhorar nosso entendimento sobre o efeito de valores e preferências sobre o comportamento cooperativo do indivíduo. Principais aspectos metodológicos: Os dados foram coletados por meio da escala PVQ-21 de Schwartz, os jogos decompostos da SVO Slider e a aplicação de um jogo agente-principal em um ambiente de pesquisa experimental. Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO diferem principalmente em seus valores de poder e realização. Ademais, os resultados apontam que a cooperação do pró-social tem como base a motivação intrínseca de igualdade de resultados, sendo menos sensível a controles exter nos. Diferentemente, o comportamento cooperativo do individualista, calcado em maximização individual, depende mais da existência de restrições externas. Principais considerações/conclusões: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO apresentam diferenças em suas prioridades de valores, e, portanto, o sistema de valores do indivíduo pode ajudar a explicar uma parte da propensão a cooperar do indivíduo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores que tornam uma organização inclusiva para indivíduos LGBT: uma análise exploratória do ambiente universitário e empresarial
    (2018) Monaci, Matheus Hipolito
    A presença de grupos de indivíduos LGBT em empresas e universidades brasileiras mostra-­se crescente nos últimos anos. No entanto, a mera presença da diversidade nesses ambientes não é suficiente para que esses indivíduos sintam-­se incluídos. Uma vez presentes diversidade e inclusão, podem surgir diversos ganhos de produtividade em relação a esses indivíduos e à organização de modo geral. Este estudo busca determinar os fatores que levam à criação de um clima de inclusão para pessoas LGBT, de modo a incentivar a presença e implementação desses ambientes da melhor forma para esses indivíduos. Tais resultados foram obtidos pelo método de grupos focais, realizados com grupos de duas universidades e duas empresas. Assim, sua contribuição corrobora para a criação de práticas afirmativas de pertencimento por parte de pessoas LGBT nos ambientes em que frequentam, seja para trabalhar ou para estudar.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Economic Incentives or Communication: How Different Are their Effects on Trust
    (2016) TATIANA IWAI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do mercado de pirataria: um estudo sobre a percepção dos consumidores brasileiros do risco do compartilhamento Ilegal de música digital
    (2016) Almeida, Camila Barbuy Paes de
    Este trabalho tem como mapear e entender se existe e qual é o comportamento padrão entre consumidores brasileiros perante o compartilhamento ilegal de música digital. Além disso, esse estudo têm como objetivo compreender se os consumidores percebem o risco ao compartilhar ilegalmente música digital, ou seja, se eles têm medo de serem descobertos enquanto cometem tal infração. Outro ponto importante que será abordado é se, de fato, as pessoas sabem que existem leis na Constituição Brasileira que protegem os direitos autorais e quais podem ser as punições para quem infringe tais leis. Por fim, com a conclusão sobre a percepção de risco, será proposta uma medida para que o governo brasileiro busque desenfrear a comercialização de produtos pirateados, ajudando assim a reaquecer a indústria musical.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Mais ocupado, mais produtivo? Um estudo longitudinal dos efeitos de busyness e estresse na produtividade
    (2021) Saab Neto, Michel Abdalla
    Estar ocupado, trabalhando e produzindo algo é um fenômeno que gera satisfação para as pessoas e as incentivam a continuar, no entanto pouco é percebido que a sobrecarga de tarefas pode resultar em efeitos negativos sobre a produtividade, devido ao estresse gerado. Neste artigo, nós aprofundamos o estudo do efeito do busyness na produtividade do indivíduo por meio da análise do estresse como mediador nesta relação. Para tanto, utilizou-se o método de Experience Sampling, em que se acompanhou durante duas semanas consecutivas 223 respondentes (totalizando 2205 observações pessoa-tempo) que responderam à duas pesquisas diárias, mensurando seus níveis diários de ocupação, estresse e produtividade do trabalho. Os dados foram analisados por meio da aplicação de um modelo de regressão para dados em painel com efeitos fixos. A partir disso, os resultados apontaram que a relação entre busyness e produtividade é positiva, enquanto estresse e produtividade possuem relação negativa, porém de menor intensidade. Dessa forma, mesmo o estresse reduzindo a performance do indivíduo, ele estar ocupado ainda gera uma melhora de sua produtividade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Leadership Pipeline: preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional
    (2015) Matos, João Gabriel Machado De
    Esta pesquisa promove um link entre a teoria de Leadership Pipeline com Liderança Transformacional e Transacional ao examinar as preferências dos liderados, ao longo dos níveis organizacionais, em relação aos estilos por eles desejáveis. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração as características e necessidades que os liderados possuem no início e ao final da carreira, manifestando desejos diferentes em relação ao seu líder. Para quantificar a liderança desejável e testar as hipóteses foi utilizado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) dentro de uma instituição financeira do Brasil. Os resultados demonstram uma preferência para os estilos de liderança transformacionais, bem como uma separação ordenada da preferência entre os níveis organizacionais para determinadas tipologias, como consideração individualizada e influência idealizada, corroborando as hipóteses formuladas.