TATIANA IWAI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 18
  • Trabalho de Evento
    A Leopard Doesn't Change its Spots: How Implicit Theories Influence Forgiveness Following Transgressions
    (2019) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de França
  • Artigo Científico
    Teoria dos Jogos e Microssociologia: Avenidas de Colaboração
    (2011) CHARLES KIRSCHBAUM; TATIANA IWAI
    A abordagem da Teoria dos Jogos tem sido frutífera em analisar situações estratégicas, enquanto seus pressupostos têm atraído críticas importantes do campo sociológico. As críticas sociológicas à TJ apresentam limitações na explicação da confiança entre indivíduos. Da mesma forma, os dilemas sociais parecem obstruir a possibilidade de explicação da cooperação. No limite, as vertentes sociológicas são contrapostas à TJ. Esse artigo explora as possíveis avenidas de colaboração entre a TJ e a microssociologia. Recuperamos neste artigo as vertentes sociológicas que reconhecem o enraizamento social da escolha racional, principalmente na utilização da comunicação e linguagem. Argumentamos que a construção de experimentos econômicos que envolvam dilemas sociais, mas que são permeados por momentos de comunicação entre os atores, permite a geração de material passível de análise qualitativa sob a perspectiva de quadros interpretativos (Goffman) e convenções (Boltanski e Thevenot) e interação com atores não-humanos (Latour).
  • Artigo Científico
    Explaining transgressions with moral disengagement strategies and their effects on trust repair
    (2018) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de França; Lalli, Victor Marson
  • Artigo Científico
    How moral identity leads to high-quality apologies via guilty feelings
    (2021) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de França
  • Trabalho de Evento
    Orientação de Valor Social, Sistema de Valores e Comportamento Cooperativo: Um Estudo Experimental
    (2014) TATIANA IWAI
    O trabalho investigou a relação da orientação de valor social do indivíduo com seus valores pessoais e seu comportamento cooperativo na presença e ausência de controle externo. Por meio da escala PVQ-21 de Schwartz e a aplicação de um jogo agente-principal e jogos decompostos, os dados foram coletados. Os resultados mostram que individualistas e prosociais diferem na importância atribuída aos valores de poder e realização e que o uso de controle externo afeta apenas o comportamento cooperativo de individualistas, mas não o de prosociais.
  • Artigo Científico
    How transgressor's moral identity leads to high-quality apologies: The positive effects of guilt
    (2023) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de França; Islam, Gazi
    Comprehensive apologies are effective strategies to solve interpersonal conflict and promote reconciliation. However, transgressors tend to avoid providing comprehensive apologies because it is more threatening to do so. As a result, transgressors usually offer perfunctory apologies and hinder their own chances of being forgiven. Given the importance of promoting high-quality apologies, we investigate the role of moral identity in increasing apology comprehensiveness. Across three studies using a combination of experimental and correlational designs with autobiographical recall paradigm, we demonstrate that transgressors high in moral identity feel guiltier after committing a transgression. As a result, they offer more comprehensive apologies. Moreover, the effects of guilt on transgressors' apologizing are conditional on the perceived apology effectiveness. Guilt is particularly important to boost apology quality when perceived apology effectiveness is low. In such cases, guilt leads transgressors to make more reparative efforts towards reconciliation despite the low possibility of apology's acceptance.
  • Trabalho de Evento
    Negação ou Confissão? Explorando o Papel da Atribuição de Responsabilidade, Sinceridade e Integridade Percebida na Efetividade das Alegações Verbais na Reparação de Confiança
    (2018) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinicius de França; Sarkis, Isabella Dib
    Na literatura de reparação de confiança, estudos prévios argumentam que negações são estratégias verbais mais apropriadas que confissões para reparar violações de confiança relacionadas à integridade. Este estudo pretende contribuir para a discussão ao clarificar os mecanismos causais a partir dos quais estas estratégias verbais aumentam propensão a conciliar o relacionamento. Assim, a partir de um modelo de mediação-seriada e moderada, o presente trabalho objetiva examinar o papel mediador que atribuição de responsabilidade e percepção de integridade exercem na relação entre estas alegações verbais e reparação de confiança e também analisar se e como a sinceridade percebida da explicação influencia a efetividade destas alegações na restauração de confiança. Os resultados de um experimento baseado em cenário mostraram que a negação leva a menor atribuição de responsabilidade que, por sua vez, leva à maior integridade percebida do infrator, o que gera então maior propensão a conciliar a relação. Além disto, os resultados revelaram também que a força deste efeito indireto sequencial da negação é enfraquecido quanto menos sincera for vista essa negação. Tais achados sugerem que a negação é apenas uma estratégia superior para reparar confiança, quando ela for percebida como explicação crível pela vítima.
  • Artigo Científico
    Local Institutional Profile and the Antecedents of Entrepreneurial Intention
    (2021) Monteiro, Guilherme Fowler A.; TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
  • Artigo Científico
    Força de Clima: Seu Papel Moderador na Relação Entre Clima e Turnover
    (2019) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo Teixeira
    Na literatura, o efeito da qualidade do clima, definido como as percepções positivas sobre o ambiente de trabalho, nos resultados organizacionais já é relativamente bem conhecido e estudado. No entanto, nos últimos anos, a literatura de clima tem prestadoatençãocrescenteem um novo construto:força de clima, que se refere ao grau de consenso entre as pessoas sobre o clima dentro da unidade de trabalho ou organização. Para avançar na investigação do papel declima nos resultados organizacionais, o presente trabalho examina o efeito de força de clima no turnoverem nível organizacional. Para isso, usou-se uma amostra composta de 25.288 indivíduos de 150 empresas de médio e grande porte de diversos setores em que se testou o efeito direto e o moderador de força de clima em cinco dimensõesde clima no nível de turnover coletivo. Os resultados obtidos mostraram que, após controlar a qualidade do clima organizacional, a força de clima modera a relaçãoentre qualidade de clima e turnovercoletivo em três das cinco facetas de clima estudadas, de forma que,quando a força de clima éalta, a influência do clima organizacional no turnoveré potencializada, enquanto que,quando a força de clima é baixa,essa influência se enfraquece. Porém, não há efeito direto entre força de clima e turnovercoletivo.
  • Trabalho de Evento
    Local Institutional Profile and Entrepreneurial Intention
    (2019) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
    We investigate the local institutional determinants of entrepreneurial intention. First, we advance a conceptual model based on the theory of planned behavior and on institutional theory. In our model, local government policies, regional shared social knowledge and local value systems affect cognition of individuals with regard to entrepreneurial intention. We then test our model using structural equation modeling (SEM) based on a survey of 2,150 respondents in Brazil. This country is particularly interesting for the analysis since it presents a continental dimension, being formed by five regions with different geographic, economic and social characteristics, as well as distinct cultural heritages. Our regression models corroborate our hypotheses, which open up new venues for future research.