CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO

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Resumo profissional

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Incentivos educacionais a nível governamental funcionam? Uma análise dos efeitos da Lei da Cota Parte cearense
    (2021) Silva, Yara Duque
    O presente projeto analisa os oito primeiros anos da implementação de um incentivo financeiro para prefeitos utilizado no Ceará, que passou a distribuir a cota parte municipal do ICMS a partir do desempenho dos municípios em áreas prioritárias de políticas públicas, com 72% do componente voltado à educação. Os resultados evidenciam que, além de ter modificado a a distribuição e diminuído a iniquidade de repasse entre municípios, o poder do incentivo é alto, indicando que melhorias marginais no indicador educacional geraram aumentos consideráveis nos valores recebidos. Especificamente, melhorar um desvio-padrão no indicador de qualidade da educação eleva, em média, R$48,94 o repasse per capita da cota parte do ICMS. Por meio da combinação dos métodos diferenças em diferenças e propensity score matching, estima-se que a introdução da política melhorou os resultados educacionais dos municípios cearenses e que os impactos foram crescentes ao longo do tempo, atingindo sua máxima em 2017. O incentivo também colaborou para diminuir iniquidades, beneficiando cidades com até 50.000 habitantes e escolas com pior desempenho prévio, especialmente as localizadas em municípios com menor porte populacional. Esses resultados, analisados em conjunto, evidenciam o caráter inovador da política que, na existência de critérios pró-equidade, tornam-na uma via custo-efetiva e replicável para outras localidades.
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    Dissertação
    Existe discriminação entre homens e mulheres com ensino superior completo no Brasil?
    (2011) Rodrigues, Mariana Mauriz
    Esse trabalho possui o propósito de identificar a existência de discriminação salarial entre homens e mulheres no Brasil, com foco em pessoas com ensino superior completo, em que o hiato salarial possui maior magnitude. Primeiramente, identificaremos os fatores determinantes para a formação dos rendimentos pelas características demográficas e também em relação aos atributos da participação no mercado de trabalho. Por fim, quantificaremos a parcela da discrepância dos rendimentos que é explicada por essas variáveis e a parcela não explicada por essas características e que, assim, serão atribuídas à discriminação. Os resultados indicam que a maior parte da discrepância dos ganhos financeiros entre homens e mulheres não é explicada pelas características pessoais nem pelas distintas escolhas das mulheres em relação ao trabalho, sugerindo a existência de barreiras no acesso a cargos hierarquicamente mais elevados devido à discriminação exclusivamente por causa do gênero.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto
    (2023) Alves, Victor Manoel
    O projeto avalia o programa Crescer Aprendendo, criado e desenvolvido pela ONG United Way. É uma intervenção na primeira infância que ensina aos pais e professores ferramentas importantes para fomentar as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Estamos realizando um estudo piloto randomizado para investigar se o programa é capaz de mudar as crenças de professores e pais sobre a relevância das atividades de desenvolvimento de habilidades na primeira infância. Além disso, planejamos analisar se o programa muda o esforço de pais e professores e o tempo investido nessas atividades de aprimoramento, para isso este estudo apresenta as informações sobre amostragem e implementação do programa. A avaliação tem como foco crianças de quatro a cinco anos. Desenvolvemos questionários específicos para eliciar as crenças e coletar dados sobre o uso do tempo de pais. A avaliação foi realizada em 20 pré-escolas de Sobral, município do Ceará. Estamos realizando trabalhos de campo de baseline. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para implementar o programa por sete meses em 2023. Selecionamos aleatoriamente duas turmas em cada escola e entrevistamos os professores e três pais das crianças de cada turma. Temos uma amostra de 35 professores e 117 pais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Mais Que Uma Sala de Aula: O Impacto do Ensino Médio Integral Sobre Resultados Escolares Brasileiros
    (2024) Alves, Victor Manoel
    Este trabalho de conclusão de curso explora os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa investiga como o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola afeta seu desempenho em testes padronizados e em indicadores educacionais selecionados. A análise é realizada com base em uma revisão abrangente da literatura global e evidências específicas para o contexto brasileiro. Para obtenção do efeito causal do programa Ensino Médio Integral sobre alunos brasileiros, adota-se a metodologia de staggered difference-in-differences sobre dados públicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ainda não aplicada para avaliar o programa a nível nacional. Os resultados sugerem melhoras ao longo do tempo de exposição sobre as notas dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de escolas participantes. Os resultados também apontam para melhoras nas taxas de abandono e aprovação para escolas participantes.
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    Artigo Científico
    Ensino profissionalizante, desempenho escolar e inserção produtiva: uma análise com dados do ENEM
    (2018) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Chein, Flávia; Araújo, Antônio José Negreiros
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito da Covid-19 nos custos de serviços das seguradoras de saúde no Brasil no período pós pandemia
    (2024) Porto, Henrique Curvello
    A pandemia da covid-19 gerou diversas consequências ao mercado brasileiro de seguradoras de saúde que perduram até os dias atuais. Em 2023, as seguradoras vivenciaram um período de altos custos, e sinistralidades em altas históricas. O intuito deste projeto é buscar compreender a correlação dos efeitos da pandemia com os custos, considerando o adiamento de procedimentos médicos e a alteração de comportamento dos beneficiários dos seguros após 2020. De maneira convergente, o projeto considera uma análise dos fenômenos de ascensão dos custos que já ocorria desde o início deste século, via regulamentações da ANS e processos judiciais. Em termos práticos, o objetivo será compreender a relação dos efeitos da pandemia nos custos das seguradoras nacionais de saúde após 2020, ponderando que esses já passavam por uma fase de crescimento nos últimos 20 anos.