Burger King do Brasil: os desafios da expansão

dc.contributor.authorGigliotti, Batista S.
dc.contributor.authorDANNY PIMENTEL CLARO
dc.date.accessioned2025-05-06T00:49:37Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDocentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
dc.formatDigital
dc.format.extent30 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7618
dc.language.isoPortuguês
dc.language.isoInglês
dc.publisherInsper
dc.titleBurger King do Brasil: os desafios da expansão
dc.title.alternativeBurger King in Brazil: the challenges of expansionen
dc.typeCase
dspace.entity.typePublication
local.description.objetivo1 – Entrar ou não no mercado Classe C e D? a- Concorrência AB – McDonalds e outros restaurantes (prestígio e imagem); Concorrência CD – Habbib´s (mídia e mix de produtos) e outras redes menores e independentes. b- Prejuízo para a Imagem (marca): associação com baixa qualidade; é possível um brand--stretch abarcando as duas sem grande prejuízo para a imagem (como por exemplo, as lojas do supermercado Pão de Açúcar). c- Comportamento do consumidor: tamanho do mercado, hábitos, conceito de loja destino (playground) x passagem (conveniência), acesso a bens de luxo (aspiracional), apelos (emocional x racional). d- A proposta de valor da Burger King: paridades e diferenciais. e- Grande peso da informalidade em negócios voltados para classes CD (exemplo: cachorro quente do carrinho da esquina). f- Apresentar conceito de Venda Bruta: A discussão dos assuntos acima permitirá aos alunos analisarem o impacto da mudança na venda bruta. 2 - Quando entrar? a- Ponderar com os alunos questões de segmentação e Público alvo b- Impactos da mudança no recall de marca 3 - Como entrar? a- Qual parcela do negócio ($) ficará dependente deste público? b- Reposicionamento da marca e do negócio: como superar gaps entre identidade e imagem. c- Repensar proposta de valor: Mix de produtos, ambiente. d- Comunicação: mensagem, mídia e mensuração. e- Localização: definição de pontos, layout, tamanho...
local.description.sinopseInstalada no Brasil desde novembro de 2004, a Burger King do Brasil planeja contar com 123 lojas até 2008, o que representa um investimento total dos grupos franqueados de US$ 90 milhões. Sua entrada no país foi um relativo sucesso em termos de lembrança de marca e preferência do consumidor. Na situação descrita pelo caso, enfrenta-se um dilema típico de uma rede que pretende se expandir: quando orientar seu negócio para clientes de baixa renda (C e D)? Afonso Braga, responsável pelo Marketing da Burger King do Brasil, precisa levar um plano de expansão para a Burger King Corporation (BKC). No contexto de mercado, o fast-food brasileiro tem presença marcante de empresas de grande operação no exterior que criaram um novo conceito de padrão de alimentação. Nos grandes centros urbanos, existe uma saturação por parte de redes já maduras no mercado, como o McDonald’s e Habib´s. Há também redes de lanchonetes regionais e locais que proliferam, ocupando uma grande parcela desse mercado. O crescimento da concorrência, a necessidade de aumento da operação, o consumo saudável e o aumento do poder aquisitivo de classes sociais de renda baixa são fatores que fazem com que as empresas repensem suas estratégias de negócio.
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typeCaso
publicationissue.issueNumberMK-P0002
relation.isAuthorOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 5 de 6
N/D
Nome:
CA - Burger King do Brasil os desafios da expansão - PT - Com marca.pdf
Tamanho:
2.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Burger King do Brasil os desafios da expansão - PT - Sem marca.pdf
Tamanho:
1.73 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
NE - Burger King do Brasil os desafios da expansão - PT.pdf
Tamanho:
644.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Burger King in Brazil the challenges of expansion - EN - Com marca.pdf
Tamanho:
1.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Burger King in Brazil the challenges of expansion - EN - Sem marca.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções