Controle e acionamento de múltiplos motores de passo com barramento CAN

dc.contributor.advisorSILVIO SZAFIR
dc.contributor.authorDrummond, Felipe Martins da Costa
dc.date.accessioned2025-05-16T18:52:27Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o desenvolvimento e a implementação de motores inteligentes utilizando o barramento CAN (Controller Area Network). O tema central consiste na integração de tecnologias de comunicação e controle para aprimorar o desempenho e a eficiência de motores de passo. O objetivo primordial é explorar as capacidades do barramento CAN para promover uma comunicação eficaz entre os diversos componentes do sistema, incluindo sensores, atuadores e controladores, visando otimizar o funcionamento dos motores. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o estudo, seguida da análise e seleção dos componentes adequados para a implementação prática. Foram realizados testes e simulações para avaliar o desempenho do sistema, levando em consideração critérios como confiabilidade da comunicação. Como resultado, constatou-se que a utilização do barramento CAN proporciona uma integração robusta e eficiente entre os dispositivos, permitindo o monitoramento em tempo real e a implementação de estratégias avançadas de controle. Conclui-se, portanto, que os motores inteligentes com barramento CAN representam uma solução tecnológica promissora para aplicações industriais, que demandam alta precisão e confiabilidade, contribuindo para a otimização dos processos produtivos e o aumento da competitividade das empresas no mercado atual. Este trabalho oferece insights valiosos para profissionais e pesquisadores interessados em tecnologias de automação e controle, destacando o potencial do barramento CAN como uma ferramenta versátil e eficaz no contexto de sistemas mecatrônicos e industriais.pt
dc.description.abstractThe present work addresses the development and implementation of intelligent motors using the Controller Area Network (CAN) bus. The central theme revolves around integrating communication and control technologies to enhance the performance and efficiency of stepper motors. The primary objective is to explore the capabilities of the CAN bus to facilitate effective communication among various system components, including sensors, actuators, and controllers, with the aim of optimizing motor operation. The methodology involved a literature review to theoretically support the study, followed by the analysis and selection of appropriate components for practical implementation. Tests and simulations were conducted to evaluate system performance, considering criteria such as communication reliability. As a result, it was found that the use of the CAN bus provides robust and efficient integration among devices, enabling real-time monitoring and the implementation of advanced control strategies. It is concluded, therefore, that intelligent motors with the CAN bus represent a promising technological solution for industrial applications requiring high precision and reliability, contributing to the optimization of production processes and increasing competitiveness in the current market. This work offers valuable insights for professionals and researchers interested in automation and control technologies, highlighting the potential of the CAN bus as a versatile and effective tool in the context of mechatronic and industrial systems.pt
dc.formatDigital
dc.format.extent28 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7683
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectCANen
dc.subjectMotores de passopt
dc.subjectControlept
dc.subjectAutomaçãopt
dc.subjectRedes de comunicaçãopt
dc.subjectStepper Motorsen
dc.subjectControlen
dc.subjectAutomationen
dc.titleControle e acionamento de múltiplos motores de passo com barramento CAN
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqOUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA
local.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
local.typeRelatório de Iniciação Tecnológica
relation.isAdvisorOfPublicationf9c711b1-64df-43bd-aa38-0e2a87f4fd43
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