Cadeados Papaiz: segmentação e posicionamento para um mercado em transformação

Unidades Organizacionais

Palavras-chave

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Tradicional fabricante na área de cadeados há mais de 50 anos, a Papaiz se via num momento de decisão quanto à sua abordagem ao mercado no final de 2005. As vendas da linha de cadeados caíram a níveis alarmantes, especialmente pela importância da receita dessa linha no faturamento do negócio como um todo. Diversos novos fatores tinham surgido nos últimos anos: crescimento do mercado popular, ameaça real de entrada de fabricantes chineses, oportunidades de outsourcing na Ásia, entrada de novos players nacionais sem tradição e com apelo de preço. Internamente, o comando da empresa havia sido recém-transferido para a segunda geração da família. Em relação ao consumidor, muito pouco tinha sido feito pelos fabricantes da categoria nas últimas décadas: os consumidores eram tratados como “uma grande massa”, atendidos por produtos muito similares, quase sem nenhuma inovação, evolução tecnológica, valor simbólico ou diferencial competitivo. O caso traz um breve descritivo da organização, seguido de uma exposição sobre os produtos, os concorrentes e os canais de distribuição no mercado de cadeados; traz também a perspectiva do consumidor em relação à categoria, além de contextualizar a questão da China como oportunidade e como também ameaça aos fabricantes de cadeados. O caso, então, se encaminha para o final apresentando os principais dilemas sobre os quais o protagonista, o gerente de Marketing, deve apresentar ao conselho suas recomendações: (1) entendimento e segmentação dos consumidores, (2) posicionamento, alternativas de liderança em custo e/ou diferenciação, (3) a “variável China” e seus desdobramentos na operação.

Objetivos de aprendizagem

A principal área de conhecimento abordada no texto é a Estratégia Competitiva. O caso permite ao professor trabalhar conceitos mais relacionados a temas de Marketing e de Estratégia e se aplica prioritariamente a cursos de MBA, pós-graduação e graduação. Os principais objetivos da aplicação do caso são capacitar o aluno a trabalhar decisões e conceitos-chave em Estratégia Competitiva tais como:  entendimento do consumidor e segmentação de mercado: colocar o consumidor no centro das discussões empresarias e perceber a importância de monitorar suas expectativas e seu comportamento; debater alternativas ao marketing individualizado dentro do espectro de marketing de massa; ressaltar a importância da segmentação e a escolha de mercados-alvo dentro do planejamento estratégico e na criação de valor; escolher variáveis para desenvolver modelos de segmentação de mercado;  alternativas de posicionamento estratégico de liderança de custo e/ou diferenciação: definir a ideia de criação de valor a partir das posições de custo e de benefício em relação aos concorrentes; identificar e avaliar as abordagens amplas de posicionamento estratégico (liderança de custo e diferenciação), com suas vantagens e desvantagens e condições de aplicabilidade.  a “variável China”: contextualizar o impacto da China como fornecedor e consumidor no mercado global e as ameaças e oportunidades envolvidas; explorar os caminhos para decisões que envolvem a China, seja como fornecedor ou como mercado de consumo.

Idioma

Português, Inglês

Notas

Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Coleções

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por