Análise comparativa da aplicabilidade da teoria do adimplemento substancial em contratos garantidos por alienação fiduciária e reserva de domínio
Autores
Moura, Luana Leite de
Orientador
Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2019
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva o estudo da teoria do adimplemento substancial. Tomaremos como base os princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato, que norteiam a aplicação da teoria, uma vez que não existe previsão legal expressa no ordenamento jurídico pátrio.
Em especial, a discussão abordará os diferentes julgados dos órgãos colegiados quanto à admissibilidade da teoria para os contratos garantidos por alienação fiduciária e reserva de domínio. Do mesmo modo, o trabalho abordará as principais semelhanças e diferenças entre as garantias estudadas, com o fim de conduzir a interpretação das diferentes aplicações da teoria para cada instituto.
Pelo exposto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem a pretensão de abarcar as discussões que norteiam a aplicabilidade da teoria do adimplemento substancial no sistema jurídico brasileiro, que encontra alicerce nos princípios gerais inseridos no Código Civil vigente, analisando em especial a sua aplicação aos contratos garantidos por reserva de domínio e alienação fiduciária.
Palavras-chave
Adimplemento substancial. Boa-fé objetiva. Função social do contrato. Alienação Fiduciária. Reserva de domínio.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes