Custeio e indicadores de desempenho empresarial ? uma abordagem intervencionista em pequena empresa do setor de saúde

dc.contributor.authorPedreti, Maria Angelica Lencione
dc.contributor.authorDultra-de-Lima, Ronaldo Gomes
dc.contributor.authorOyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.contributor.authorOctavio Ribeiro de Mendonça Neto
dc.creatorPedreti, Maria Angelica Lencione
dc.creatorDultra-de-Lima, Ronaldo Gomes
dc.creatorOyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.creatorOctavio Ribeiro de Mendonça Neto
dc.date.accessioned2025-02-10T23:53:18Z
dc.date.available2025-02-10T23:53:18Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractIntrodução O presente relato descreve a implantação do projeto de intervenção na empresa B, clínica reumatológica e de medicina do trabalho, de pequeno porte, da cidade de São Paulo, que enfrentou diversos desafios desde a queda do faturamento devida ao isolamento social da pandemia, passando pela consolidação do setor de saúde e a consequente queda do poder de barganha das pequenas clínicas de saúde, além de desafios de retenção e profissionais e clientes. Contexto Investigado O movimento de consolidação do mercado de saúde no Brasil, pós-pandemia, foi marcado por uma fase de fusões e aquisições em que convênios, que buscavam a verticalização, adquirindo hospitais e ambulatórios, para onde direcionavam os pacientes de planos mais simples e reduziam seus custos variáveis com clínicas credenciadas que, por seu lado, perdiam volume de pacientes. Além disso, o maior poder de barganha dos convênios os permitia aumentar o tempo para pagamento para os serviços das clínicas, o que piorava sua situação financeira. (ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados, 2023). Diagnóstico da Situação-Problema Com a redução do volume de pacientes de convênios, que os redirecionaram aos seus próprios ambulatórios numa estratégia de alavancagem operacional bem sucedida, o aumento da taxa de glosa e a ampliação do prazo de recebimento de convênios, a clínica B se viu obrigada a repensar seus objetivos estratégicos e buscar formas inovadoras de conviver na atual configuração do mercado de saúde, buscando redução de custos, melhor posicionamento de mercado e retenção de clientes leais e de colaboradores talentosos, que a ajudassem a trilhar a nova fase estratégica que se iniciava. Intervenção Proposta Através do modelo intervencionista, identificaram-se objetivos estratégicos da Clínica B, pequena empresa de saúde brasileira, e seus respectivos fatores críticos de sucesso. A seguir, desenvolveram-se indicadores que equilibravam dimensões financeiras, processos internos, clientes e de aprendizado e crescimento para orientá-la, rumo à consecução de seus objetivos. Finalmente, aplicaram-se práticas de contabilidade gerencial, adaptadas à realidade da empresa, contribuindo para a geração de valor pelo aperfeiçoamento do processo decisório e para a solução da lacuna apontada pela literatura. Resultados Obtidos O processo de levantamento de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso e indicadores constituiu-se ferramenta de reflexão para a empresa, contribuindo, para o desenvolvimento habilidades nas gestoras quanto à escolha dos controles necessários, e considerando como os objetivos estratégicos voltados ao acréscimo de novas especialidades contribuem para a rentabilidade da clínica. O ABC evidenciou procedimentos que estavam precificados muito abaixo do valor justo, além de evidenciar ociosidade de recursos redundantes e proporcionar informações para a tomada de decisão bem fundamentada. Contribuição Tecnológica-Social Troca de conhecimentos para introdução de novos profissionais, redução de custos, cálculo de preços e decisões. Intervenção de grau forte, pelo amplo escopo, melhoras profundas e de controles. Validade forte, pois os gestores adotaram controles desenvolvidos, e se motivaram a criarem seus próprios relatórios, usando as informações para as decisões. Mostrou que é possível aplicarem-se os conceitos de controladoria, custos e indicadores em uma pequena empresa, com aderência dos gestores, com a devida adaptação para a realidade da companhia, atendendo ao gap detectado na literatura (Pelz, 2019).pt
dc.formatDigital
dc.format.extent16 p.
dc.identifier.doi10.5748/20CONTECSI/PSE/AIS/7310
dc.identifier.issn2177-3866
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7375
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade do Estado de São Paulo
dc.publisherFEA/USP
dc.publisherFIA Business School
dc.subjectIndicadorespt
dc.subjectABCpt
dc.subjectIntervençãopt
dc.titleCusteio e indicadores de desempenho empresarial ? uma abordagem intervencionista em pequena empresa do setor de saúde
dc.title.alternativeImplementation of a participatory budget sustem in an education and healthcare companypt
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
local.description.eventSemeAd 2024 - XXVII Seminários em Administração
local.identifier.sourceUrihttps://login.semead.com.br/27semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=195
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE
local.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
local.typeTrabalho de Evento

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