Representação de cenas 3D usando Deep Learning
Autores
Rocha, Joao Gabriel Valentim
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Tecnológica
Data
2024
Resumo
O trabalho presente aborda avanços na computação gráfica, com foco em técnicas de
renderização 3D baseadas em Machine Learning, como Neural Radiance Fields (NeRF),
Instant NGP, BakedSDF e Gaussian Splatting. A introdução destaca a importância da
visão computacional e a evolução da renderização de imagens, desde problemas diretos até
problemas inversos, onde se busca reconstruir cenas tridimensionais a partir de imagens.
O Gaussian Splatting é detalhado como uma técnica que utiliza gaussianas 3D para
modelar cenas de forma eficiente, permitindo otimizações precisas e renderizações rápidas.
O documento também explora a visualização de malhas e volumétrica, além de sistemas
para renderização volumétrica inversa, como NerfStudio e SDFStudio. Experimentos são
realizados para ajustar hiper-parâmetros do Gaussian Splatting, analisando seu impacto
em métricas como PSNR, FPS e tempo de convergência. A adição de uma loss extra, como
o filtro de Sobel, é testada para melhorar a qualidade das bordas nas imagens geradas.
Conclui-se que o Gaussian Splatting oferece avanços significativos em eficiência e qualidade
visual, com potencial para aplicações em realidade virtual e aumentada. Trabalhos futuros
incluem ajustes finos de hiper-parâmetros e novas adaptações na função de perda para
otimizar ainda mais o desempenho do algoritmo.
Palavras-chave
Gaussian Splatting; Neural Radiance Fields (NeRFs); Volume rendering; 3D Deep Learning; Scene representation
Titulo de periódico
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Título de Livro
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
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