Representação de cenas 3D usando Deep Learning
dc.contributor.advisor | FABIO JOSE AYRES | |
dc.contributor.author | Rocha, Joao Gabriel Valentim | |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T19:09:28Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O trabalho presente aborda avanços na computação gráfica, com foco em técnicas de renderização 3D baseadas em Machine Learning, como Neural Radiance Fields (NeRF), Instant NGP, BakedSDF e Gaussian Splatting. A introdução destaca a importância da visão computacional e a evolução da renderização de imagens, desde problemas diretos até problemas inversos, onde se busca reconstruir cenas tridimensionais a partir de imagens. O Gaussian Splatting é detalhado como uma técnica que utiliza gaussianas 3D para modelar cenas de forma eficiente, permitindo otimizações precisas e renderizações rápidas. O documento também explora a visualização de malhas e volumétrica, além de sistemas para renderização volumétrica inversa, como NerfStudio e SDFStudio. Experimentos são realizados para ajustar hiper-parâmetros do Gaussian Splatting, analisando seu impacto em métricas como PSNR, FPS e tempo de convergência. A adição de uma loss extra, como o filtro de Sobel, é testada para melhorar a qualidade das bordas nas imagens geradas. Conclui-se que o Gaussian Splatting oferece avanços significativos em eficiência e qualidade visual, com potencial para aplicações em realidade virtual e aumentada. Trabalhos futuros incluem ajustes finos de hiper-parâmetros e novas adaptações na função de perda para otimizar ainda mais o desempenho do algoritmo. | pt |
dc.format | Digital | |
dc.format.extent | 47 p. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7685 | |
dc.language.iso | Português | |
dc.subject | Gaussian Splatting | en |
dc.subject | Neural Radiance Fields (NeRFs) | en |
dc.subject | Volume rendering | en |
dc.subject | 3D Deep Learning | en |
dc.subject | Scene representation | en |
dc.title | Representação de cenas 3D usando Deep Learning | |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.coadvisor | LUCIANO PEREIRA SOARES | |
local.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | |
local.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS) | |
local.type | Relatório de Iniciação Tecnológica | |
relation.isAdvisorOfPublication | 37971022-7c69-4e93-9186-4c9431a1f95c | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 37971022-7c69-4e93-9186-4c9431a1f95c | |
relation.isCoAdvisorOfPublication | cfe2d7f9-2f5a-4549-afff-8588b373c3ad | |
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