Gol Linhas Aéreas I: o dilema do crescimento
Autores
Kallás, David
Emboaba, Maurício
Orientador
Co-orientadores
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Data
2007
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Sinopse
Formada em Janeiro de 2001 de acordo com o bem sucedido modelo das empresas low cost, low fare, a Gol alcançou nos seus primeiros anos de operação um desempenho superior às melhores expectativas. Passados quatro anos, a empresa se encontrava, em meados de 2005, em face de uma mudança de contexto no setor do transporte aéreo, com o iminente colapso da Varig e a abertura (gradual ou não) de um espólio a ser dividido entre as empresas restantes no mercado. Restava à Gol decidir se iria ou não disputar esse espólio, o que demandaria mudanças em sua orientação estratégica e posicionamento.
O caso inicia com a apresentação do modelo das Low Cost Carriers (LCC’s). Em seguida é apresentado um breve histórico da Gol e suas principais estratégias e conquistas. Depois, é apresentado o cenário competitivo do setor e um breve descritivo da posição estratégica dos principais competidores da Gol nesse mercado.
O caso se encerra com a apresentação de uma necessidade de decisão efetiva por parte dos principais executivos da companhia, os quais deveriam efetuar uma análise do desempenho passado da empresa, aprendizado estratégico com os quatro anos de operação, nova situação competitiva atual e deveriam decidir sobre os novos rumos da empresa. A Gol deve consolidar seu modelo atual ou fazer mudanças de posicionamento (por exemplo, expandir mais agressivamente no mercado internacional)? Mantendo o formato atual, existem riscos para o futuro? Quais?
Objetivos de aprendizagem
A estratégia realizada não é necessariamente a estratégia planejada. Ao longo do tempo
surgem questões, agentes e situações no mercado que demandam mudanças estratégicas. Cabe
aos executivos das empresas estarem atentos às mudanças no panorama do mercado e, em
conjunto com os resultados realizados, buscarem o aprendizado para decidirem sobre a
necessidade ou não de mudanças na estratégia.
O caso em questão tem por objetivo apresentar uma situação em que todos esses elementos
atuam de forma conjunta. Por um lado, se os resultados atuais já são satisfatórios, por outro, há
uma oportunidade de mercado sem precedentes para a Gol. A escolha entre explorar ou não
essa oportunidade requer deixar para trás certas posições que se mostraram ter sido bem
sucedidas no passado.
Dessa forma, os objetivos educacionais deste caso são:
Exercitar, nos alunos, o pensamento crítico sob situações que envolvem escolhas entre
alternativas excludentes;
Exercitar a capacidade de tomada de decisões de posicionamento estratégico face ao
desempenho passado e ao novo cenário competitivo;
Inserir a possibilidade de se trabalhar com ferramentas de gestão da estratégica, tais
como a análise da indústria, a análise SWOT e o BSC;
Analisar movimentações de concorrentes e dinâmicas competitivas.
Idioma
Português, Inglês
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS