Dilemas para a Implementação de Programas de Incentivo Atrelados a Desempenho em Segurança Pública
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Tipo de documento
Caso
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Data
2021
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Sinopse
Este caso simula a situação de uma pessoa convidada para assumir a Secretaria de Segurança de um estado fictício. A aceitação desse convite depende de uma reflexão sobre como gerenciar as forças de segurança de força de modo a diminuir a criminalidade. Utilizando como referência dados públicos reais do Estado do Rio de Janeiro, os alunos são instigados a refletir sobre dilemas para a implementação de um sistema de incentivos vinculado ao desempenho na área de segurança pública. A nota de ensino apresenta as teorias e referências apropriadas para aprofundar diferentes elementos do caso.
Objetivos de aprendizagem
O caso suscita questões relacionadas à mensuração de desempenho, tema central em análises contemporâneas sobre gestão pública (Andrews et al., 2011; Boyne, 2006; Cabral, 2017; Moynihan, 2006; Perry et al., 2009), assim como discussões sobre distorções de incentivo em organizações (Holmstrom & Milgrom, 1991) em meio a esquemas de programas de incentivo para funcionários públicos (Burgess et al., 2017; Heinrich & Marschke, 2010). O caso pode ser utilizado para atingir alguns objetivos de aprendizagem. Dentre eles: Compreender os fatores associados a conformação de indicadores de desempenho; Analisar os dilemas relativos à mensuração de desempenho; Avaliar a ocorrência de problemas de incentivos em organizações e discutir eventuais remédios para mitiga-los; Justificar as escolhas realizadas pelos gestores no processo de mensuração de desempenho no âmbito da gestão pública. Além do binômio incentivos-desempenho, a depender do instrutor, o caso pode possibilitar discussões sobre arranjos de governança colaborativa entre órgãos governamentais, tema de trabalhos como (Agranoff & McGuire, 2004; Saz-Carranza & Ospina, 2010) de maneira a identificar desafios para a colaboração entre organismos públicos. Tais discussões são particularmente relevantes em setores complexos, como a área de segurança. Com variações no nível de profundidade do debate e nas análises realizadas, o caso pode ser aplicado a alunos de graduação e pós-graduação (lato e strictu-sensu) em cursos da área de Estratégia, Gestão Pública, ou Políticas Públicas. O caso traz diversas oportunidades para discussão das potencialidades e dos limites de sistemas de desempenho no setor público, incluindo disfunções de programas de incentivo, pertinência de recompensas pecuniárias, escolha entre incentivos individuais ou em grupo, problemas de mensuração, bem como estratégias para lidar com reações contrárias a essas iniciativas.
Idioma
Português, Inglês
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
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