Tecnologias para maior inserção de mulheres lésbicas em Ciência & Tecnologia

dc.contributor.advisorCardoso, Sergio Robertopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Gabriela Albuquerque
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorAlves, Gabriela Albuquerque
dc.date.accessioned2023-03-19T01:00:13Z
dc.date.available2023-03-19T01:00:13Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO projeto em questão localiza-se no campo dos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nele, buscamos analisar possíveis implicações das relações de gênero e sexualidades na área da Educação, conhecida como Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). O recorte analítico desenvovido foca na participação de mulheres homossexuais (lésbicas) no campo científico tecnológico. Pesquisas evidenciam a operação de diversos mecanismos sociais que estruturam sistemas de opressão sobre públicos LGBTQIA+. Tais opressões, dentre outro efeitos, resultam em desencorajamentos, desistências acadêmicas e marginalização econômica e social deste segmento ao buscarem adentrar à STEM em universidades ou mesmo darem continuidade às suas carreias profissionais em Ciência e Tecnologia (C&T). Deste modo, o principal objetivo deste projeto é propor tecnologias que possam contribuir para o aumento e fortalecimento da inserção e permanência especificamente de mulheres lésbicas na STEM, tanto no âmbito educacional, quanto profissional. Para contribuirmos no debate, entendemos ser necessária e possível a construção de tecnologias de apoio, orientação e socialização de experiências e oportunidades entre lésbicas deste campo. Por esse motivo, propusemos a criação de uma plataforma virtual (site), cujo desenvolvimento se dará a partir de uma base de dados especialmente coletada com este público. Assim, ao disponibilizarmos este site a comunidade lésbica poderá usufruir de uma maior interação entre as interessadas, reunindo - de modo seguro e encorajador - lésbicas que planejam se formar nas áreas das ciências naturais e exatas, com aquelas que já iniciaram ou encontram-se consolidadas em suas carreiras. Para isso, até o momento, já foram levantados e sistematizados por nós dados e análises frutos de revisão bibliográfica parcial e continua. Além disso, houve a montagem de um questionário on-line que foi encaminhado como teste para uma amostra de profissionais. Com as respostas que coletaremos planejamos constituir nossa própria base de dados. Será a análise desta base que possibilitará o aperfeiçoamento de site, também já prototipado. Apostamos que com ferramentas e funcionalidades bem aprimoradas, as usuárias poderão ter uma ótima experiência de navegação, se identificando e desenvolvendo formas de apoio mútuo entre estudantes, cientistas e tecnólogas que compõe a diversidade.pt_BR
dc.description.otherThe project in question is located in the field of Social Studies of Science, Technology and Society. In it, we seek to analyze possible implications of gender relations and sexualities in the area of Education, known as Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). The analytical approach developed focuses on the participation of homosexual (lesbian) women in the scientific and technological field. Research shows the operation of various social mechanisms that structure systems of oppression on LGBTQIA+ audiences. Such oppressions, among other effects, result in discouragement, academic dropouts and economic and social marginalization of this segment as they seek to enter STEM in universities or even continue their professional careers in Science and Technology (S&T). Thus, the main objective of this project is to propose technologies that can contribute to the increase and strengthening of the insertion and permanence specifically of lesbian women in STEM, both in the educational and professional spheres. In order to contribute to the debate, we believe it is necessary and possible to build support technologies, guidance and socialization of experiences and opportunities among lesbians in this field. For this reason, we proposed the creation of a virtual platform (website), whose development will be based on a database specially collected with this audience. Thus, by making this site available, the lesbian community will be able to enjoy greater interaction between interested parties, bringing together - in a safe and encouraging way - lesbians who plan to graduate in the areas of natural and exact sciences, with those who have already started or are consolidated. in their careers. For this, so far, we have collected and systematized data and analyzes resulting from a partial and continuous bibliographic review. For this, so far, we have collected and systematized data and analyzes resulting from a partial and continuous bibliographic review. In addition, an online questionnaire was set up to be sent as a test to a sample of professionals. With the responses that we will collect, we plan to build our own database. It will be the analysis of this base that will make possible the improvement of the site, also already prototyped. We believe that with well-improved tools and functionalities, users will be able to have a great browsing experience, identifying and developing ways of mutual support among students, scientists and technologists that make up the diversity.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5410
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSitept_BR
dc.subjectSTEMpt_BR
dc.subject.keywordsSTEMpt_BR
dc.subject.keywordsDiversitypt_BR
dc.subject.keywordsInteractionpt_BR
dc.subject.keywordsWebsitept_BR
dc.titleTecnologias para maior inserção de mulheres lésbicas em Ciência & Tecnologiapt_BR
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
local.typeRelatório de Iniciação Tecnológicapt_BR
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Gabriela Albuquerque Alves_Trabalho.pdf
Tamanho:
1.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Gabriela Albuquerque Alves_Trabalho
N/D
Nome:
Gabriela Albuquerque Alves_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
621.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Gabriela Albuquerque Alves_Termo de autorização
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: