Tecnologias para maior inserção de mulheres lésbicas em Ciência & Tecnologia

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Autores

Alves, Gabriela Albuquerque

Orientador

Cardoso, Sergio Roberto

Co-orientadores

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Tipo de documento

Relatório de Iniciação Tecnológica

Data

2022

Unidades Organizacionais

Resumo

O projeto em questão localiza-se no campo dos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nele, buscamos analisar possíveis implicações das relações de gênero e sexualidades na área da Educação, conhecida como Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). O recorte analítico desenvovido foca na participação de mulheres homossexuais (lésbicas) no campo científico tecnológico. Pesquisas evidenciam a operação de diversos mecanismos sociais que estruturam sistemas de opressão sobre públicos LGBTQIA+. Tais opressões, dentre outro efeitos, resultam em desencorajamentos, desistências acadêmicas e marginalização econômica e social deste segmento ao buscarem adentrar à STEM em universidades ou mesmo darem continuidade às suas carreias profissionais em Ciência e Tecnologia (C&T). Deste modo, o principal objetivo deste projeto é propor tecnologias que possam contribuir para o aumento e fortalecimento da inserção e permanência especificamente de mulheres lésbicas na STEM, tanto no âmbito educacional, quanto profissional. Para contribuirmos no debate, entendemos ser necessária e possível a construção de tecnologias de apoio, orientação e socialização de experiências e oportunidades entre lésbicas deste campo. Por esse motivo, propusemos a criação de uma plataforma virtual (site), cujo desenvolvimento se dará a partir de uma base de dados especialmente coletada com este público. Assim, ao disponibilizarmos este site a comunidade lésbica poderá usufruir de uma maior interação entre as interessadas, reunindo - de modo seguro e encorajador - lésbicas que planejam se formar nas áreas das ciências naturais e exatas, com aquelas que já iniciaram ou encontram-se consolidadas em suas carreiras. Para isso, até o momento, já foram levantados e sistematizados por nós dados e análises frutos de revisão bibliográfica parcial e continua. Além disso, houve a montagem de um questionário on-line que foi encaminhado como teste para uma amostra de profissionais. Com as respostas que coletaremos planejamos constituir nossa própria base de dados. Será a análise desta base que possibilitará o aperfeiçoamento de site, também já prototipado. Apostamos que com ferramentas e funcionalidades bem aprimoradas, as usuárias poderão ter uma ótima experiência de navegação, se identificando e desenvolvendo formas de apoio mútuo entre estudantes, cientistas e tecnólogas que compõe a diversidade.

Palavras-chave

Diversidade; Interação; Site; STEM

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Idioma

Português

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