Tecnologias para maior inserção de mulheres lésbicas em  Ciência & Tecnologia
Autores
 Alves, Gabriela Albuquerque 
Orientador
 Cardoso,  Sergio Roberto 
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Tecnológica
Data
2022
Resumo
O projeto em questão localiza-se no campo dos Estudos Sociais da Ciência, 
Tecnologia e Sociedade. Nele, buscamos analisar possíveis implicações das 
relações de gênero e sexualidades na área da Educação, conhecida como 
Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). O recorte analítico 
desenvovido foca na participação de mulheres homossexuais (lésbicas) no 
campo científico tecnológico. Pesquisas evidenciam a operação de diversos 
mecanismos sociais que estruturam sistemas de opressão sobre públicos 
LGBTQIA+. Tais opressões, dentre outro efeitos, resultam em
desencorajamentos, desistências acadêmicas e marginalização econômica e 
social deste segmento ao buscarem adentrar à STEM em universidades ou 
mesmo darem continuidade às suas carreias profissionais em Ciência e 
Tecnologia (C&T). Deste modo, o principal objetivo deste projeto é propor 
tecnologias que possam contribuir para o aumento e fortalecimento da inserção
e permanência especificamente de mulheres lésbicas na STEM, tanto no âmbito 
educacional, quanto profissional. Para contribuirmos no debate, entendemos ser
necessária e possível a construção de tecnologias de apoio, orientação e 
socialização de experiências e oportunidades entre lésbicas deste campo. Por 
esse motivo, propusemos a criação de uma plataforma virtual (site), cujo 
desenvolvimento se dará a partir de uma base de dados especialmente coletada 
com este público. Assim, ao disponibilizarmos este site a comunidade lésbica 
poderá usufruir de uma maior interação entre as interessadas, reunindo - de 
modo seguro e encorajador - lésbicas que planejam se formar nas áreas das 
ciências naturais e exatas, com aquelas que já iniciaram ou encontram-se
consolidadas em suas carreiras. Para isso, até o momento, já foram 
levantados e sistematizados por nós dados e análises frutos de revisão 
bibliográfica parcial e continua. Além disso, houve a montagem de um 
questionário on-line que foi encaminhado como teste para uma amostra de 
profissionais. Com as respostas que coletaremos planejamos constituir nossa 
própria base de dados. Será a análise desta base que possibilitará o 
aperfeiçoamento de site, também já prototipado. Apostamos que com 
ferramentas e funcionalidades bem aprimoradas, as usuárias poderão ter uma 
ótima experiência de navegação, se identificando e desenvolvendo formas de 
apoio mútuo entre estudantes, cientistas e tecnólogas que compõe a 
diversidade.
Palavras-chave
Diversidade; Interação; Site; STEM
Titulo de periódico
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Título de Livro
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Engenharias
