Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
dc.contributor.advisor | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Mugnol, Júlio César Ballen | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Mugnol, Júlio César Ballen | |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T02:23:48Z | |
dc.date.available | 2023-10-30T02:23:48Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. | pt_BR |
dc.description.other | The COVID-19 pandemic has had a profound impact on Brazilian education, significantly affecting students’ participation and performance in the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). This study highlights that pre-existing educational inequalities worsened during the pandemic, with evident disparities related to ethnicity, maternal education levels, and network access at home playing critical roles. Additionally, significant regional disparities were observed, with some regions of Brazil facing greater educational challenges during the pandemic than others. Notably, the difference in scores between public and private schools diminished during the period, despite students from public schools demonstrating a lower propensity to take the ENEM. While there were signs of recovery in 2022, this study underscores the need for policy measures and actions to address educational inequalities and ensure equal op.p.ortunities for access to higher education in Brazil. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6063 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Médio | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject.keywords | Education | pt_BR |
dc.subject.keywords | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject.keywords | High-School | pt_BR |
dc.subject.keywords | ENEM | pt_BR |
dc.title | Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira | pt_BR |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Relatório de Iniciação Científica | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- Júlio César Ballen Mugnol_Relatório final.pdf
- Tamanho:
- 1.33 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Júlio César Ballen Mugnol_Relatório final
N/D
- Nome:
- Júlio César Ballen Mugnol_Termo de autorização.pdf
- Tamanho:
- 516.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Júlio César Ballen Mugnol_Termo de autorização
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: