Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorMugnol, Júlio César Ballen
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMugnol, Júlio César Ballen
dc.date.accessioned2023-10-30T02:23:48Z
dc.date.available2023-10-30T02:23:48Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.pt_BR
dc.description.otherThe COVID-19 pandemic has had a profound impact on Brazilian education, significantly affecting students’ participation and performance in the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). This study highlights that pre-existing educational inequalities worsened during the pandemic, with evident disparities related to ethnicity, maternal education levels, and network access at home playing critical roles. Additionally, significant regional disparities were observed, with some regions of Brazil facing greater educational challenges during the pandemic than others. Notably, the difference in scores between public and private schools diminished during the period, despite students from public schools demonstrating a lower propensity to take the ENEM. While there were signs of recovery in 2022, this study underscores the need for policy measures and actions to address educational inequalities and ensure equal op.p.ortunities for access to higher education in Brazil.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6063
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino-Médiopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsCOVID-19pt_BR
dc.subject.keywordsHigh-Schoolpt_BR
dc.subject.keywordsENEMpt_BR
dc.titleImpacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileirapt_BR
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeRelatório de Iniciação Científicapt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Júlio César Ballen Mugnol_Relatório final.pdf
Tamanho:
1.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Júlio César Ballen Mugnol_Relatório final
N/D
Nome:
Júlio César Ballen Mugnol_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
516.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Júlio César Ballen Mugnol_Termo de autorização
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: