Relatório de Iniciação Científica

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    Relatório de Iniciação Científica
    O Acolhimento Institucional de Jovens na Cidade de São Paulo: O Caso da República Jovem
    (2024) Pereira, João Lucas de Gusmão
    Como jovens que saem dos serviços de acolhimentos para crianças e adolescentes são atendidos atualmente? Buscando responder essa pergunta, o presente relatório de iniciação científica apresenta a história de implementação e a prestação de serviços atual da política de acolhimento institucional para jovens no município de São Paulo, chamado República para Jovens ou República Jovem. A partir de um panorama da proteção à criança e ao adolescente, que abarca também a proteção e o acolhimento juvenil, o trabalho traz as especificações tipificadas nas normativas do serviço ao longo do tempo e, por meio de entrevistas com técnicos/as da assistência social e usuários/as do serviço, compreende como ele é prestado e quais são as possíveis melhorias que podem vir a ser implementadas para que a política atinja seu objetivo principal, que é o desenvolvimento de autonomia dos/as jovens acolhidos.
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    Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto
    (2023) Alves, Victor Manoel
    O projeto avalia o programa Crescer Aprendendo, criado e desenvolvido pela ONG United Way. É uma intervenção na primeira infância que ensina aos pais e professores ferramentas importantes para fomentar as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Estamos realizando um estudo piloto randomizado para investigar se o programa é capaz de mudar as crenças de professores e pais sobre a relevância das atividades de desenvolvimento de habilidades na primeira infância. Além disso, planejamos analisar se o programa muda o esforço de pais e professores e o tempo investido nessas atividades de aprimoramento, para isso este estudo apresenta as informações sobre amostragem e implementação do programa. A avaliação tem como foco crianças de quatro a cinco anos. Desenvolvemos questionários específicos para eliciar as crenças e coletar dados sobre o uso do tempo de pais. A avaliação foi realizada em 20 pré-escolas de Sobral, município do Ceará. Estamos realizando trabalhos de campo de baseline. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para implementar o programa por sete meses em 2023. Selecionamos aleatoriamente duas turmas em cada escola e entrevistamos os professores e três pais das crianças de cada turma. Temos uma amostra de 35 professores e 117 pais.
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    Força de trabalho digital: Um modelo para pesquisa e prática em Gestão de Recursos Humanos
    (2023) Cruz, Marianne Ribeiro
    Um conjunto emergente de pesquisas assume a força de trabalho digital (FTD) como um conjunto de competências desenvolvidas por indivíduos em seu uso de tecnologias digitais fora do contexto de trabalho. Esses estudos negligenciam a FTD como um tema da área de gestão estratégica de recursos humanos (GERH). Por isso, no presente estudo, visamos analisar as implicações teóricas e práticas da FTD na área de GERH. Adotamos como fundamentação teórica o processo de transformação digital e o conceito de força de trabalho na área de GERH para conduzir uma análise sistemática indutiva da literatura sobre o tema. Realizamos uma busca sistemática na EBSCO, com foco em periódicos de negócios e gestão, a qual resultou em 95 artigos. Para analisá-los, aplicamos princípios e técnicas da teoria fundamentada adaptados para análise indutiva de literatura. Como resultados, elaboramos um modelo conceitual da força de trabalho digital, constituído pelas seguintes categorias: implementação de novas tecnologias pelas organizações; revolução industrial 4.0; covid-19; plataformas; regulamentação; novos arranjos de trabalho; novas experiências no ambiente de trabalho; impactos nas organizações; impactos no RH; impactos individuais; impactos na sociedade. Ao discutir este modelo, argumentamos que ele representa um avanço no debate sobre FTD de duas formas: i) seu nível de análise é sistêmico; ii) ele fornece uma explicação processual. Como conclusão, indicamos a necessidade de pesquisas e práticas em GERH desenvolverem uma agenda orientada aos principais aspectos relativos à emergência da FTD, ampliando a ênfase nas consequências práticas e na necessidade de ações para melhorar a sustentabilidade das relações de trabalho no cenário digital.
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    Projeto: Moral e Economia nas obras de Tomás de Mercado – as bases da ‘escolástica tardia’ na gênese do pensamento econômico
    (2023) Carvalho, Maria Fernanda Pizarro
    O seguinte trabalho tem a intenção de analisar a influências religiosas na contemporaneidade, com foco nos sistemas econômicos, através dos autores escolásticos tardios, principalmente o economista e teólogo Tomás de Mercado. Para tal, diferentes revisões literárias foram realizadas para compreender o impacto religioso na sociedade europeia e como isso chegou nas Américas.
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    Qual deve ser o programa básico de uma disciplina introdutória em Direito e Tecnologia cujo tema é a regulação de novas tecnologias?
    (2023) Carneiro, Luisa Pereira
    O presente relatório visa apresentar a realização de pesquisa cujo foco é compreender qual deve ser o programa básico de uma disciplina introdutória de regulação de novas tecnologias, pensando no contexto de alunos de graduação em Direito. Foram mapeados livros e artigos de autores brasileiros, e estudadas literaturas brasileiras e estrangeiras que tratam de Direito e tecnologia de informações, a fim de compreender as especificidades deste tema e as necessidades em dedicar uma nova área dentro do Direito para tratar dos desafios na regulação das novas tecnologias, e dos princípios que podem nortear essas decisões regulatórias que visam lidar com os impactos decorrentes dessas inovações. Verifica-se que atualmente ainda há poucos materiais bibliográficos que estudam as tecnologias como uma área própria dentro do Direito, com seus temas delimitados e com determinações claras acerca do que é tema importante e central e do que é importante porém não é central para a área. Nesse sentido, tal pesquisa busca contribuir para a compreensão e esquematização da área de novas tecnologias no Direito.
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    Melhoria no acesso à informação pública: Exemplificação com um sistema para obtenção e estruturação de um banco de dados do Mercado Nacional de PPPs e Concessões.
    (2023) Nascimento, Livia Brigido do
    O trabalho vigente tem como foco a descrição detalhada de algumas ferramentas virtuais que vêm sendo estudadas com o intuito de tornar o processo de visualização de dados públicos cada vez mais descomplicado e intuitivo. Nesse sentido, destaca-se o papel das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e sua relevância em como as prestações de serviços públicos são realizadas em todo território nacional. Dito isso, o estudo se concentrou no processo de contratualização desses serviços, no espectro de como e quando ocorrem, identificando as áreas de possíveis modernizações na organização destes e, consequentemente, as melhorias na administração desses acordos por parte das organizações públicas, desde municipais até o alcance federativo. O estudo utilizou a linguagem de programação Python, bibliotecas voltadas para o Web Scrapping e classificação por Machine Learning, com o intuito de automatizar processos importantes para a obtenção e estruturação dos dados de PPPs, a fim de atingir os objetivos citados acima.
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    Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
    (2023) Mugnol, Júlio César Ballen
    A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
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    Interpretação Conforme a Constituição e Jurisprudência do STF
    (2023) Rodrigues, Giulia Beatriz Brombine Alves
    Não informado
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    Relatório de Iniciação Científica
    Introdução de novos modelos de coleta seletiva e de upcycling para agregação de valor á resíduos poliméricos da indústria de bens de consumo
    (2023) Rozatti, Giovanni Augustho
    Objetiva-se com esse projeto de pesquisa organizar e estabelecer uma nova supply chain visando a reciclagem de embalagens polim´ericas da ind´ustria de bens de consumo transfor mando esses res´ıduos em mat´erias primas para os procedimentos de manufatura aditiva.