Como as empresas podem lidar com a ascensão do populismo?

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Autores

Barros, Marina Abib Fernandes de

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Tipo de documento

Relatório de Iniciação Científica

Data

2024

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Resumo

A ascensão de regimes populistas é um fenômeno cada vez mais frequente, destacando a relevância do estudo de suas consequências para o setor privado. Esta pesquisa faz uma revisão da literatura disponível para explicar como o populismo afeta as empresas. Além disso, o trabalho discute como as empresas podem agir para prevenir eventuais consequências negativas decorrentes da relação com regimes populistas. Para tanto, é apresentada uma definição de “populismo” baseada em seis dimensões: (1) ideologia “maniqueísta”; (2) discurso “anti-establishment”; (3) conjunto limitado de ideias e valores – ou “thin ideology”; (4) soluções simplistas; (5) apelos emocionais; e (6) figura do líder carismático. A pesquisa mostra que o populismo provoca mudanças rápidas e frequentemente imprevisíveis nas instituições, gerando incertezas que afetam a ação empresarial. Diante de tal cenário desafiador, discute-se a importância das estratégias de “não-mercado” para a sobrevivência das organizações do setor privado, uma ferramenta que permite às empresas antecipar, entender e reagir às mudanças no ambiente institucional.

The rise of populist regimes is an increasingly frequent phenomenon, highlighting the relevance of studying its consequences for the private sector. This research reviews the available literature to explain how populism affects businesses. Additionally, the paper discusses how companies can act to prevent potential negative consequences arising from relationships with populist regimes. To this end, a definition of "populism" is presented based on six dimensions: (1) "Manichean" ideology; (2) "anti-establishment" discourse; (3) limited set of ideas and values – or "thin ideology"; (4) simplistic solutions; (5) emotional appeals; and (6) the figure of the charismatic leader. The research shows that populism causes rapid and often unpredictable changes in institutions, generating uncertainties that affect business actions. In light of such a challenging scenario, the importance of "non-market" strategies for the survival of private sector organizations is discussed, as a tool that enables companies to anticipate, understand, and react to changes in the institutional environment.

Palavras-chave

Populismo; Estratégia; Instituições; Empresas; Populism; Strategy; Institutions; Firms

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Português

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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::TENDENCIA POPULACIONAL

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