Como as empresas podem lidar com a ascensão do populismo?

dc.contributor.advisorBRUNO VARELLA MIRANDA
dc.contributor.authorBarros, Marina Abib Fernandes de
dc.date.accessioned2025-05-16T15:13:32Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA ascensão de regimes populistas é um fenômeno cada vez mais frequente, destacando a relevância do estudo de suas consequências para o setor privado. Esta pesquisa faz uma revisão da literatura disponível para explicar como o populismo afeta as empresas. Além disso, o trabalho discute como as empresas podem agir para prevenir eventuais consequências negativas decorrentes da relação com regimes populistas. Para tanto, é apresentada uma definição de “populismo” baseada em seis dimensões: (1) ideologia “maniqueísta”; (2) discurso “anti-establishment”; (3) conjunto limitado de ideias e valores – ou “thin ideology”; (4) soluções simplistas; (5) apelos emocionais; e (6) figura do líder carismático. A pesquisa mostra que o populismo provoca mudanças rápidas e frequentemente imprevisíveis nas instituições, gerando incertezas que afetam a ação empresarial. Diante de tal cenário desafiador, discute-se a importância das estratégias de “não-mercado” para a sobrevivência das organizações do setor privado, uma ferramenta que permite às empresas antecipar, entender e reagir às mudanças no ambiente institucional.pt
dc.description.abstractThe rise of populist regimes is an increasingly frequent phenomenon, highlighting the relevance of studying its consequences for the private sector. This research reviews the available literature to explain how populism affects businesses. Additionally, the paper discusses how companies can act to prevent potential negative consequences arising from relationships with populist regimes. To this end, a definition of "populism" is presented based on six dimensions: (1) "Manichean" ideology; (2) "anti-establishment" discourse; (3) limited set of ideas and values – or "thin ideology"; (4) simplistic solutions; (5) emotional appeals; and (6) the figure of the charismatic leader. The research shows that populism causes rapid and often unpredictable changes in institutions, generating uncertainties that affect business actions. In light of such a challenging scenario, the importance of "non-market" strategies for the survival of private sector organizations is discussed, as a tool that enables companies to anticipate, understand, and react to changes in the institutional environment.en
dc.formatDigital
dc.format.extent19 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7672
dc.language.isoPortuguês
dc.subjectPopulismopt
dc.subjectEstratégiapt
dc.subjectInstituiçõespt
dc.subjectEmpresaspt
dc.subjectPopulismen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectInstitutionsen
dc.subjectFirmsen
dc.titleComo as empresas podem lidar com a ascensão do populismo?
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::TENDENCIA POPULACIONAL
local.typeRelatório de Iniciação Científica
relation.isAdvisorOfPublicationed06c7f4-4558-4d95-b1ff-47a32f3f4e1b
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryed06c7f4-4558-4d95-b1ff-47a32f3f4e1b

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Marina Abib Fernandes de Barros_Trabalho.pdf
Tamanho:
212.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Marina Abib Fernandes de Barros_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
178.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: