Sabores da Serra

dc.contributor.authorADALTO BARBACEIA GONCALVES
dc.date.accessioned2025-05-12T20:32:06Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDocentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
dc.formatDigital
dc.format.extent10 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7646
dc.language.isoPortuguês
dc.language.isoInglês
dc.publisherInsper
dc.titleSabores da Serra
dc.typeCase
dspace.entity.typePublication
local.description.objetivo Inferir os impactos da mudança de preços em mercados elásticos.  Analisar como a alteração de preços de um bem substituto afeta a demanda de outro produto.  Analisar os custos econômicos de produção, diferenciando custos fixos, variáveis, irreversíveis (sunk cost) e de oportunidade.  Diferenciar lucro contábil de lucro econômico pelo impacto dos custos irreversíveis e de oportunidade  Identificar em qual estrutura de mercado operam os produtos de uma determinada empresa.  Calcular o preço e a produção que maximizam o lucro de uma empresa em mercado de competição monopolística, analisando receita e custo marginais, discutindo a viabilidade econômica dessa produção no curto e longo prazo.
local.description.sinopseA Sabores da Serra é uma empresa familiar fictícia que atua no ramo de geleias há muitos anos e enfrenta atualmente o dilema de uma concorrência mais acirrada estabelecida no mercado brasileiro. O lucro da empresa tem caído ano após ano e os dirigentes da empresa não sabem exatamente como se posicionar diante desse desafio. O caso é indicado para discutir questões de decisão de preço, análise de estratégia de concorrência para pequenas empresas, bem como das questões que envolvem decisões de capacidade de produção e maximização de lucro. Como a empresa vinha perdendo mercado há alguns anos, a área comercial modificou a forma de remuneração dos vendedores que passaram a ter um salário fixo maior, uma vez que os mesmos estavam desmotivados com a queda de vendas e consequentemente de seus salários. Na mesma época perde parte das exportações para a Europa por conta da crise econômica e ainda decide aumentar seus preços acima da concorrência para tentar recompor as margens, no entanto, com essa medida acaba perdendo mais mercado ainda, apesar demostrar um pequeno aumento de receita. No momento em que o caso se passa, ocorre uma reunião para decidir o que deve ser feito para modificar o destino da empresa.
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typeCaso
publicationissue.issueNumberFF-P0007
relation.isAuthorOfPublication56521159-55c3-4c39-805b-394a751c0ae2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56521159-55c3-4c39-805b-394a751c0ae2

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 5 de 7
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso Primeira Pagina_Sabores da Serra.pdf
Tamanho:
231.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Sabores da Serra - PT - Com marca.pdf
Tamanho:
492.58 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Sabores da Serra - PT - Sem marca.pdf
Tamanho:
362.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
NE - Sabores da Serra - PT - Com marca.pdf
Tamanho:
500.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Sabores da Serra - EN - Com marca.pdf
Tamanho:
434.9 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções