Consórcios intermunicipais e arranjos de desenvolvimento da educação: fatores motivadores para a colaboração intermunicipal em educação
Autores
Hsia, Pedro Murgel
Orientador
Vasconcelos, Natália Pires de
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
O presente trabalho é um instrumento de conclusão de curso do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. O estudo objetiva compreender as motivações iniciais para que a colaboração intermunicipal em educação aconteça, bem como os fatores que mantém essas iniciativas coesas. Pretende-se, a partir de revisão de literatura e da sistematização de experiências reais, contribuir para que outras iniciativas possam surgir e apoiar o campo de estudo de colaboração intermunicipal em educação.
Partindo de revisão de literatura, apreende-se que a colaboração intermunicipal em educação no Brasil, embora recente, possui arranjos diversos e experiências exitosas na promoção de um ambiente mais colaborativo. Os estudos realizados ao longo dessa pesquisa, permitiram conhecer casos reais de colaboração intermunicipal em educação e explorar quais as principais características que contribuem para que ela aconteça. Parte-se de dois tipos de modelos associativistas: Câmaras Técnicas de Educação (CTE) de Consórcios Intermunicipais e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Neste trabalho, são apresentadas as estratégias utilizadas pelos modelos estudados; quais fatores influenciam para a colaboração ocorra; quais os desafios; e quais as alternativas encontradas por cada inciativa.
Palavras-chave
Federalismo; colaboração intermunicipal; regime de colaboração; Educação.
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Bachur, João Paulo
Carvalho, Marco Antonio
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas