A Relação das Alterações Normativas de Fundos de Investimento com a Diversificação na Alocação do Investidor Brasileiro
Autores
Gragnano, Barbara Rodrigues
Orientador
Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
Os fundos de investimento no Brasil ainda são considerados como uma realidade muito distante para muitos brasileiros. Suas estruturas e regras específicas acabam por fazer com que muitos investidores pensem duas vezes antes de optarem por esse tipo de alocação diante de uma gama de possibilidades de investimentos.
O presente trabalho tem por objetivo não apenas contextualizar o universo dos fundos de investimento e navegar por algumas importantes atualizações
estruturais e normativas, mas também estudar o efeito que determinadas situações podem causar na escolha e nos parâmetros dos investimentos realizados neste tipo de veículo.
O comportamento do investidor vis-à-vis as regras que norteiam o universo dos fundos de investimento trazem impactos significativos para o mercado de capitais e acabam por delimitar escolhas, popularizar acessos ou, ainda, possibilitar a entrada do investidor em mercados dificilmente acessados.
Diante disso, a ideia principal deste trabalho é relacionar aspectos de finanças comportamentais com a regulação dos fundos de investimento no Brasil e possibilitar uma reflexão para potenciais vantagens e desvantagens dessa linha tênue nas alocações das carteiras de investimentos da população brasileira.
Palavras-chave
Mercado de Capitais; Fundos de Investimento; Instrução CVM nº 555/14; Investidor; Finanças Comportamentais
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas