VINICIUS PICANÇO RODRIGUES

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 70
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A macrotransição do século XXI: o ASG como um reflexo da ascensão na consciência humana
    (2021) Silva, Arthur Fonseca Graziano da
    As principais discussões dentre as muitas áreas de estudo do século XXI estão em torno da maneira como nós, seres humanos, estamos nos relacionando com o nosso planeta e seus sistemas vivos. Dentro da academia econômica não é diferente, muitos debates ocorrem acerca da insustentabilidade de nossos sistemas econômico, financeiro e da maneira como operam atualmente, visto que se baseiam na exploração de recursos naturais finitos para um crescimento que, até então, não tinha finitude. Como desenhado pela primeira vez por René Passet, em L’économique et le vivant (1979), a esfera econômica humana está embutida dentro de uma esfera social do nosso ser, que, por sua vez, é inscrita à esfera biosférica. Tomando isto como base, fica claro que a realidade óbvia é a da existência, em ordem cronológica, da natureza, seguida da sociedade humana e, por fim, de sua economia. O trabalho a seguir busca relacionar o conteúdo exposto previamente com as ações que estão sendo tomadas dentro das principais instituições financeiras no Brasil, a fim de se adequarem a esta nova realidade onde a natureza, a sociedade e a economia estarão em simbiose. A metodologia a ser utilizada parte de uma coleta de dados primários com as principais corporações do mercado financeiro nacional, as quais direcionam as tendências do mesmo. Iremos debater as características e ações efetivas que são relevantes na mudança gradual do sistema ao encontro de uma maneira organizacional sustentável que respeite e considere todos os sistemas vivos do planeta. Assim como a relação destas ações com a nova gama de valores e formas de pensar do ser humano do século XXI e sua sociedade. O objetivo do trabalho é deixar palpável quais ações estão em vigor dentro deste momento de transição da economia, de onde emergiram, sua eficiência e aplicabilidade nas grandes instituições. Além de entender qual o rumo a ser seguido pelo nosso sistema econômico e financeiro, quais os caminhos que nos proporcionarão um aumento contínuo do bem-estar em nossas sociedades e, simultaneamente, respeitarão o meio ambiente como sendo algo antecessor e circunscrito à economia.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Análise dos custos da produção por manufatura aditiva em comparação a métodos convencionais
    (2016) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Giordano, Caio Mezzeti; Zancul, Eduardo de Senzi
    A manufatura aditiva tem sido apontada como a tecnologia capaz de revolucionar os processos produtivos das empresas e de alterar as estratégias de produção atualmente empregadas. No entanto, hoje a manufatura aditiva ainda é essencialmente utilizada na produção de protótipos, em que se requer alta flexibilidade e baixos custos de ferramental específico. A tendência é que a manufatura aditiva passe a ser gradativamente utilizada como parte dos processos produtivos de produtos finais à medida que atinja maiores níveis de qualidade, tais como precisão dimensional, acabamento e tolerâncias, além de menores custos de produção, aproximando-se mais daqueles existentes na produção em larga escala. Neste cenário, este artigo visa analisar e comparar custos de produção para uma peça padrão produzida por meio de manufatura aditiva e por métodos convencionais de produção, analisando a viabilidade de implementação da tecnologia como parte essencial dos processos produtivos de empresas. A pesquisa proporciona também o estabelecimento de um padrão – peça padrão, suas características de projeto e volumes típicos de produção – a partir da qual análises periódicas possam ser realizadas ao longo dos próximos anos para avaliação de custos, com o aumento da escala e a consolidação da aprendizagem na produção dos equipamentos de manufatura aditiva.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Linking ecodesign capabilities to corporate performance: Proposal of a simulation-based approach
    (2018) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Pigosso, Daniela Cristina Antelmi; McAloone, Tim C.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento
    (2019) Costallat Filho, Vicente Ferrão
    Esta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Agronegócio: tendências globais e ecossistema de inovação no Brasil
    (2020) Licht, Patrick Wainer
    A dieta do futuro é uma incógnita, assim como os métodos de produção e matérias primas a serem utilizadas em larga escala para suprir a demanda advinda do crescimento populacional. Atrelado a isso, fica implícito a responsabilidade do setor agropecuário no desenvolvimento sustentável dos objetivos mundiais da ONU para 2030. O Brasil, por sua vez, tem um papel relevante nessas questões, dado que é um dos maiores produtores globais de diversos produtos do agronegócio. Adereçando os desafios da produção agropecuária, o advento da agricultura 4.0 corrobora para o desenvolvimento de novas práticas e produtos mais sustentáveis, holisticamente falando, que contribuam para um maior nível de produtividade e qualidade dos alimentos somado a manutenção ambiental. Dentre as inovações que se dedicam a produção dos alimentos em si, o presente estudo selecionou algumas de acordo com a revisão bibliográfica feita, são elas: plant based meat, cell based meat, modificação genética, hidroponia e fazenda vertical, cultivo de algas e insetos e por fim, agronegócio em deserto e oceano. Nesse contexto, o EMPRAPA em conjunto com a SP Ventures e a consultoria Homo Ludens mapeou o universo de startups do agronegócio brasileiro em 2019, listando 1125 startups. Dito isto, esta monografia cruzou dados do mapeamento da EMBRAPA com as tendências tecnológicas agrícolas, e identificou que apenas 2% se dedica a produção de alimentos inovadores. Tal resultado é revelador para o nicho em questão e de modo geral, indica que pouco tem sido feito para o desenvolvimento do mesmo, tanto no mundo real quanto na academia, o que representa uma ameaça para o Brasil e uma oportunidade para empreendedores.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo exploratório dos fatores que influenciam o comportamento empreendedor em profissionais de engenharia
    (2021) Matos, Paulo Cezar Santos
    O empreendedorismo é considerado uma fonte de inovação e um criador de empregos. Ter o próprio negócio representa uma oportunidade de desenvolvimento de uma carreira individual ou até mesmo a realização de um sonho. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores que influenciam o comportamento empreendedor dos profissionais formados em engenharia, além discutir se o modelo atual de formação do engenheiro fomenta o empreendedorismo. Na literatura há estudos que retratam o impacto da educação para o empreendedorismoo e enfatizam a sua capacidade de melhorar o comportamento empreendedor do profissional no mercado de trabalho. Entretanto, o quanto a formação dos engenheiros fomenta ou impacta o este comportamento entre os profissionais formados nesta área é o que este estudo procurou descrever. Para responder à questão de pesquisa foi realizado um estudo empírico quantitativo, modelado a pardir da escala EBS (Entrepreneurial Behavior Scale), que mede a competências preditivas de empreendedorismo. Este estudo investiga quais são as variáveis demográficas, sociais e educacionais que apresentam o maior impacto no comportamento empreendedor e de quais formas as instituições de ensino superior podem ajustar as suas grades curriculares de modo a incentivar o desenvolvimento deste comportamento. Exemplos de intervenções nos cursos e instituições incluem os conselhos de classes e o papel dos sindicatos, oferecimento de cursos extras, seminários ou palestras que dão suporte aos profissionais de forma a aprimorar os conhecimentos e experiências de empreendedorismo, dentre outros. Esses e outros resultados do estudo são discutidos em nossa pesquisa.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da liquidez de títulos verdes
    (2024) Cherpak, Arthur Castro
    Uma revisão de títulos verdes e tópicos relevantes foi feita. Usando uma base extraída do sistema da Bloomberg contendo 401 títulos (convencionais e verdes) a liquidez de títulos corporativos do setor elétrico dos EUA foi estudada. Era esperado que houvesse uma redução na assimetria de informação para o investidor devido a uma classificação de um título como verde, portanto, um aumento de liquidez. As análises não encontram resultados significativos para a classificação de um título como verde.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    ESG: disentangling the governance pillar
    (2021) GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; BRUNO VARELLA MIRANDA; VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Saes, Maria Sylvia Macchione
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Business model innovation for the SDGs: Towards a performance measurement system
    (2019) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Rosati, Francesco; Cosenz, Federico; Li- Ying, Jason
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Building a business case for eco-design implementation: A system dynamics approach
    (2017) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Pigosso, Daniela Cristina Antelmi; McAloone, Tim C.