Navegando por Autor "Carneiro, Welington Norberto"
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Trabalho de Evento Gestão da Qualidade Total e Oportunidades de Pesquisas em Contabilidade Gerencial: Uma Revisão Sistemática da Literatura(2022) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos TiomatsuDentro das várias técnicas de melhoria contínua, Total Quality Management (TQM) nas organizações oferece uma visão holística de melhoria da qualidade dos produtos ou serviços das empresas, para atender ou superar as expectativas dos clientes. Apesar disso há uma lacuna de estudos que sintetizem os estudos dessa técnica em conjunto com a Contabilidade. Este estudo faz uma discussão sobre os achados, tendências sobre a pesquisa atual e principalmente oportunidades de pesquisas contábeis sobre TQM, por uma revisão sistemática da literatura. Encontrou-se 57 artigos publicados nos periódicos líderes em contabilidade, gestão de negócios e operações entre os anos 2011 e 2022. O presente artigo, apresenta uma visão geral sobre o estado da arte da literatura sobre TQM quanto aos ambientes de pesquisa, as metodologias utilizadas, teorias e método de pesquisa. Os resultados mostram que ainda existem lacunas a serem exploradas quando se trata de pesquisas em TQM em periódicos de contabilidade, o que pode ser explicado pela baixa quantidade de estudos encontrados, sugerindo que pode haver um desinteresse dos pesquisadores da área de contabilidade gerencial por esse tema. Também, encontrou-se que o estudo de caso é o método de pesquisa mais utilizados pelos autores. Por outro lado, embora, os trabalhos tenham como foco TQM, percebeu-se uma multidisciplinaridade em tais estudos. Ademais, encontrou-se que a busca por compreender os efeitos nos resultados financeiras das empresas que implementaram, ou estão em vias de implementar o TQM para os pesquisadores. Por fim, alguns estudos também abordaram, o TQM em outros ambientes na Melhoria Contínua, como, por exemplo, em Supply Chain Management e Lean Manufacturing. Sugere-se que TQM tem ampla aderência em processos, e ambientes distintos nas organizações, portanto, mereceria maior atenção das pesquisas em Contabilidade Gerencial que associem essa técnica com artefatos como Activity-Based Costing, Custo da Qualidade, Lucratividade de Clientes, dentre outros.Artigo Científico Implementing total quality management in a virtual organisation: thoughts and lessons from an interventionist approach(2024) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; Dultra-de-Lima, Ronaldo GomesPurpose – This article aims to understand the challenges and key takeaways of implementing total quality management (TQM) in a virtual organisation. Design/methodology/approach – An interventionist research (IVR) methodology combined with a qualitative critical event analysis was used to evaluate the challenges and concerns faced during the company’s adoption of TQM and understand the roles of the key players involved. Findings – Standard process tools such as desktop procedures (DTP), focused teams, and service-level agreements (SLAs) were fundamental to implementing TQM in the company. These processes require the right leaders, but external agents may also be influential, acting as accelerators of change in adopting and using management practices in small companies. Indeed, the researcher acted as a problem solver, bringing innovative solutions to the firm using a hands-on iterative approach. Practical implications – This research underscores the importance of critical success factors (CSF), such as employee engagement, training, and project management tools. These factors are not just important but crucial for the success of TQM in organisations seeking to adopt the industry’s best practices. Originality/value – This study, conducted as a virtual IVR for TQM implementation, provides novel insights for practitioners and academics. It elucidates the pivotal role of some quality management tools in the journey towards TQM and the role of both internal and external critical players in the process, particularly in small virtual organisations based on innovative business models.Trabalho de Evento Processo de implementação de Total Quality Management (TQM) em uma organização contábil no Brasil: uma pesquisa intervencionista(2022) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto , Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos TiomatsuEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação do Total Quality Management (TQM) em uma organização contábil. Nesse contexto, com vistas a buscar melhorias das práticas nas organizações, adotou-se a abordagem intervencionista como método de pesquisa. Isso posto, buscou-se apresentar um projeto prático sobre um tema não só de interesse para a academia, mas também para a prática profissional, transformando assim, a realidade do ambiente de negócios, com vistas a uma melhoria contínua dos seus processos, e perseguição de padrões de trabalho de nível internacional. Os pesquisadores assumiram uma posição emic e etic, ao mergulhar nos problemas da organização, e nas dificuldades da mesma, para colocar em prática um projeto de implantação do TQM. Por fim, da combinação do forte papel intervencionista do primeiro autor, surgiram os primeiros ganhos percebidos pela organização. Como, por exemplo, uma melhor organização do trabalho, e alinhamento das práticas contábeis organizacionais às práticas utilizadas nas empresas internacionais. Como principais contribuições para a teoria, verificaram-se que o papel dos empregados, em relação ao engajamento é fundamental para o sucesso dos projetos, corroborando assim estudos que verificam temas relacionados à motivação dos empregados. Em relação à prática, uma rotina de implantação é experimentada na prática, com a implantação dos Desktop Procedures (DTP), definição de uma equipe focada (usuários-chave) e o uso do Service Level Agreement (SLA). Uma intervenção de grau forte, com participação ativa do pesquisador em campo, mostrou a riqueza da interação universidade-empresa para a resolução dos problemas organizacionais complexos através de pesquisas intervencionistas.Artigo Científico Trials of strength, paradoxes and competing networks in kaizen institutionalization(2024) Carneiro, Welington Norberto; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; Afonso, Paulo; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro dePurpose – This paper seeks to understand kaizen in practice as it travels through time and space in the organisational setting. Design/methodology/approach – A qualitative case study was carried out at a multinational company using mainly interviews for the data collection that were analysed from an actor-network theory (ANT)perspective. Findings –This paper finds that the company deals with a series of paradoxes while managing the kaizen process. Efficiency and quality paradoxes are the basis for starting kaizen projects. Furthermore,intrinsic, and extrinsic motivation, emerge in these processes, and paradoxes relate to how spontaneous ideas emerge in a deliberated context of cost-saving objectives. The supply chain finance team coordinates kaizen projects with the collaboration of plant managers, promoting the paradox of autonomy and control. In addition, as kaizen mobilises and enrols the actors, some trials of strength emerge, showing actors who oppose the kaizen network and create competing networks that mutually exist in the firm. Practical implications – This study presents valuable insights for professionals to successfully implement kaizen methodologies that take advantage of developing a network for problem-solving in organizations. Originality/value – This study highlights the supply chain finance team’s role in enrolling the actors within a network built by practitioners engaged in kaizen projects. Usually, engineers, quality, or manufacturing teams lead kaizen projects, and only occasionally, accounting and financial teams participate, including multidisciplinary teams.