Navegando por Autor "Chen, Jonas Honchie"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Análise da previsibilidade do CAPM e do modelo de três fatores(2009) Chen, Jonas HonchieEsta monografia analisa e compara a previsibilidade do CAPM e do Modelo de Três Fatores aplicados à metodologia de correção da média pelo erro. Para tanto, foram utilizados retornos de carteiras definidas de acordo com seus setores de atuação. Através do método de estimação por mínimos quadrados ordinários, foram obtidas previsões dos modelos, nas quais foram comparados com as estimativas do modelo random walk. Foi possível observar que através da equação de correção da média, os modelos conseguem obter melhores previsões para determinadas carteiras e horizontes utilizados, havendo preferência pela utilização do CAPM.Dissertação Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica(2013) Chen, Jonas HonchieDada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.