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Navegando por Autor "Gramani, Maria Cristina Nogueira"

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    Working Paper
    Conflitos entre investimentos em qualidade e o valor da ociosidade no setor aéreo brasileiro
    (2008) Gramani, Maria Cristina Nogueira
    O setor de serviços está em pleno crescimento chegando a ter hoje mais de 60% de participação no PIB brasileiro, de tal modo que muito se tem discutido referente a estratégias de medidas de desempenho e ações de melhorias neste âmbito. A classificação dos objetivos de desempenho neste setor pode ser bastante variada, dependendo das particularidades competitivas consideradas. Entretanto esta classificação conduz, em geral, a conflitos de escolhas, tais como entre custos e qualidade. Neste sentido, este estudo pretende classificar os objetivos de desempenho de três empresas aéreas brasileiras (baseados em suas missões) e verificar quais os conflitos gerados por esta categorização. Para isso, são analisadas cinco proposições que quantificam os trade-offs existentes entre os objetivos propostos para as empresas aéreas, concluindo que quanto maior o investimento em qualidade, maior o valor da ociosidade. Também foi analisada a distância que estas empresas aéreas operam de suas fronteiras de recursos, onde se verificou que quanto mais próximas desta fronteira maiores as ocorrências de trade-offs, ou seja, se torna mais difícil para estas empresas conseguirem melhorar os objetivos de desempenho de forma simultânea. Para este estudo foram utilizados dados públicos disponíveis pela Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC) no período de até dez anos. Estas análises se mostram bastante significativas nos processos de melhoria na estratégia de decisão das empresas.
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    Working Paper
    O desempenho educacional como fator de influência na escolha da profissão
    (2011) Gramani, Maria Cristina Nogueira; Scrich, Cintia Rigão
    Este artigo trata do estudo da influência do desempenho de Matemática ao longo da educação básica na escolha de carreiras no ensino superior. A análise foi realizada por meio de duas fases, a primeira calcula uma eficiência relativa educacional em Matemática para cada Estado da Federação, utilizando os dados do Saeb e do Enem. A segunda fase correlaciona esta eficiência com a procura por cursos no vestibular. Se esta correlação for forte e positiva, pode-se dizer que o Estado com maior eficiência educacional em matemática possui uma maior procura por este curso. Os resultados obtidos mostram que os Estados com maior eficiência em relação à matemática, também são aqueles onde os estudantes escolhem as carreiras mais diretamente relacionadas a ela, em particular as engenharias. Além disso, outro resultado encontrado (e mais preocupante) sugere que as carreiras relacionadas à formação de professores na área de exatas, tais como física e matemática, são mais procuradas em Estados com menores eficiências na disciplina de matemática.
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    Artigo Científico
    Efficiency decomposition approach: A cross-country airline analysis
    (2012) Gramani, Maria Cristina Nogueira
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    Working Paper
    Impact of regional airline’s efficiency: a country-specific study over successive time periods
    (2011) Gramani, Maria Cristina Nogueira
    In general, studies point to the impact of low cost companies on the efficiency of full service carriers, however; there is great potential for regional airline growth in Brazil, and in that sense this study seeks to investigate the impact of regional companies on the efficiency of low cost and full service carriers. For this analysis, the efficiency is distinguished into operational and financial ones. Results show that the full service segment is better in operational efficiency but the regional segment is better in the financial one. The impact of each segment upon each other is also presented.
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    Artigo Científico
    O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior
    (2011) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Esta pesquisa analisou a eficiência educacional das Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade alcançada pelas instituições do ensino superior. Além disso, investigou-se em qual nível da Educação Básica devem alocar-se esforços para melhoria da eficiência a educacional de cada UF. A eficiência educacional foi medida considerando a relação entre o Índice de qualidade do Ensino Superior (produto) e o desempenho da Educação Básica (insumos). O desempenho da educação básica levou em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), j· a qualidade do Ensino Superior foi determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Através de uma técnica denominada Data Envelopment Analysis, foram identificadas as UFs mais eficientes e as metas de melhoria para as menos eficientes. Os resultados indicaram ainda que, em geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental merecem maior atenção por parte dos gestores e governantes
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    Artigo Científico
    A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto
    (2008) Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Quando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES.
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    Working Paper
    Interregional Performance of the Public Health System of a High-Inequality Country
    (2012) Gramani, Maria Cristina Nogueira
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    Working Paper
    Technical Efficiency of Business Administration courses – a simultaneous analysis using DEA and SFA
    (2010) Miranda, Rodrigo Oliveira de; Gramani, Maria Cristina Nogueira; Andrade, Eduardo de Carvalho
    Technical efficiency of higher education has been mostly studied by the methods Data Envelopment Analysis and Stochastic Frontier Analysis. However, usually papers either compare the efficiency between public institutions or between departments and in both cases, using variables that reflect the teaching and the research with the same importance. In this paper the two methodologies are applied to measure the efficiency of the Business Administration courses in private for-profit institutions, focused just on education and located in the same geographical region. Variables were selected to cover the specific aspects of these courses and the results showed the complementarities of these two approaches.
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    Working Paper
    Tecnologia da Informação e Eficiência Bancária no Brasil
    (2013) Mainetti Junior, Sergio; Gramani, Maria Cristina Nogueira; Barros, Henrique Machado
    Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.
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    Working Paper
    Tomada de decisão no processo de cortagem: minimizar a perda ou a troca de padrões de corte?
    (2008) Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Este artigo enfoca a tomada de decisão em sistemas produtivos onde o processo de corte se faz relevante nos custos globais. Em geral os estudos apontam ou para a minimização da perda ocorrida no processo de corte ou para a minimização da troca de padrões de corte. O primeiro, mais amplamente estudado na literatura, ocorre em indústrias onde a matéria prima é custosa, logo deseja-se minimizar a quantidade de objetos cortados. O segundo objetivo, menos estudado na literatura por ser um problema NP-difícil, é geralmente encontrado em indústrias nas quais o tempo ou custo de preparação de máquinas é alto, valendo às vezes a pena pagar um pouco mais pela perda mas minimizando a troca de padrões de corte. Este artigo tem como objetivo propor um método de resolução para o problema de corte, dividindo-o em subproblemas menores e resolvendo-os de forma parcial. Pretende-se também mostrar que, em certos casos, o balanceamento dos dois objetivos anteriomente citados pode ser mais conveniente do que focar em apenas um único objetivo.
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