Navegando por Autor "Santos, Guilherme De Vitto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?(2020) Santos, Guilherme De VittoA experiência do cliente passou a ser entendida por empresas e acadêmicos como fonte de vantagem competitiva sustentável. Esta experiência tem que ser gerida pelas empresas, e ainda que essa gestão seja crítica, poucos são os estudos que se debruçaram sobre o tema ou sobre as competências que são necessárias para executar essa gestão. O conceito de Competências de Gestão da Experiência do Cliente precisa ser aprofundado, sendo que ainda não é entendida a sua composição, não havendo também até à data uma forma robusta e validada de mensuração da mesma. Desta forma, com base na gestão de competências e sob a ótica de rotinas e processos de uma firma, o presente estudo tem por objetivo propor e validar uma escala para medir as competências da Gestão da Experiência do Cliente, e testar o seu impacto sobre a lealdade dos clientes. Por meio da adoção de métodos de pesquisa mistos e de uma abordagem de natureza de exploratória e explicativa, a escala foi desenvolvida com base na literatura e numa pesquisa qualitativa de campo, e posteriormente testada e validada. A coleta de dados incluiu, numa primeira fase, 15 entrevistas com gestores de experiência de cliente. Numa segunda fase, foram usadas 60 respostas de questionário para compor a validação da escala via análise fatorial. Por fim, demonstrou-se por meio de regressão linear simples, a relevância positiva das Competências da GEC para explicar a Percepção da Lealdade de Clientes. O estudo contribui também para a prática ao munir gestores e tomadores de decisões na organização com uma escala prática para avaliar as suas competências de processos e rotinas associadas à experiência do cliente.Trabalho de Conclusão de Curso A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?(2017) Santos, Guilherme De VittoO debate sobre a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética brasileira é alvo constante de análise e pesquisa, principalmente sobre a possível contribuição da mesma no PIB de um país. Este trabalho objetiva averiguar se a produção de energia renovável brasileira impacta no seu PIB, adotando uma abordagem econométrica, com um estudo de séries temporais, utilizando uma metodologia consolidada para a obtenção de resultados consistentes. Com os dados provenientes da Empresa de Energia Elétrica, do Banco Central do Brasil e da Fundação Getúlio Vargas seguindo a metodologia escolhida, a conclusão é de que não se pode afirmar nada sobre o impacto da participação das fontes de energia renováveis sobre o PIB brasileiro, para o período de 1970-2014. O resultado é imparcial no tocante aos resultados anteriores da literatura considerada neste estudo.