Graduações em Engenharias e Ciência da Computação

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3249

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimizador Logístico e Tributário
    (2022) Andrade Neto, Abel Cavalcante de; Bueno, João Luiz Leão; Caran, Pedro Braga
    Esse projeto tem como foco o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar custos tributários em um sistema de otimização de distribuição de produtos, com o objetivo de investigar os desafios de sua implantação em uma malha logística da Braskem, atual cliente da Exed Consulting. Ferramentas fornecidas pelo SAP Integrated Business Planning (IBP), que possui os meios necessários para auxiliar neste projeto em termos de logística, e a ferramenta tributária desenvolvida pela Systax, foram utilizadas nesse estudo. A análise demonstrou que, embora o sistema SAP IBP e a ferramenta Systax, usados de forma paralela, são fundamentais para a gestão logística da empresa, o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar as funcionalidades das ferramentas, como os custos tributários envolvidos, tem o potencial de minimizar os custos relacionados as operações. Através da implementação do algoritmo desenvolvido em uma malha simplificada, foi possível observar uma economia de 6,13% nos custos. Pode-se concluir, portanto, que o desenvolvimento de ferramentas e sistemas integrados é essencial para a otimização.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimização da alocação do processo de beneficiamento do aço
    (2020) Rissi, Augusto Balducci; David, Diego Lopes; Cohen, Rebecca; Mello, Stephanie Wertheimer de
    Este projeto tem como objetivo otimizar a alocação do processo de beneficiamento de aço da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), visando a redução de custos operacionais e aumento da produtividade da empresa. O processo de beneficiamento ocorre em diferentes Centros de Serviço, de acordo com especificações do material e do produto final esperado. Assim, foram estudados e redesenhados os fluxos da área comercial e sua interface com as plantas produtivas, buscando gaps e gargalos nos mesmos, por meio de teorias de Mapeamento de Processos. A partir das falhas identificadas desenvolveu-se um protótipo de programa, capaz de otimizar a tomada de decisão sobre qual Centro de Serviço é o mais produtivo segundo as características dos pedidos. No protótipo, foram levados em conta parâmetros como tributação, localizações e capacidade produtiva. A fundamentação teórica para tal análise baseou-se em conceitos de Pesquisa Operacional.