Graduações em Engenharias e Ciência da Computação
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Trabalho de Conclusão de Curso Search of shipwrecked people using drone swarms (part 2)(2024) Oliveira, Jorás Custódio Campos de; Andrade, Pedro Henrique Britto Aragão; Falcão, Renato Laffranchi; Rodrigues, Ricardo RibeiroThe project's purpose is to iterate on the given multi-agent Drone Swarm Search Environment (DSSE) and research into Reinforcement Learning methods. The DSSE was created with the direct purpose of using reinforcement learning algorithms to train swarms of drones to execute autonomous maritime search and rescue missions of shipwrecked people in the ocean. The environment simulates the movement of persons-in-water (PIW) considering the ocean's dynamic circumstances and calculates a dynamic map of probabilities to be given to the agents, with two distinct environments, one for rescue scenarios with simulated PIW and a second expanding on state-of-the-art research for maritime coverage search path planning. The DSSE facilitates the training and visualization of drone behavior, the project emphasizes continuous improvement and open accessibility, with the release of the DSSE as an open-source Python package and documentation. The focus is on the continuous improvement of simulation quality and applicability of the environments for research purposes, with development, training and evaluation of Reinforcement learning algorithms to improve the path planning of autonomous agents, for search and rescue maritime scenarios.Trabalho de Conclusão de Curso UGV (Unmaned Ground Vehicle) para monitoramento de talhões em fruticultura e silvicultura(2024) Sampaio, Giulia Carolina Martins de; Araújo, Breno Alencar; Balkins, Bruno Morales; Assumpção, Fernando BichuetteEste projeto tem como objetivo desenvolver um UGV, veículo terrestre não tripulado, para monitoramento de talhões em citricultura, pomicultura e silvicultura, inspirado no JPL Open Source Rover Project da NASA. O veículo foi rádio controlado e possui uma unidade computacional executando o framework ROS para monitoramento, integração e futuro controle autônomo. A utilização do framework trará a flexibilidade de se modificar os nós conforme necessidades específicas do cliente. Para isso, fez-se uso da metodologia de PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos) para abranger os requerimentos junto ao cliente. Avaliações técnicas preliminares mostraram ser efetivo o uso do veículo para monitoramento e movimentação pelos talhões.Trabalho de Conclusão de Curso Triagem oncogenética modelada por IA(2024) Alves, Gabriel de Araujo; Nishio, Keiya; Rodrigues Filho, Ricardo Mourão; Costa, Sarah Azevedo Pimenta daA Triagem Oncogenética por meio de questionário modelado por Inteligência Artificial (IA) representa uma inovação significativa no diagnóstico do câncer hereditário. Este estudo propõe uma abordagem que se baseia na análise criteriosa de parâmetros de história familiar para a seleção eficiente de pacientes aptos a realizar testes genéticos, sendo reconhecida como a estratégia mais custo-efetiva disponível atualmente. Com uma extensa base de dados de aproximadamente 10 mil pacientes atendidos e testados nos últimos quatro anos pelo A.C. Camargo, esta pesquisa se apoia em uma metodologia robusta, envolvendo a implementação de modelos probabilísticos e de inferência. Um dos pontos-chave deste estudo é a possibilidade de utilização do pacote PanelPro, desenvolvido pelo laboratório Bayesmendel de Harvard, que oferece ferramentas avançadas para análise de dados genéticos. Além disso, o projeto se beneficia da expertise acumulada ao longo dos anos pelo A.C. Camargo em Oncogenética. Ao analisar uma amostra representativa de 4 mil pacientes, juntamente com os resultados de testes genéticos positivos e negativos, busca-se identificar os parâmetros que maximizam a sensibilidade, especificidade e a área sob a curva ROC (AUC), a fim de automatizar o processo de seleção de pacientes para testes genéticos. A implementação bem-sucedida desta ferramenta tem o potencial de revolucionar a prática clínica, permitindo um encaminhamento mais eficiente e direcionado aos pacientes dos centros de referência (CRs) do A.C. Camargo para o Departamento de Oncogenética. Além disso, essa abordagem pode contribuir significativamente para a identificação precoce de indivíduos com predisposição genética ao câncer, possibilitando intervenções preventivas e terapêuticas mais eficazes. Em última análise, esse avanço tecnológico promete impactar positivamente a qualidade de vida e o prognóstico dos pacientes e suas famílias, representando um importante passo rumo à medicina personalizada e de precisão no combate ao câncer hereditário.Trabalho de Conclusão de Curso Proposição de ferramenta para selecionar materiais e analisar circularidade em embalagens(2024) Melo, Celina Vieira de; Benatar, Gabriel Salvator; Ribeiro, Lister Ogusuku; Albertini, Talissa GonçalvesO presente projeto, em parceria com a Braskem, propõe a criação de uma ferramenta que avalie a circularidade de embalagens desenvolvidas por meio da metodologia de seleção de materiais que possui como critério manter o bom desempenho da embalagem definida. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de adicionar a análise da circularidade na criação de embalagens, garantindo que ela cumpra os requisitos de performance. Através da metodologia de estudo de caso, foi possível separar o desenvolvimento do projeto em duas etapas. Na primeira etapa, foram explorados os temas de seleção de materiais e circularidade, resultando no desenvolvimento de uma ferramenta que une a Metodologia de Seleção de Material ao Indicador de Circularidade: MCI. Por meio da representação de um fluxograma, é possível identificar as etapas e decisões necessárias desde a definição da embalagem até a criação de gráfico de circularidade por custo das opções de embalagens feitas. Com o objetivo de testar e refinar a ferramenta, a segunda etapa do estudo de caso foi focada na criação de cinco combinações de materiais para uma embalagem de 1kg de ração seca para cachorro, por meio de uma matriz morfológica contendo diferentes materiais e os requisitos que eles atendem. Essa matriz foi obtida com base na ferramenta desenvolvida e por meio dela foi possível, ao final do processo, comparar o índice de circularidade das combinações e avaliar estratégias para melhorá-lo. Assim, a ferramenta desenvolvida mostrou-se como um potencial facilitador no dia a dia da Braskem e atinge o objetivo de incluir a análise da circularidade ao selecionar materiais para embalagem.Trabalho de Conclusão de Curso PEIXE ROBÔ: Veículo Submergível Semiautônomo(2024) Versolato, André Rodrigues; Camargo, Gustavo Guedes de; Teixeira, Lucas Gabriel Mocellin; Teixeira, Marco Tulio Masselli RainhoA Embrapa Agricultura Digital, centro de pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio sediado em Campinas – SP, deseja incentivar a emergente piscicultura brasileira por meio de veículos submergíveis semiautônomos. Este projeto tem como objetivo formular o conceito preliminar de um Peixe Robô para o monitoramento da criação de tilápias, além de implementar seus subsistemas de instrumentação e submersão. Empregou-se uma metodologia combinada do modelo V com o método de Pahl & Beitz, com abordagem sistemática de projeto conceitual e ênfase em integração e testes dos elementos mecatrônicos. Para o monitoramento da qualidade da água, implementou-se uma malha de instrumentação com sensores calibrados de temperatura, pH e turbidez. A filmagem foi realizada pelo módulo de visão computacional OpenMV M7, com suporte para gravação de vídeo em cartão SD e comunicação Serial. Testes em água turva com três sensores de distância diferentes revelaram a necessidade de buscar um módulo ultrassônico com um intervalo de medição mais adequado. O mecanismo de submersão é baseado na variação da densidade do veículo por meio de um tanque de lastro de volume variável e um feedback de profundidade fornecido por um sensor de pressão diferencial. A integração do sistema foi feita via software embarcado em um Arduino Nano com arquitetura de timers e protocolo de comunicação Serial. O teste do protótipo integrado em água com controle on-off revelou a necessidade de aprimorar a dinâmica de submersão por meio de estratégias mais rápidas e eficazes de controle da posição do pistão do tanque de lastro.Trabalho de Conclusão de Curso Sensoriamento do desgaste em regulador HDU(2024) Simodo, Carlos Eduardo Abdelmalack; Carvalho, Guilherme Ricchetti; Pazemeckas, Gustavo RodriguesEste projeto teve como objetivo a implementação de um sistema de previsão de falhas de um regulador HDU em fábricas de papel. Para uma previsão ser feita, é necessário que haja dados históricos sobre o sistema a ser estudado. Como o mecanismo de estudo em questão não apresentava um sistema de sensoriamento, o objetivo principal deste trabalho foi um projeto de sensoriamento capaz de coletar dados relevantes para uma futura predição de falhas. Os erros mais comuns são causados pelo desgaste da pastilha presente nos apalpadores, e por falhas na parte pneumática do regulador HDU. Com isso, foram realizados testes em laboratório com diversas situações de desgaste do equipamento, confecção de protótipos e experimentações que objetivaram encontrar qual maneiras de monitorar o problema proposto.Trabalho de Conclusão de Curso Implementação de empréstimos com garantia utilizando DeFi(2024) Onishi, Gabriel Hideki Stanzani; von Dannecker, Pedro Santos Rocha; Coelho, Rodrigo Guimarães; Lee, Willian Kenzo AsanumaEste projeto tem como objetivo implementar uma solução de empréstimos com garantia em ativos digitais combinando diferentes frentes. Primeiramente, houve o desenvolvimento de um smart contract, responsável pela lógica de negócio e servindo como intermediário entre mútuo e mutuário. A fim de facilitar a interação entre o usuário final e o contrato, também se criou uma plataforma para clientes gerirem seus empréstimos através de suas carteiras digitais. Por fim, construiu-se uma plataforma administrativa para acompanhamento dos contratos existentes. O projeto tem como propósito servir como prova de conceito para esse tipo de serviço financeiro, buscando testar a sua viabilidade tecnológica. Realizado em parceria com o braço de inovação do Banco Bradesco, a iniciativa faz parte do plano da instituição de se posicionar estrategicamente frente os planos de lançamento do DREX pelo Banco Central, com expectativa de lançamento para os próximos anos.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de plataforma de backtesting para testes de modelo de alta frequência(2024) Sutton, Jonathan; Oliveira, Luís Antônio Bordignon de; Israel, Ricardo; Riccetti, Vitor Fortes GiulianoEste projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma de backtesting para alta frequência destinada à avaliação de modelos para a previsão de retornos em contratos futuros. A plataforma será utilizada pelos responsáveis da área Quant da Legacy Capital. Para cumprir com objetivo, foram utilizados raw market data de ordens e negociações realizadas na Bolsa de Mercadorias & Futuros (B3), onde após manipulados e realizados os devidos cálculos, servem como entrada para os modelos. Os modelos escolhidos foram Autorregressivo Exógena (ARX), que é uma extensão dos modelos de regressão linear básica utilizada para séries temporais, Long Short Term Memory (LSTM), que se configura como uma arquitetura de Rede Neural Recorrente (RNN), Multilayer Perceptrons (MLP), que está dentro das Redes Neurais Artificiais (RNA), LSTM-MLP, uma junção da arquitetura de Redes Neurais Artificias (RNA) com Rede Neural Recorrente (RNN) e finalmente o Gradient Boosting Regressor (XGB), que funciona como um processo de árvores de decisão sequencial. A plataforma será projetada para ser flexível, permitindo a incorporação de diversos modelos e para ajuste de parâmetros conforme determinado necessário pelo contratante, com o objetivo de aprimorar as capacidades de previsão e a eficácia dos resultados advindo da plataforma.Trabalho de Conclusão de Curso Development of an Administrator Web App for subscriptions’ management and a Mobile App for unlocking E-bikes(2024) Ades, Cesar Ezra; Hadba, Lila Takahashi; Kawahara, Thiago ShigueroThis project aims to develop a Web Application (App) for the Administrator (E-Moving personnel) and an users’ Mobile App for E-Moving, a rental electric bike (E-Bike) company focused on improving urban mobility. This endeavour builds upon a prior Capstone Project (PFE), which developed a control board for electric bicycles in 2023. The current initiative seeks to enhance the E-Moving profitability and control, by being able to block users’ e-bikes and mitigating the risks of theft and default. The project, a collaboration between students from Insper (São Paulo, Brazil) and Texas A&M (Texas, United States), involves Insper students developing two Apps in accordance with the requirements established by the previous project and those of the Texas A&M students. Notably, the hardware component is being developed by Texas A&M students. The project is structured into five primary segments: (i) Web App and Mobile App screen flowchart, (ii) Web App and Mobile App screen design and front-end implementation, (iii) Bluetooth connection with E-bike, (iv) Database integration with both Web App and Mobile App front-end, and (v) Integration of Bluetooth, Web App, Mobile App, and E-bike. This project emphasizes a practical application that enables administrators (E-Moving personnel) to remotely monitor client's E-bikes and for them to manage its E-bike.Trabalho de Conclusão de Curso Adaptação de um equipamento de manufatura aditiva para extrusão de pasta(2024) Colucci, Amanda Macedo; Carvalho, Gustavo Pinheiro de; Oliveira, Isabella Burmaian Vasconcellos de; Luísa Manzig, KyrillosEste projeto tem como objetivo adaptar um equipamento de manufatura aditiva polimérica por deposição fundida (FFF) para a extrusão de pasta alimentícia, utilizando ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). Inicialmente, foi desenvolvido um benchmarking com o intuito de comparar diferentes técnicas de extrusão e máquinas de manufatura aditiva de pastas e similares disponíveis no mercado. Assim, com a impressora já disponível no mercado fornecida pela empresa parceira (BioEdTech), os componentes do sistema extrusor foram estudados para possibilitar a alteração do cabeçote e a climatização do ambiente. Assim, para a seleção de materiais e soluções foram levantados requisitos e alternativas, os quais passaram por um processo de seleção. Além disso, foram realizados diversos testes para avaliar as soluções tanto de climatização quanto do cabeçote, incluindo estudos detalhados de motores para extrusão e testes dos sistemas eletrônicos para verificar o funcionamento e integração do conjunto. Por fim, foi desenvolvido um levantamento de custos visando avaliar a viabilidade econômica da máquina adaptada. Desse modo, após as modificações na máquina, foi possível atender o requisito de climatização de 35ºC em um tempo de 20 minutos, visando a experiência do consumidor e o cabeçote foi dimensionado corretamente para extrudar a pasta alimentícia. Além disso, a integração do cabeçote com a interface da máquina foi bem-sucedida ao imprimir formas utilizando parâmetros específicos dos softwares.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de uma bomba de seringa microcontrolada para organ-on-a-chip(2024) Oliveira, Andressa Silva de; Zullo, Gabriella Kowarick; Rozatti, Giovanni Augustho; Saraiva, Lucca De Paiva BarrosoEste projeto tem como objetivo estudar e aprimorar o protótipo de bomba de seringa microcontrolada para aplicações de microfluídica em experimentos com Organs-on-a-Chip (OOC) desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICCFiocruz). Esse protótipo é um equipamento proprietário, sem equivalente comercial específico, que possibilita a realização de experimentos em células vivas, sem a necessidade de testes em humanos ou animais. Para aprimorar esse protótipo, o ICC- Fiocruz forneceu uma lista de requisitos desejáveis, dos quais se destacam: Controle da temperatura do chip para atingir valores de referência; capacidade de atender incrementos menores de fluxo; desenvolvimento de interface humano-máquina (IHM) para controle e visualização de status dos experimentos. De maneira preliminar, espera-se atingir o requisito proposto para o subsistema de temperatura de maneira similar ao protótipo construído pela Fiocruz, melhorando apenas a estratégia de sensoriamento utilizada. Enquanto isso, para atingir os requisitos do subsistema de fluxo, projeta-se uma expansão para o uso de duas seringas e propõe-se o uso de um fuso de esferas recirculantes no lugar do fuso trapezoidal utilizado no protótipo.Trabalho de Conclusão de Curso Development of a dashboard for real-time student performance data visualization(2024) Carvalho, Arthur Ferreira; Carreras, Natália Queiroz Menezes; Mahfuz, Pedro OsbornThis project is designed to provide instructors who use the PrairieLearn platform with visual tools and insights into students’ performance by creating and displaying said information in an external dashboard. The data used to create the dashboard is pulled from PrairieLearn’s API. The objective with this is to help instructors model their courses to maximize academic engagement and performance. The PrairieLearn platform offers a dynamic and interactive environment for students to engage with course material, enabling instructors to create customizable quizzes, assignments, and assessments tailored to the evolving educational landscape. With their current system, which provides limited insights by a statistics table that displays average scores and completion times, the project aims to expand the analytical tools available to educators with the creation of this external tool. By integrating features such as performance metric analysis, question score histograms, and assessment completion percentage tracking, the dashboard equips instructors with a detailed view into student performance. This allows for a deeper understanding of assessment effectiveness, enabling educators in identifying learning gaps, adjusting teaching strategies, and customizing content to meet individual student needs more effectively. The anticipated outcome is a user-friendly dashboard, which provides insights into students' learning patterns, allowing instructors to make informed decisions and improve educational outcomes.Trabalho de Conclusão de Curso Building NPCs for a real-time multiplayer game with Artificial Intelligence(2024) Duarte, Diogo dos Reis; Cunha, Eduardo Araujo Rodrigues da; Barbosa, Letícia Coêlho; Domingos, Lídia Alves ChagasThis project developed NPCs (Non-Playable Characters) using Reinforcement Learning for the multiplayer game Arena of Dreams, developed by the company Fanatee, which blends the genres of Party Royale and Trivia, forming a game of various mini games in pursuit of the podium. The project's purpose is to construct an artificial intelligence model that enables an agent to behave like other players, capable of performing the required activities in the game, allowing the match to start even without the minimum required number of people. For the construction of the model, the Unity game engine was used in conjunction with the Unity Machine Learning Agents Toolkit (ML-Agents), which is an artificial intelligence agent system.Trabalho de Conclusão de Curso Coleta, processamento e visualização de dados meteorológicos e imagens de satélite para a análise de crises climáticas na cidade de São Paulo(2024) Sanandrez, Jean Silas Ferreira; Lima, Fabricio Neri; Louro, Guilherme FontanaA importância de identificar e monitorar padrões climáticos anômalos, como secas, enchentes e alagamentos, é intensificada pelas mudanças climáticas atuais. A utilização de imagens de satélite para identificar comportamentos das cidades em aspectos históricos surge como uma abordagem promissora para abordar essas questões. Entretanto, a obtenção desses dados não se revela uma tarefa trivial. Para as informações derivadas de imagens de satélite, é exigido um processamento de faixas de frequência que demanda conhecimento técnico e o uso de programas especializados. Em alternativa, é possível buscar dados pré-processados, embora estes sejam frequentemente escassos na internet. Por outro lado, os dados meteorológicos e de alagamentos frequentemente apresentam ruídos e podem estar indisponíveis com regularidade. Nesse contexto, o presente projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que integra dados meteorológicos fornecidos pelo CGE-SP e imagens da cidade de São Paulo provenientes do satélite Landsat. O objetivo é processar esses dados de forma a disponibilizar informações úteis para profissionais das áreas de climatologia e planejamento urbano, por meio de um dashboard acessível. Como resultado desse trabalho, a ferramenta possibilita a obtenção de índices de vegetação e urbanização para cada subprefeitura da cidade de São Paulo, além de fornecer dados sobre precipitação e ocorrências de alagamentos na região. Além disso, por meio desse dashboard, é possível visualizar gráficos dinâmicos que representam os dados meteorológicos da cidade de São Paulo e suas respectivas subprefeituras.- Detecção Automática de Motoristas Cansados(2023) Rameh, Guilherme; Pinto, Luiza Valezim Augusto; Barros, Raphael Lahiry C. M. de; Griner, Rodrigo NigriEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução, no modelo prova de conceito para a plataforma Jetson Nano da Nvidia que identifique se o motorista está cansado e proponha outras possíveis formas de mitigar os riscos de condução do motorista, como disparar alarmes ou outras formas de evitar que acidentes aconteçam. Para enfrentar o desafio da detecção de um motorista cansado, o projeto conta com o ferramental prático e computacionalmente integrado da Nvidia para o desenvolvimento de soluções com AI e DeepLearning otimizadas em GPU, como a própria plataforma Jetson Nano e os softwares DeepStream, TAO Toolkit e TensorRT. Os resultados deste projeto demonstram a viabilidade de um produto feito integralmente com ferramentas da Nvidia, assim como o desenvolvimento de um modelo customizado usando o TAO Toolkit, a criação de uma pipeline capaz de usar tal modelo pela DeepStream e identificam gargalos na parte de capacidade computacional da Jetson Nano.
- Rebalanceamento de investimentos de acordo com o budget de risco de cada portfólio(2023) Ades, Amanda; Vescovi, Eduardo Janes; Yamashita, Gabriel; Elias, Leonardo Fernandes FarahEste projeto tem como objetivo realizar um reequilíbrio da carteira de investimentos de um cliente com base em seu perfil de risco. Atualmente, o processo de alocação de ativos na Jera Capital é conduzido manualmente e segue um calendário preestabelecido. A empresa enfrenta o desafio de internalizar esse procedimento, tornando-o contínuo e adaptado às necessidades individuais de cada cliente. Para atingir esse objetivo, será desenvolvida uma plataforma que analisa a posição atual do cliente e dá início ao processo de transações necessário. O propósito é realinhar a carteira de investimentos de acordo com a alocação alvo, enquanto se mantém dentro dos limites de risco estabelecidos pelo cliente. A linguagem de programação escolhida para esse fim, é o Python dado a familiaridade do grupo com ela e a facilidade de uso da ferramenta e capacidade dela de resolver problemas complexos com rapidez.
- Sistema para Auxílio à Busca de Vagas de Estacionamento(2023) Rocha, Caio Emmanuel Soares; Valentim, Cicero Tiago Carneiro; Silva, Thalia LoiolaEste projeto tem como objetivo desenvolver uma prova de conceito de um sistema de auxílio à localização de vagas de estacionamento, em parceria com a empresa PrediPark. O projeto contempla as seguintes partes: plataforma a ser acessada pelos usuários; modelo de aprendizado de máquina para prever a disponibilidade de vagas de estacionamento em um dado local e instante de tempo futuro; sistema de coleta de dados de estacionamento em tempo-real. Para demonstrar a capacidade do projeto, e na ausência de volume suficiente de dados reais para demonstração, um simulador estatístico de ocupação de vagas foi construído. O projeto enquadra-se como uma prova de conceito e, portanto, se propõe apenas a validar a solução idealizada pelos participantes do projeto (PrediPark, equipe Insper) e permitir uma demonstração funcional para futuros clientes e parceiros da empresa.
- Sistema para localização e gerenciamento de equipamentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz(2023) Bicudo, Andresa Buchala de Campos; Esan, Nifemi Adetokunbo; Argondizo, Rafael Libertini; Malcervelli, Rafael Seicali; Nickel, Ryan ScottO Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma instituição filantrópica de 125 anos e muito renomada no país. Sua unidade principal possui aproximadamente 96.000 m2 e isto dificulta o transporte e o gerenciamento de diversos ativos hospitalares. São necessárias tecnologias auxiliares que ajudem os profissionais que trabalham nela a otimizarem suas tarefas e os atendimentos aos pacientes. Em Agosto de 2022 o time de Engenharia Clínica do hospital identificou internamente a dificuldade no gerenciamento da disponibilidade das cadeiras de rodas. Em conjunto com o Insper e a TAMU, iniciou-se um projeto de IoT (Internet of Things - em português: Internet das Coisas) que visava rastrear as cadeiras de rodas, monitorando sua localização em conjunto com a sua disponibilidade, e viabilizar estas informações para o time do hospital. De início, foi utilizada a metodologia de design thinking do diamante triplo e outras metodologias ágeis para organizar as tarefas do projeto. Para coletar as informações, foram utilizados: um módulo ESP32, que se comunicava via Wi-Fi para o broker MQTT que estava hospedado no servidor em nuvem da AWS, e um case, que seria acoplado à cadeira de rodas e que guardava a placa, as baterias e o switch, utilizado na indicação de disponibilidade para o sistema. Para apresentar o resultado, foi desenvolvido um dashboard utilizando a plataforma Node-RED, o qual seria atualizado em tempo real. Esta primeira versão do protótipo foi testada e validada, contudo, a fim de entender se o desenvolvimento em larga escala desta tecnologia fazia sentido, os tomadores de decisão do hospital trouxeram o seguinte questionamento: o problema que estamos solucionando realmente é um problema relevante? Em Fevereiro de 2023, o segundo time do Insper, que daria continuidade ao projeto em conjunto com o time da TAMU, partiu desta dúvida para reanalisar os diversos problemas que poderiam ser resolvidos com a solução proposta na etapa anterior e definir, em conjunto com os responsáveis do hospital, qual ativo hospitalar tem o problema com mais potencial para ser resolvido e se a solução já existente de rastreamento será a ideal para solucioná-lo, ou se deve ser adaptada. O equipamento a ser rastreado nesse projeto é o SEQUEL (compressor pneumático intermitente), por conta de sua alta circulação e centralização no centro cirúrgico, local este que apresenta a maior concentração de receita do hospital. A escolha do SEQUEL foi feita com extensa pesquisa junto ao hospital, equipe de assistência e equipe de inovação. A conclusão deste projeto viu a adaptação bem-sucedida de ambos os componentes de hardware e software para acomodar o novo equipamento, o SEQUEL. Isso foi alcançado por meio de uma série de entrevistas e discussões destinadas a maximizar o potencial impacto financeiro e operacional do sistema de rastreamento. O feedback coletado da equipe de assistência e da unidade de inovação do HAOC provou ser inestimável neste processo, orientando os ajustes necessários no hardware ESP32, no broker MQTT e no painel Node-RED. Os resultados desses ajustes foram promissores. O sistema de rastreamento demonstrou sua funcionalidade e confiabilidade em um ambiente hospitalar real, rastreando ativamente a localização do equipamento SEQUEL. Esta operação bem-sucedida é um testemunho do potencial do sistema para melhorar a eficiência das operações hospitalares e aprimorar a gestão de equipamentos críticos.
- Smart E-Bikes: Proposal for a Remote Authentication and Bicycle Disabling Solution(2023) Costa, André; Fonseca, Antônio; Venturi, MatheusO projeto pautou-se na realização do desenvolvimento de uma placa de controle para bicicletas elétricas, substituindo um componente de sistema fechado, por um modelo proprietário e customizável da E-Moving. O projeto visou agregar valor através da conectividade introduzida e iniciando o processo de independência tecnológica para inovação. Desenvolvida por estudantes do Insper (São Paulo, Brasil) e da Texas A&M (Texas, Estados Unidos), a placa passa a depender de conexões periódicas com os servidores da companhia para continuar em funcionamento, criando um curto circuito no motor e dificultando seu giro em caso de inadimplência do cliente. A comunicação entre a placa e o servidor é feita com o intermédio do celular do usuário via Bluetooth. A primeira fase focou em sensores de freio e pedal e o mecanismo segurança de desativação. A placa foi implementada com um microchip da linha STM32, e utilizando FreeRTOS como framework de desenvolvimento, com diferentes tasks para: a leitura dos sensores através dos periféricos; comunicação UART via Bluetooth; e processamento dos inputs e acionamento ou bloqueio do motor. O dispositivo de incapacitação foi desenvolvido com a utilização de relés, podendo chavear os conectores do motor entre a saída do controlador ou o estado de curto circuito entre as três fases. Foi alcançado o objetivo de transpor os sistemas essenciais para a nova plataforma e o implementar o sistema de bloqueio, além do desenvolvimento de uma base técnica que possibilita e facilita as novas inovações desejadas pela E-Moving. O próximo passo inclui o desenvolvimento de um aplicativo de celular dedicado para gerenciar eficientemente as assinaturas e a conclusão da placa de controle. Essa iniciativa representa um avanço significativo para o futuro integrado e conectado do transporte urbano.
- Análise da viabilidade da implantação de AGV para movimentação de peças sob perspectiva operacional e financeira(2023) Tofetti, Ana Carolina Pela; Ladeira, Camila Buzin; Façanha, Gabriel Huerta; Groberman, Thais SztamfaterA Maxion é a maior indústria de componentes estruturais das Américas. Uma de suas linhas de montagem de chassis, estudada nesse projeto, é composta por dez células de solda robotizadas, sendo algumas delas abastecidas por operadores por meio de carros de impulso manual. A empresa procura avaliar alternativas para aprimoramento da operação de movimentação de materiais, que possibilitem redução de riscos na execução dessa tarefa e modernização do complexo. Esse trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de um Automated Guided Vehicle (AGV), comparando seu desempenho com o da atual operação. Para isso, foi utilizada uma simulação por eventos discretos, compondo alguns cenários possíveis de produção e analisando seus indicadores de produção. Além disso, foi conduzida uma análise de viabilidade econômica, a fim de aprofundar a decisão da instalação da nova tecnologia. A análise de cenários demonstrou que essa tecnologia traz vantagens para a linha, ao passo que os indicadores de produção trazem uma perspectiva de redução do estoque. Adicionalmente, o AGV atende outros benefícios relacionados às preocupações iniciais da empresa. A análise financeira resultou em um investimento inicial e custos de manutenção anuais altos. Avaliando a influência dos resultados encontrados, foi possível concluir que as vantagens apresentadas pela instalação do AGV justificam seu investimento.