Graduações em Engenharias

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Computação em alta performance para veículo autônomo
    (2022) Fuziy, Antonio Vieira; Ortiz Neto, Edgard; Yamashiro, Eiki Luis; Souza, Lucca Nazari da Silva e
    O projeto tem como objetivo desenvolver um ‘Minimum Viable Product’ (MVP) de um robô autônomo capaz de seguir trilhas e caminhos de trânsito entendendo a sinalização brasileira e integrando tecnologias da Nvidia, cliente do projeto. O desenvolvimento e disponibilidade de hardwares heterogêneos evolui em paralelo com com um tema em alta na última década: direção de veículos autônomos [1]. Para permitir a prototipação de soluções com GPU para veículos autônomos a Nvidia criou o JetBot [2], um Kit de Desenvolvimento de robôs móveis, com uma plataforma bem estruturada e documentada baseada no hardware da Jetson Nano. Este projeto, desenvolvido pela parceria entre Insper e a Nvidia, integra os softwares e hardwares da empresa, com modelos de Inteligência Artificial, Redes Neurais Convolucionais e Visão Computacional, para a total autonomia da locomoção do JetBot com uma base de fácil adaptação para a legislação e sinalização de trânsito brasileiras. Os objetivos do projeto são utilizar de forma eficiente os recursos e softwares da Nvidia na programação de um veículo autônomo que funcionará em ambiente prototipado em laboratório e gerar documentação de boa qualidade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Sistema de marcação a mercado para trading de café
    (2022) Abrantes, Eric Fernando Otofuji; Thomé, Henrique Rizkallah; Paiva Neto, José Hélio; David, Thiago Lopes
    Este projeto teve por objetivo desenvolver um protótipo em software para o cálculo de valor financeiro dos estoques, dos contratos de compra e de venda, e das operações de hedge de café e de câmbio da Mitsui & Co. Coffee Trading Brazil. Hoje, esses cálculos são consolidados pela controladora da companhia em um processo manual em planilhas de Excel. Este processo interno é um fator de risco para a operação e para a estratégia da companhia. O risco operacional é o gasto de tempo para consolidar a posição financeira da companhia. O risco estratégico é a concentração de parte importante do núcleo do negócio em trabalhos manuais, sujeito a erros, e pela propriedade intelectual dependente de poucas pessoas-chave. Os resultados do protótipo foram validados pela controladoria da companhia, resultando em cálculos corretos. O processo antes demorava mais de três horas para ser realizado de forma manual no Excel, mas o sistema permite o cálculo de MtM em cerca de 15 minutos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Ferramenta de análise quantitativa para o gerenciamento sistemático de patrimônio.
    (2022) Miguel, Marcelo Cesário; Piacentini, Marco Moliterno Pena; Pegorer, Thiago Maitan; Cavalcanti, Victor Vergara Arcoverde de Albuquerque
    O mercado de capitais brasileiro tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos, atraindo muitos investidores pessoas físicas sem experiência e conhecimento de mercado. Como investimentos em bolsa de valores possuem riscos específicos, é necessário analisar o ativo a ser investido para que se entenda o risco atrelado a esse investimento e assim concluir se o risco compensa o retorno esperado. Dado que a maioria dos investidores que adentraram na bolsa nos últimos anos não possuem conhecimento para realizar uma tese de investimento, este projeto tem como objetivo criar uma plataforma web de recomendação para alocação de patrimônio. Nesta plataforma, o usuário tem seu perfil de investimento identificado e em seguida o algoritmo de seleção de ativos cria um portfólio de investimento contendo ativos que possuem uma relação de risco x retorno condizente com o perfil de investimento do usuário.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Garra robótica para manipulação de envases em linhas flexíveis
    (2022) Marti, Breno Pereira; Ruiz, João Pedro Chacon; Laranjeira, José Antônio Bechara Castro; Martins, Júlia Ribeiro
    Algumas linhas de produção da Ambev fazem a reutilização de garrafas retornáveis, nas quais o processo de desencaixotamento sofre de problemas como a baixa flexibilidade, quando se trata dos diferentes formatos de garrafas produzidas pela empresa, e o tempo perdido com paradas e manutenção. Frente a este potencial de melhoria, o objetivo do projeto foi analisar esta operação automatizada de desencaixotamento das garrafas retornáveis em uma planta industrial específica da Ambev e propor uma solução de troca rápida de componentes localizados na garra de um robô que torne o processo mais flexível e de mais fácil manutenção. Para tanto, foi utilizado o PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos) baseado na metodologia de Pahl & Beitz (2013), com foco nas estratégias de pré-desenvolvimento e desenvolvimento de produto, em conjunto com diversos conceitos da metodologia SMED (Single Minute Exchenge of Die), que serviu como contribuição na redução do tempo de troca de equipamento. Era esperado que o resultado fosse um protótipo funcional de mecanismo de troca rápida que diminuísse o tempo de setup da máquina, reduzindo o tempo no qual a linha ficaria estagnada em, no mínimo 90%, com uma validação de conceito que permitisse a aplicação deste para a linha de produção atual. O objetivo foi cumprido, sendo proposta uma solução e construído um protótipo funcional que validou as funcionalidades necessárias a superou a meta de redução de tempo de linha parada. Ademais, foram levantadas as sugestões de melhoria para futuros trabalhos e para a possível implementação na linha de produção.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Implementação de controle de um aerogerador e lógica de desligamento para o caso de pitch actuator stuck
    (2022) Cintra, Diogo Nobre de Araújo; Lopes, Jonas da Silva; Vianna, Rodrigo Ignacio Steffens de Villemor
    O presente trabalho trouxe toda a modelagem teórica e o desenvolvimento de um controlador básico para um aerogerador, o qual invariavelmente opera entre duas malhas de controle, sendo elas a do torque do gerador e do controle do ângulo de pitch. Após o desenvolvimento deste controlador, o mesmo foi submetido a um processo de validação com o objetivo de verificar sua semelhança com o atual controlador utilizado pela WEG. Além do controlador básico, este projeto elaborou duas rotinas de desligamento do aerogerador para o caso de pitch actuator stuck, sendo que a primeira rotina dependia de mais parâmetros do que a segunda. Seu desempenho foi avaliado apenas para uma entrada de vento do tipo rampa e sem turbulência. Já a segunda abordagem, teve como objetivo principal o aperfeiçoamento da primeira, tornando-a mais generalizada e considerando todo um procedimento criterioso de validação. Por fim, foi utilizada a norma IEC61400-1 para a validação da segunda rotina de desligamento, a qual foi sujeita a ventos turbulentos e com velocidades médias de 10m/s a 20m/s com um passo de 2m/s. Os resultados das simulações mostraram uma redução significativa nos carregamentos sofridos pelo aerogerador, com um destaque para a carga alvo YawBrMzp, que foi reduzida em 21% quando avaliado o pior cenário da atual rotina da WEG com a rotina desenvolvida no presente trabalho.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Reconstrução de ambientes físicos em tempo real para mundo digitais
    (2022) Tavernaro, André Vital; Marti, Henrique Mualem; Almeida, João Guilherme; Sant’Ana, Matheus Freitas
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Detecção de Bugs em Modelos de Machine Learning
    (2022) Santos, Giovanni Cardoso Pertence dos; Andrade, João Pedro Gianfaldoni de; Silva, William Augusto Reis da
    Modelos de Machine Learning em produção muitas vezes apresentam comportamentos inesperados, que não foram detectados durante as etapas de treino, teste e validação, ao serem expostos a dados do mundo real. Esses comportamentos inesperados, ou “bugs” do modelo, ocorrem por diferentes motivos, como o não cumprimento de regras de negócio, dados de treino rotulados incorretamente e generalizações errôneas do próprio modelo. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma biblioteca de Machine Learning explainability, open source, na linguagem de programação Python, que seja capaz de realizar diagnósticos e produzir relatórios que identifiquem esses bugs e comportamentos inesperados, permitindo assim que o cliente IFOOD, ou qualquer outro usuário da biblioteca, os corrija. Essa biblioteca poderá ser utilizada em modelos de classificação binária, na forma de “caixa-preta”, que foram treinados com dados tabulares.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Bancada de testes para óleo lubrificante aditivado com grafeno: caso baseado em caixa de transmissão de turbina eólica
    (2022) Lopes, André Luís Silva; Stern, Beni Murahovschi; Rangel Júnior, Edivaldo José Ciryllo; Santos, João Pedro Varella Ribeiro
    Este projeto teve como objetivo a construção de uma bancada de testes para óleos lubrificantes baseado num sistema de transmissão de turbina eólica, bem como possibilitar uma análise quantitativa e qualitativa da influência de diferentes lubrificantes no atrito do sistema. Para isso, foi necessário estudar o funcionamento de turbinas eólicas e dimensionar um sistema de transmissão em que as relações de transmissão de assemelhassem ao caso estudado. Para o sistema de medição, utilizou-se um volante de inércia a fim de medir a desaceleração do sistema após a aplicação de uma potência inicial que possibilitará a aferição da rotação com o uso de um tacômetro. Com isso, o projeto possibilitou a validação da caixa, seu funcionamento conforme a relação de transmissão definida, o sistema de medição além da realização de diversos testes para comparar o desempenho de diferentes óleos e aditivos. Nesse estudo, foram realizados testes entre óleos de viscosidades semelhantes, a fim de verificar a sensibilidade do sistema, variação de volume entre o mesmo óleo, além da análise de óleos aditivados, com grafeno e dissulfeto de molibdênio. Com a bancada fabricada e o método de teste proposto, será possível, em trabalhos futuros, estudar a viabilidade técnica e efeitos do uso de diferentes aditivos para lubrificantes de sistemas de transmissão de turbinas eólicas com enfoque no grafeno. Além disso, a bancada entregue serve como um protótipo inicial e apresenta grande potencial de melhorias a fim de permitir análises mais densas do caso estudado.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimizador Logístico e Tributário
    (2022) Andrade Neto, Abel Cavalcante de; Bueno, João Luiz Leão; Caran, Pedro Braga
    Esse projeto tem como foco o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar custos tributários em um sistema de otimização de distribuição de produtos, com o objetivo de investigar os desafios de sua implantação em uma malha logística da Braskem, atual cliente da Exed Consulting. Ferramentas fornecidas pelo SAP Integrated Business Planning (IBP), que possui os meios necessários para auxiliar neste projeto em termos de logística, e a ferramenta tributária desenvolvida pela Systax, foram utilizadas nesse estudo. A análise demonstrou que, embora o sistema SAP IBP e a ferramenta Systax, usados de forma paralela, são fundamentais para a gestão logística da empresa, o desenvolvimento de um algoritmo capaz de integrar as funcionalidades das ferramentas, como os custos tributários envolvidos, tem o potencial de minimizar os custos relacionados as operações. Através da implementação do algoritmo desenvolvido em uma malha simplificada, foi possível observar uma economia de 6,13% nos custos. Pode-se concluir, portanto, que o desenvolvimento de ferramentas e sistemas integrados é essencial para a otimização.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Otimização do Controle de Pasteurização de Cerveja
    (2022) Saporiti, Antonio; Dratwa, Freddy; Amaral, Matheus
    A Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo, apresenta em sua linha de produção de cervejas algumas oportunidades para melhorias. Um dos processos durante a produção de cervejas é a pasteurização, onde elas têm sua temperatura elevada por um período com o propósito de eliminar microrganismos e, por consequência, aumentar o tempo de prateleira do produto. Eventualmente, paradas na linha podem ocorrer, fazendo com que recipientes fiquem congestionados na máquina de pasteurização. Durante esse congestionamento, nem todas as latas conseguem agregar a Unidade de Pasteurização (UP) mínima requerida no processo (8 UP). Essa medida (UP) é utilizada para avaliar a “quantidade de pasteurização” acumulada por uma lata, dado uma temperatura e um tempo de exposição a essa temperatura. Dessa forma, a máquina realiza uma parada adicional (parada de correção de UP), para que as latas subpasteurizadas, produtos possivelmente patógenos, agreguem as 8 UP. Contudo, as latas que já haviam agregado a quantidade necessária durante a parada, irão acumular mais UP, acarretando uma eventual sobrepasteurização acima do limite máximo permitido (12 UP). O objetivo deste projeto é otimizar o funcionamento da máquina no processo de pasteurização da cerveja, de modo que a bebida, ao finalizar este processo, esteja próxima ao limite inferior da faixa de UP aceita para não ser descartada (8 a 12 UP). Assim sendo, se garante o tempo de validade e a qualidade do produto, bem como a produtividade da linha de fabricação de cerveja se mantém saudável, uma vez que o processo de pasteurização é um dos processos mais lentos da linha, tornando-se um dos pontos críticos da produção. Para atingir tal objetivo, foi desenvolvido um simulador do controle atual dos setpoints de temperatura da máquina de pasteurização em linguagem Python, que englobam também o tempo de exposição das latas em diferentes temperaturas enquanto a produção está parada. A simulação do controle proposta é capaz de sugerir novos tempos de exposição, com o intuito de acumular UP ideal durante a ocorrência de uma parada na linha de produção, além de garantir uma transição para o estado de funcionamento normal da máquina, de forma que não afete a UP final da cerveja. Para tanto, foi comparada a média, desvio padrão e percentual fora de faixa (abaixo de 8 ou acima de 12 UP) atuais, calculados a partir de dados coletados pela empresa, das medições de UP nos recipientes no final da pasteurização com a média e desvio padrão dos recipientes simulados no software proposto. De posse dos resultados dos indicadores de performance, concluiu-se que o objetivo do projeto de otimizar o controle durante as paradas foi atingido, uma vez que os indicadores quantitativos resultaram em valores alinhados às expectativas da empresa parceira
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Augmented reality system as an auxiliary method in oncological neurosurgery based on an anatomical model
    (2022) Freitas, Ana Clara Carneiro de; Silva, Beatriz Muniz de Castro e; Bernardino, Beatriz Rianho; Boriero, Gabriela Moreno
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da direção do vento no anemômetro de uma turbina eólica por meio da simulação em CFD
    (2022) Borges, Christiano Ayres de Carvalho; Castro, Daniel do Carmo Granja de; Quintino, Ester dos Santos; Tabacinik, Felipe Aron Nudelman
    Este projeto tem como objetivo analisar de forma numérica a direção do vento nos dois anemômetros da turbina eólica 4.2 da WEG para otimização do posicionamento da nacele (ângulo de yaw). O propósito é aumentar a captura de energia do vento pelas turbinas eólicas até a velocidade nominal pela correção da leitura feita pelos anemômetros. Para que isso ocorra, será necessário o uso do software STAR-CCM+ para realizar as simulações em Computational Fluid Dynamics (CFD).
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelo preditivo de vagas de estacionamento público e o impacto na emissão de CO2
    (2022) Sanches, Bruno Vieira; Silva, Davi Dom Bosco; Santos, Lucas Nicascio dos; Reis, Marcelo Lisboa de Castro
    O maior desafio que a humanidade enfrenta hoje é alcançar a contenção do aumento da temperatura média global, idealmente abaixo de 1,5ºC. Há consenso na comunidade científica de que nos próximos anos as emissões de CO2, um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento do planeta, precisam diminuir radicalmente. A magnitude do desafio requer consequentemente um conjunto de intervenções em diferentes escalas para diminuir tais emissões. Este projeto busca minimizar as emissões geradas pelo uso de veículos a combustão durante a procura de vagas para estacionar. Em ruas movimentadas, essa procura é responsável por um aumento de 34% no tráfego[1], que, por sua vez, intensificam o aumento das emissões de CO2. Extrapolando a problemática das emissões de gases do efeito estufa, atuar sobre a otimização do tempo de busca por vaga de estacionamento tem também impactos na logística urbana e bem-estar do motorista, fatores que tornam ainda mais relevante a abordagem do tema. Olhando-se para a perspectiva das cidades, o projeto visa servir como ferramenta de intervenção de políticas públicas, uma vez que é capaz de contribuir na mitigação de vários problemas de logística urbana, desde a poluição sonora até a redução de custos logísticos que impactam toda a cadeia econômica municipal. Quanto ao âmbito do indivíduo, a utilização do modelo colabora com sua saúde socioemocional, ao reduzir níveis de estresse e ansiedade causados pelo processo de busca por estacionamentos; e também com sua saúde física, ao contribuir com a redução das emissões de partículas suspensas, e consequentemente, melhorar a qualidade do ar. Por fim, o indivíduo é diretamente impactado pela redução do tempo que é diariamente desperdiçado no processo de busca por vagas. Propõe-se então um modelo preditivo para antecipar a disponibilidade de vagas numa determinada região, gerando assim uma diminuição do tempo dessa busca, e consequentemente, redução das emissões decorrentes do processo de estacionamento. O modelo considera a atratividade da região, o número total de vagas disponíveis, o número de carros competindo pelo espaço, período do dia e o tempo que o carro permanece estacionado. Pretende-se, desse modo, estimar a diminuição nas emissões de CO2 comparando, ceteris paribus, emissões produzidas na busca de vagas sem a utilização do modelo proposto. Espera-se que ao final do projeto, a modelagem desenvolvida sirva de insumo para aplicação prática em contextos urbanos, otimizando a busca por estacionamentos, reduzindo assim o 6 tempo médio de busca, como resultado, reduzindo o volume de gás carbônico emitido no perímetro.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Reconhecimento e Extração de Marcas em Vídeos de Partidas de Futebol
    (2022) Cruz, Jose Fernando de Melo; Noal, Gabriel; Meirelles, João Pedro Montefeltro Junqueira
    A área de marketing em eventos esportivos recebe em investimentos altíssimos, porém os meios usados para garantir entrega do contrato dependem de uma pessoa assistindo ao jogo e anotar os dados em um papel ou tabela, e mesmo assim ainda são dados rudimentares e com possíveis erros humanos, e isso apenas para propagandas na tela de emissoras, e sobre as marcas expostas no campo, ninguém faz esse trabalho. Este projeto tem como objetivo desenvolver um SaaS (Software as a Service) para auxiliar na análise de investimento em eventos esportivos, usando visão computacional para identificá-las e extrair métricas como localização na tela, tempo de exposição e área ocupada. Para isso, utilizando-se da biblioteca de visão computacional OpenCV, tem-se acesso ao algoritmo SIFT (scale-invariant feature transform) para identificação de pontos interessantes chamados features, que são usadas para comparar 2 imagens e achar similaridades, e esse software disponível na nuvem através de uma API. Assim conseguimos tirar métricas como o tempo de exposição, proporção da tela ocupou, auxiliando assim ao time que usar a ferramenta com mais dados para tomada de decisões.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Criação de um aplicativo mobile para exibição de portfólios de investimento (Neorisk)
    (2021) Mendes, Iago Rainha; Garcia, Juan Jorge; Moura, Victor Laperuta de
    A Neorisk é uma startup cuja missão é simplificar o mercado financeiro com uma solução que possibilita o controle e visualização dos dados em tempo real. A interface web da empresa permite que cada usuário customize suas tabelas da maneira que preferir, para tornar sua visualização mais fácil, adaptável e intuitiva, sem passar horas programando planilhas em outras ferramentas existentes. A precisão e confiabilidade dos dados entregues é muito importante para garantir que seus clientes possam fazer suas análises de mercado. Considerando a relevância e quantidade de tempo que esses usuários utilizam para as observações, todo instante é crucial para o lucro ou perda de dinheiro. Isso faz com que profissionais do mercado necessitem de acesso a esses dados durante o horário comercial inteiro, tornando-os sujeitos a passarem o dia em seus computadores, para não perder nada. O objetivo do projeto foi desenvolver um aplicativo de celular que entregasse essas mesmas tabelas da interface web de uma maneira simples, intuitiva e que, ainda assim, permitisse essas análises precisas dos investimentos em tempo real, com o volume de dados necessários.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    MLOps - Transformando Teoria em Prática
    (2021) Olga, Arthur Quintella de Mello; Monteiro, Gabriel Lopes; Leite, Guilherme Peres; Lima, Vinicius Gomes de
    Este projeto tem como objetivo desenvolver um guia de implementação de MLOps. O termo MLOps refere-se ao conjunto de práticas e ferramentas para colaboração e comunicação entre cientistas de dados e profissionais de operações, além da automatização da transferência de modelos de aprendizado de máquina do ambiente de desenvolvimento para o de produção. Adicionalmente, tem-se por objetivo a construção de um pipeline funcional end-to-end como prova de conceito, em suporte ao guia de implementação. O guia tem em foco profissionais já familiares com conceitos de machine learning e operações e é composto por um tutorial prático que passa por todo o ciclo de desenvolvimento e deployment de modelos utilizando práticas de MLOps para aumentar sua automação, qualidade e reprodutibilidade. O ferramental utilizado no tutorial é baseado em produtos de machine learning da IBM combinado com outras ferramentas que possam contribuir com a execução de projetos de clientes que procuram melhorar seu ciclo de desenvolvimento através da aplicação da metodologia de MLOps.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Spatial Ambient Editor
    (2021) Rocha, Henry Furquim; Braga, Gustavo Beltrão; Braga, Pedro Luiz da Costa; Eller, Vitor Grando
    Um desafio em realidade aumentada sem marcadores é posicionar objetos virtuais relativos a um local físico de forma que esses objetos fiquem estáveis, na mesma posição absoluta e que depois também possam ser reposicionados de forma remota. Este projeto se insere nesse contexto, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite a edição remota de cenários de realidade aumentada referenciados em um espaço previamente digitalizado por uma Nuvem de Pontos. A edição de ambientes permite adicionar novos objetos virtuais em um contexto de espaço físico previamente escaneado, viabilizando uma nova experiência para o usuário que está interagindo em realidade aumentada. Para isso, foi desenvolvido um protótipo funcional de aplicação mobile que permite a visualização dos ambientes editados em Realidade Aumentada em smartphones genéricos. Testes e simulações mostraram a viabilidade da solução proposta apresentando precisão. Um modelo de negócios unindo as ferramentas criadas foi criado, explorando possibilidades de negócio da solução.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Biópsia de câncer de mama guiada por tomografia
    (2021) Apparecido, João Guilherme Coelho; Maluli, Milena; Lopes, Pedro Henrique Greco; Maciel, Pedro Isidoro Nery Antunes
    O câncer de mama feminino é o segundo câncer com maior incidência no mundo, atingindo 2,1 milhões de mulheres sendo que, em 2020, 29,7% dos novos casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil acometeram sua(s) mama(s) - (INCA, 2019). A verificação de alguns indicadores estatísticos sobre a incidência de câncer feminino no Brasil, norteou o desenvolvimento em parceria com o Hospital A.C. Camargo Cancer Center, de um método para realização de biópsia mamária guiada por equipamento de imagem, que agregasse acessibilidade e eficiência ao procedimento. A iniciativa consiste no desenvolvimento de um suporte para a paciente e sua(s) mama(s), junto a um sistema de posicionamento da agulha para biópsia de lesões na região, guiada por tomografia. A partir de pesquisa qualitativa, levantamento de dados bibliográficos, documentais e de campo, em fontes primárias e secundárias sobre o câncer de mama feminino no Brasil e os procedimentos disponíveis para diagnosticá-lo, evoluiu-se para o escopo do projeto. Foi desenvolvido um protótipo conceitual fabricado por uma empresa terceira e testado no Hospital A.C. Camargo Cancer Center. Os testes permitiram a aprovação do protótipo realizado de acordo com os requisitos de projeto, e incentivaram o desenvolvimento de um protótipo conceitual 2 com algumas melhorias principalmente ergonômicas. Atualmente, este protótipo está em fabricação.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Solução de Edge Computing embarcada para melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência visual
    (2021) Caruso, Gabriela Iannini; Telho, Pedro Paulo Mendonça; Fontes, Pedro Vero; Almada, Rafael Alves de Mello
    O projeto tem como objetivo desenvolver um Minimum Viable Product (MVP) de um software para o dispositivo embarcado móvel VMobi. Criado pelo cliente Prof. Dr. Kamal Sarkar e seus alunos da Universidade do Texas: Rio Grande Valley (UTRGV), o produto tem como intuito solucionar o problema de mobilidade de pessoas cegas, ou que possuem alguma deficiência visual severa, através de visão computacional e interface de usuário via áudio. Alguns critérios foram definidos pelo cliente desde o início do desenvolvimento, como: obter reconhecimento de objetos a uma taxa acima de 10 frames por segundo (FPS), custar até 1000 dólares para a produção do protótipo completo, pesar menos que 1,81 kg e permitir incluir novas categorias de objetos a serem reconhecidos (o que neste projeto foi feito com a técnica de transfer learning). O software final foi desenvolvido na linguagem de programação Python em uma Raspberry Pi 4 contando com uma Tensor Processing Unit (TPU) para aceleração do hardware. Além de alcançar as expectativas e os critérios definidos pelo cliente para o protótipo a ser executado de forma wearable, foi implementado um modelo de detecção de textos e disponibilizado ao cliente um jupyter notebook para geração de novos modelos de redes neurais que reconhecem diferentes categorias de objetos através de transfer learning.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Satellite Sensor Imagery for Agriculture Full Stack Application
    (2021) Costa, Bruno Arruda Camargo Paulino; Aliperti, Guilherme Silvarolli; Ehrhardt, Jorge Augusto von Bismark; Vaz, Lucas Tarraf
    A Traive Finance é uma fintech que atua no setor de crédito agrônomo, facilitando empréstimos para a indústria agrícola, oferecendo a agricultores e credores soluções financeiras inovadoras e acesso a empréstimos de mercado. A empresa tem como objetivo preencher a lacuna financeira para os pequenos e médios fazendeiros, para que eles tenham um acesso mais justo e oportuno aos recursos financeiros de que precisam para prosperar. Assim surge a proposta do projeto que é uma aplicação fullstack que visa facilitar a obtenção e análise de imagens de satélite das fazendas clientes, tornando mais acessível o crédito a esses fazendeiros. O satélite escolhido foi o Sentinel, por conta de sua frequência de fotos alta de 5 dias, grande resolução de 10 m por pixel e por disponibilizar as imagens gratuitamente. Essas imagens são devidamente processadas, com a extração de índices úteis para a análise das fazendas, e armazenadas para ficarem disponíveis ao acesso através de uma aplicação web feita em ReactJS.