Prova de conceito de um chatbot em WhatsApp para atendimento ao cliente
N/D
Autores
Paula, Caio Ribeiro de
Campos, Enzo Quental Vieira de
Leventhal, Rafael Coca
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2024
Resumo
O objetivo deste projeto é desenvolver uma prova de conceito para um chatbot (chat
robot) de atendimento ao cliente no WhatsApp, aplicando metodologias ágeis. Durante o
processo, utilizaram-se princípios de design thinking para identificar e ter uma visão mais
refinada das necessidades da empresa, com um foco especial em melhorar a experiência
do usuário. Foi empregada a metodologia 5W2H para garantir um planejamento
detalhado e estruturado das atividades, complementando as práticas ágeis e
proporcionando clareza em cada etapa do projeto. O alinhamento entre requisitos técnicos
e objetivos empresariais foi alcançado através de contato frequente com a Syngenta. Com
base nesse entendimento, foi implementado um sistema que oferece uma interface
alternativa de chat para os clientes da empresa, funcionando como um CRM, para sanar
dúvidas frequentes sobre os programas de relacionamento oferecidos pela empresa. Para
isso, foi utilizado um modelo de linguagem grande (LLM) para melhorar a precisão e a
eficiência no atendimento automático.
The objective of this project is to develop a proof of concept for a customer service chatbot on WhatsApp, applying agile methodologies. Throughout the process, design thinking principles were utilized to gain a refined understanding of the company's needs, with a special focus on enhancing the user experience. The 5W2H methodology was employed to ensure detailed and structured planning of activities, complementing agile practices and providing clarity at each stage of the project. Alignment between technical requirements and business objectives was achieved through frequent contact with Syngenta. Based on this understanding, a system was implemented that offers an alternative chat interface for the company's customers, functioning as a CRM, to address common questions about the company’s loyalty programs. For this, a large language model (LLM) was used to improve the accuracy and efficiency of automated support.
The objective of this project is to develop a proof of concept for a customer service chatbot on WhatsApp, applying agile methodologies. Throughout the process, design thinking principles were utilized to gain a refined understanding of the company's needs, with a special focus on enhancing the user experience. The 5W2H methodology was employed to ensure detailed and structured planning of activities, complementing agile practices and providing clarity at each stage of the project. Alignment between technical requirements and business objectives was achieved through frequent contact with Syngenta. Based on this understanding, a system was implemented that offers an alternative chat interface for the company's customers, functioning as a CRM, to address common questions about the company’s loyalty programs. For this, a large language model (LLM) was used to improve the accuracy and efficiency of automated support.
Palavras-chave
Interação com o usuário; design thinking; LLM; recuperação de informação; user interaction; information retrieval
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Projeto realizado para a empresa Syngenta Seeds - Mentores na empresa: João Maia, Matheus Amado e Tainá Alves
Área do Conhecimento CNPQ
ENGENHARIAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO