Graduações em Engenharias e Ciência da Computação

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    Sistema para localização e gerenciamento de equipamentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    (2023) Bicudo, Andresa Buchala de Campos; Esan, Nifemi Adetokunbo; Argondizo, Rafael Libertini; Malcervelli, Rafael Seicali; Nickel, Ryan Scott
    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma instituição filantrópica de 125 anos e muito renomada no país. Sua unidade principal possui aproximadamente 96.000 m2 e isto dificulta o transporte e o gerenciamento de diversos ativos hospitalares. São necessárias tecnologias auxiliares que ajudem os profissionais que trabalham nela a otimizarem suas tarefas e os atendimentos aos pacientes. Em Agosto de 2022 o time de Engenharia Clínica do hospital identificou internamente a dificuldade no gerenciamento da disponibilidade das cadeiras de rodas. Em conjunto com o Insper e a TAMU, iniciou-se um projeto de IoT (Internet of Things - em português: Internet das Coisas) que visava rastrear as cadeiras de rodas, monitorando sua localização em conjunto com a sua disponibilidade, e viabilizar estas informações para o time do hospital. De início, foi utilizada a metodologia de design thinking do diamante triplo e outras metodologias ágeis para organizar as tarefas do projeto. Para coletar as informações, foram utilizados: um módulo ESP32, que se comunicava via Wi-Fi para o broker MQTT que estava hospedado no servidor em nuvem da AWS, e um case, que seria acoplado à cadeira de rodas e que guardava a placa, as baterias e o switch, utilizado na indicação de disponibilidade para o sistema. Para apresentar o resultado, foi desenvolvido um dashboard utilizando a plataforma Node-RED, o qual seria atualizado em tempo real. Esta primeira versão do protótipo foi testada e validada, contudo, a fim de entender se o desenvolvimento em larga escala desta tecnologia fazia sentido, os tomadores de decisão do hospital trouxeram o seguinte questionamento: o problema que estamos solucionando realmente é um problema relevante? Em Fevereiro de 2023, o segundo time do Insper, que daria continuidade ao projeto em conjunto com o time da TAMU, partiu desta dúvida para reanalisar os diversos problemas que poderiam ser resolvidos com a solução proposta na etapa anterior e definir, em conjunto com os responsáveis do hospital, qual ativo hospitalar tem o problema com mais potencial para ser resolvido e se a solução já existente de rastreamento será a ideal para solucioná-lo, ou se deve ser adaptada. O equipamento a ser rastreado nesse projeto é o SEQUEL (compressor pneumático intermitente), por conta de sua alta circulação e centralização no centro cirúrgico, local este que apresenta a maior concentração de receita do hospital. A escolha do SEQUEL foi feita com extensa pesquisa junto ao hospital, equipe de assistência e equipe de inovação. A conclusão deste projeto viu a adaptação bem-sucedida de ambos os componentes de hardware e software para acomodar o novo equipamento, o SEQUEL. Isso foi alcançado por meio de uma série de entrevistas e discussões destinadas a maximizar o potencial impacto financeiro e operacional do sistema de rastreamento. O feedback coletado da equipe de assistência e da unidade de inovação do HAOC provou ser inestimável neste processo, orientando os ajustes necessários no hardware ESP32, no broker MQTT e no painel Node-RED. Os resultados desses ajustes foram promissores. O sistema de rastreamento demonstrou sua funcionalidade e confiabilidade em um ambiente hospitalar real, rastreando ativamente a localização do equipamento SEQUEL. Esta operação bem-sucedida é um testemunho do potencial do sistema para melhorar a eficiência das operações hospitalares e aprimorar a gestão de equipamentos críticos.