Programa Avançado em Gestão Pública

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A escassez de moradias adequadas no Brasil e a experiência do Programa Cheque Minha Casa no Estado do Maranhão
    (2022) Silva, Monique Martins da
    A falta de moradias adequadas para toda a população é um tema que permeia o debate público no Brasil há muitos anos. O objetivo central desse trabalho é analisar e compreender a profundidade desse problema no Brasil, bem como discutir o potencial do programa Cheque Minha Casa do Governo do Estado do Maranhão na solução desse problema. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar o contexto no qual a escassez de habitações adequadas no país se insere, a partir das análises de stakeholders e PESTEL, além de destacar possíveis soluções para o problema e detalhar o funcionamento do programa Cheque Minha Casa, de modo que seja possível compreender seu potencial frente ao tema abordado, destrinchando-o através da análise SWOT. Assim, esse estudo permitiu perceber que o Programa Cheque Minha Casa é sim uma alternativa viável para o problema elencado, no entanto, adequações ao contexto nacional são essenciais para que sua implementação seja possível a nível Brasil.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Formação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativos
    (2022) Francisco , João Luiz
    O objetivo principal deste estudo é identificar, a partir da observação de quatro encontros formativos, realizados por duas redes de ensino, se as formações continuadas oferecidas aos educadores possuem características de programas eficazes. Tal tema torna-se relevante uma vez que é desejável que se oferte aos professores das redes públicas de educação formações continuadas que adotem estratégias de ensino que sejam eficazes e tenham o potencial de melhorar a prática docente. Na esfera federal, são encontradas iniciativas como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Em relação aos estados, cada um desenvolve sua própria política pública para essa área. Os encontros formativos, objeto de estudo deste trabalho, foram observados com base em um formulário desenvolvido por Francisco (2022) que apresenta características de programas de formações continuadas eficazes. Como resultado, foi possível perceber que todas as formações assistidas possuem conteúdos atualizados. Já em relação as estratégias adotadas, constatou-se que todo o processo é muito centrado na atuação do formador. Também não se observou a presença de momentos estruturados para o compartilhamento de experiências e a análise de vídeos e/ou descrições escritas de situações de sala de aula. Quanto a gestão da formação, nenhuma foi iniciada com a apresentação dos seus objetivos. No entanto, as orientações dadas aos cursistas para a realização das atividades apresentaram-se claras, com espaço para que os cursistas sanassem suas dúvidas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira
    (2022) Fior, Gisele
    As competências comportamentais podem ser consideradas especialmente importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público. Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público, tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos e servidores públicos.