Mestrado Profissional em Economia

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  • Dissertação
    Modeling Inflation Dynamics in the United States and Brazil: A Study of Structural and Unrestricted Econometric Approaches
    (2024) Ferrazoli, Amabile
    This thesis consists of two essays examining inflation dynamics through econometric modeling, with distinct analyses of the United States and Brazil, particularly during and after the COVID-19 pandemic. The first essay analyzes inflation dynamics in the United States, benchmarking the Bernanke & Blanchard Structural Vector Autoregression with Exogenous Variables (SVAR-X) models against unrestricted Vector Autoregression (VAR-X) and modified SVAR frameworks. It specifically addresses the structural limitations highlighted by the Bernanke and Blanchard (2023, 2024) model, demonstrating that rigidity in standard model assumptions can obscure critical interactions among wage growth, price inflation, and inflation expectations. The findings indicate significant feedback loops and highlight how structural assumptions impact the perceived role of labor market dynamics, sectoral price shocks, and inflation expectations, especially under the unprecedented disruptions brought by the pandemic. The second essay adapts and expands the modeling approach to Brazil's unique economic conditions, incorporating explicit adjustments for inflation expectations within an inflation-targeting regime. This essay demonstrates how structural factors—such as indexation, policy volatility, and expectation deviations from targets—significantly influence inflation persistence in an emerging market. The empirical results highlight Brazil's greater sensitivity to supply-side shocks and the critical role of wage-setting mechanisms. Methodological refinements, including the explicit modeling of policy credibility and labor market tightness through novel indicators, provide nuanced insights into the limitations of standard developed markets oriented econometric approaches when applied to emerging economies.
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    Dissertação
    Determinants for private investments in road infrastructure in middle-income countries.
    (2020) Figueira, Mauro Motta
    Considerando a importância do investimento em infraestrutura para o desenvolvimento dos países de média renda e a grande diferença entre o investimento necessário a ser feito pelo setor privado e o investimento que tem sido realizado nestes países, a importância do segmento de rodovias para o setor de transportes, o objetivo desse estudo é identificar os fatores que aumentam investimentos privados em rodovias nos países de média renda. As perguntas de pesquisa foram elaboradas a partir da literatura e estruturadas considerando as dimensões qualidade das instituições, disponibilidade de financiamento, garantias governamentais, estabilidade macroeconômica e tamanho do mercado. A variável dependente foi total de investimentos em relação ao PIB. Os dados históricos demonstram que, em média, apenas 27% dos países de média renda investiram em rodovias no período 2006-2018. Devido ao grande número de países que não investiram, ficou claro que os investidores privados (i) decidem inicialmente se irão investir em um determinado país, e depois, (ii) o quanto irão investir. Portanto, o modelo de decisão em dois estágios de Heckman (Heckman, J., 1976 e Heckman, J., 1979) foi escolhido para as análises, de forma a reduzir o possível viés de seleção que poderia existir, devido à presença na amostra de uma grande quantidade de países que não investem. Ou seja, podem existir variáveis não observáveis que afetaram a decisão dos investidores de investir em determinados países, e essas mesmas variáveis não observáveis podem ter impactado a decisão do montante a ser investido em cada país. Os resultados demonstraram que a qualidade das instituições, medidas por Eficiência do Governo, Qualidade Regulatória, Cumprimento das Leis e Controle da Corrupção foram significativas para a decisão do investidor privado. Para cada 1 p.p. de aumento na qualidade das instituições, a probabilidade de que ocorresse investimento em um país aumentou, em média, 1,15 p.p.. Nos países onde houve investimentos, o fator significativo para o aumento do investimento foi a fluxo financeiro com as instituições multilaterais em relação ao % do PIB. Para cada aumento de 1 p.p. no fluxo financeiro com as multilaterais houve um aumento médio de 1,19 p.p. no valor dos investimentos em relação ao PIB. Estabilidade macroeconômica, garantias do governo e tamanho do mercado não foram fatores significativos para as decisões dos investidores privados. Uma possível razão pode ser porque as parcerias público-privadas possuem estruturas financeiras e jurídicas sofisticadas para mitigar os riscos legal e de mercado para os investidores, de forma que após decidirem investir em um país (devido à qualidade de suas instituições) os investidores privados confiam nesses instrumentos contratuais. Outro motivo pode ser que a participação de instituições multilaterais reduz os riscos de quebra de contrato e expropriação para os investidores privados. O estudo contribui para a literatura de duas formas. Primeiro, ele quantifica a importância desses fatores para o investimento privado em rodovias em países de média renda, e segundo, ele utiliza o modelo de decisão em dois estágios de Heckman, evitando resultados que poderiam ser enviesados devido à grande quantidade de países onde não houve investimento. Estudos anteriores foram concentrados em outros segmentos de infraestrutura (ou transporte no geral), em outras regiões e utilizaram outros modelos. Os resultados do estudo também poderão auxiliar investidores privados, instituições multilaterais e autoridades governamentais na priorização e discussão de temas relevantes para o aumento do investimento privado em rodovias.