Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Competition in context-dependent demand settings
    (2016) Braz, Guilherme Ude
    Os efeitos de similaridade e atração são vieses cognitivos que distanciam o comportamento humano dos modelos de escolha mais tradicionais na teoria microeconômica. O efeito de similaridade consiste no fato de que quão mais próximas forem diferentes opções, maior a probabilidade destas opções capturarem share umas das outras. O efeito de atração faz com que bens inferiores, porém similares, aumentem a probabilidade de escolha do produto superior a eles. Neste trabalho, apresentamos modelos de escolha discreta que acomodam ambos os vieses. Os modelos de escolha que propomos são baseados na attribute rule, um modelo que desmembra cada opção em diferentes atributos. Também modelamos o impacto destes dois vieses na competição entre firmas e verificamos se nossos resultados teóricos são compatíveis com o comportamento das firmas no mercado brasileiro de aluguel de carros. Nossos resultados indicam que firmas que lidam com o efeito de similaridade têm incentivos para escolher portfólios menores que os portfolios que seriam escolhidos caso o efeito não existisse. Adicionalmente, encontramos indicativos de que firmas rivais têm incentivos para oferecer produtos inferiores quando o efeito de atração influencia seus consumidores. Também encontramos evidências de que as locadoras de veículos no Brasil levam os dois vieses cognitivos em consideração quando estão desenhando seu portfólio de produtos.
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    Dissertação
    Crowdsourcing em duopólios de cournot com informação assimétrica
    (2015) Dorta, Carolina
    Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo para análise do trade-off que uma empresa possui quando lança um desafio de crowdsourcing para redução de custos e abre mão de vantagens informacionais por tornar públicas informações que seus concorrentes não conheciam. Para isso, o trabalho traz a modelagem da interação de duas empresas que definem suas quantidades de produção simultaneamente em um duopólio de Cournot. Uma das empresas conhece a estrutura de custos da concorrente e possui, portanto, uma vantagem informacional. Ao mesmo tempo, esta empresa com vantagem informacional cogita lançar um desafio de crowdsourcing, que a faz abrir mão da assimetria de informação de custos no duopólio, dado que os editais destes desafios são públicos. Os payoffs (lucros) da empresa que abre mão da vantagem informacional são comparados para os casos em que há assimetria de informação (sem o lançamento do desafio) e em que há simetria de informação (com o lançamento do desafio). A conclusão do modelo traz que as interações estratégicas de desafios de crowdsourcing com custos de lançamento desprezíveis têm um único tipo de equilíbrio Bayesianos perfeito que é do tipo pooling. Nele, a empresa decidirá realizar crowdsourcing sendo de custo alto ou baixo. São descritos também os incentivos que a de custo baixo tem em revelar seu tipo, e no modelo isso é realizado através do lançamento do desafio.