Mestrado Profissional em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3240
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Dissertação Avaliação do risco de crédito de empresas: Uma abordagem com dados em painel(2010) Munhoz, Mateus CyrineuImpulsionada pelo crescimento da demanda por crédito, as instituições financeiras estão abandonando a análise de crédito tradicional e adotando novas técnicas no gerenciamento do porta-fólio baseando-se em modelos quantitativos. Este trabalho estuda as diferentes abordagens para avaliar o risco de crédito das empresas utilizando dados em painel. Foram testados modelo lineares e não-lineares, considerando a variável resposta como ordinal e também como cardinal. Os resultados em todos os modelos foram semelhantes. Os principais fatores determinantes na avaliação do risco das empresas foram: tamanho da empresa, retorno sobre ativos, volatilidade e EBIT / receita líquida.Dissertação A relação convexa entre desempenho e captação de fundos de investimento no Brasil(2009) Guterman, MarceloEste trabalho procura identificar a relação existente entre o desempenho e a captação de fundos de investimento no Brasil. Para tanto, realizamos regressões com dados em painel, relacionando a captação mensal com os retornos de vários prazos, ajustados ou não pelo risco. Estudamos esta relação para fundos de ações e fundos multimercados. Encontramos uma relação positiva e significativa entre a rentabilidade (ajustada ou não ao risco) e a captação. Para fundos de ações, esta relação é mais forte para retornos de prazos mais longos. Para os fundos multimercados, apenas os retornos até três meses são significativos. Também encontramos, a exemplo de outros estudos na área, relação convexa entre desempenho e captação: boas rentabilidades geram boas captações, mas rentabilidades ruins não geram resgates na mesma proporção. Este fenômeno é observado para os dois tipos de fundos, mas existe apenas para prazos mais cDissertação O impacto do programa bolsa família nos indicadores de desempenho escolar(2010) Lizo, Helena De Angelo EEste trabalho avalia a relação entre o Programa Bolsa Família e a qualidade de ensino no Brasil. Após uma análise sobre os estudos realizados a cerca dos efeitos do programa, identificou-se uma lacuna no que diz respeito ao impacto sobre a educação, que é a contrapartida exigida deste Programa de Transferência Condicionada de Renda. A partir desta percepção, buscou-se elaborar um estudo que objetiva medir o impacto do Programa Bolsa Família sobre a Educação. Para mensurar um dado qualitativo, caso da educação, foram adotados indicadores de desempenho escolar do ensino público, que junto aos dados de repasse do Bolsa Família, formaram a base de dados do estudo proposto. As equações em primeiras diferenças aplicadas aos dados em formato de painel, foram regredidas a fim de obter-se os coeficientes que medem a relação entre a educação e o Programa Bolsa Família. Os resultados obtidos após as regressões apontam para o impacto positivo do programa sobre as taxas de aprovação dos alunos das 4ªs e 8ªs séries do ensino público. Porém, as observações da relação sobre as notas do Prova Brasil destes alunos não fornecem uma direção única. Enquanto há uma heterogeneidade nos resultados obtidos com as notas dos alunos da 4ª série, para os alunos da 8ª série todos os indicadores apontam para um impacto negativo do Programa Bolsa Família sobre o desempenho. Com estes resultados conclui-se que a educação tem sofrido uma piora de qualidade após a implementação do Programa, uma vez que a maior entrada de alunos no ensino público não foi seguida de investimentos na qualificação deste ensino