Trabalho de Evento

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3235

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Investigação sobre fatores determinantes para a falência de microempresas de pequenas cidades da região de franca
    (2015) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Marcola, Jessica da Silva; Torkomian, Ana Lucia Vitale; Bianchini, Vivian Karina; Razzino, Carlos do Amaral
    No Brasil muitas pessoas estão deixando suas carteiras assinadas para abrir um negócio próprio, especialmente abrir uma microempresa. Os motivos são vários e dentre eles podem ser citados a expectativa de aumento da renda, independência financeira e identificação com setores e áreas específicas. Porém, muitos empreendedores não sabem ao certo quais os principais fatores que demandam sua atenção para a manutenção saudável da empresa. Pesquisas apontam que as micro e pequenas empresas tem um papel relevante para a economia do país, e tem colaborado significativamente para a geração de empregos. Este estudo procurou identificar o perfil dos empreendedores, as dificuldades encontradas, e os principais fatores que os levaram à falência. Para isso foram realizadas entrevistas com empreendedores que tiveram negócios no setor de comércio e serviços e que encerraram suas atividades em três cidades de pequeno porte da região de Franca. Os resultados mostram que os empreendedores entrevistados tiveram dificuldades durante a operação da empresa resultando no seu encerramento. E as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores foram: a falta de administração financeira, altos índices de inadimplência, aspectos tributário e legal e dificuldades em se relacionar com fornecedores e clientes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Uma Investigação Preliminar sobre Cadeias de Alimentos à luz da Economia Circular e de Tecnologias Digitais Emergentes
    (2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Bürger, Jens
    O atual sistema de produção e consumo de alimentos apresenta desafios significativos à sustentabilidade planetária e à saúde humana, tornando o um setor maduro para a transição para uma economia circular. Embora vários estudos e organizações afirmem que as tecnologias emergentes são importantes habilitadores dessa transição, esse tópico não foi bem explorado na literatura nem avaliado empiricamente. Para adicionar evidências iniciais a esta discussão, este artigo (i) revisa preliminarmente a literatura sobre os principais desafios para a transição de cadeias de alimentos lineares para circulares e (ii) explora as potenciais relações entre esses desafios e a aplicação de tecnologias digitais emergentes. Os principais insights sobre os usos potenciais das tecnologias em diferentes estágios da cadeia de alimentos são destacados e uma grande lacuna é identificada: a exploração extremamente limitada de modelos e métodos baseados em redes para compreender e melhorar as cadeias circulares de alimentos. Pesquisas futuras sobre este tema abrangente também são apontadas.