Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso O capital cultural na audição de concertos sinfônicos na cidade de São Paulo(2010) Santos, Fábio Luiz Alves de AndradeTrabalho de Conclusão de Curso O valor da arte no Brasil: idade do artista ou afiliação ao movimento(2017) Arena, GianlucaCada vez mais, a relevância do artista é fundamental para estabelecer o valor da obra de arte. Este estudo tem como objetivo analisar como o pioneirismo de um artista brasileiro dentro de um movimento artístico tem como consequência influenciar o valor das suas pinturas através do preço. A geração de valor será medida através de uma variável que mede a distância do pico do movimento para o ano da concepção da obra. A coleta de dados foi feita através da observação das citações em livros de história da arte e dados de leilões por onde a obra passou ao longo da sua existência. Além disso, serão utilizadas variáveis explicativas como a área em metro quadrado da tela, a técnica utilizada e a distância do pico do movimento artístico para o ano que a obra foi criada. Por fim através de uma regressão de mínimos quadrados ordinários será estudada a relação entre o prêmio no valor da obra dado pela distância do pico do movimento, do tamanho da obra de arte e da técnica utilizada.Trabalho de Conclusão de Curso Pirataria de música digital: uma análise do consumidor(2009) Alvim, Bruno Canongia BaetaEsse trabalho analisa a conjuntura da pirataria e do consumidor de música digital , através do estudo da história da pirataria musical e da Web 2.0, aliada a uma pesquisa de opinião realizada com estudantes universitários, para descobrir o que a indústria musical poderia fazer para diminuir esse tipo de pirataria, ou ao menos aumentar suas receitas com a nova realidade, baseada no que o estudante universitário, consumidor de downloads ilegais, pensa a respeito desse tema, e quais as características de modelos de venda de música digital que podem atraí-lo para esse consumo. Os resultados da pesquisa e das análises do autor mostram que as características legalidade, facilidade no download e popularidade do modelo de venda de música digital são importantes para esse consumidor e têm uma relação positiva com o fato de uma pessoa, na amostra pesquisada, admitir a possibilidade aumentar seu consumo de downloads legais. Além disso, uma atenção especial também deve ser dada a outras características, como a segurança nas transações.Trabalho de Conclusão de Curso Redes de afiliação na indústria de negócios sociais(2010) Schaaffhausen, Emily Tatit vonTrabalho de Conclusão de Curso Um estudo da gestão dos museus no Brasil(2010) Coy, Débora Magalhães RodriguesEste trabalho tem o objetivo de estudar a existência de inércia estrutural em museus brasileiros. Foram estudados cinco grandes museus localizados na cidade de São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu Paulista (Museu do Ipiranga), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa e Memorial do Imigrante. Para fazer a pesquisa, um questionário foi desenvolvido para que cada gestor respondesse às perguntas referentes à instituição onde trabalham. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo que as questões de 2 a 15 eram sentenças afirmativas, que deveriam ser classificadas pelos entrevistados em uma escala de 1 (= discordo totalmente) a 5 (= concordo plenamente), sendo 3 = não concordo, nem discordo. O resultado encontrado foi que não se pode generalizar a existência de inércia para todos os museus estudados. Cada tem um modelo de gestão diferente e, o que pode ser conferido foi que alguns museus estão sob pressões inerciais maiores que outros. Isso, no entanto, não é determinante para o seu fracasso ou sucesso. Durante esta pesquisa foi possível constatar que o que parece ser crucial para a existência destas instituições é o apoio do governo – municipal, estadual ou federal – e as leis de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet.Trabalho de Conclusão de Curso Como são determinados os preços de obras de arte contemporâneas brasileiras(2013) Bertoldi, Marina DaitzchmanPretende-se analisar a formação dos preços no mercado brasileiro de arte contemporânea. Através da analise quantitativa, os aspectos relevantes na formação dos preços das obras de arte serão delimitados. Utilizaremos os dados do mercado primário para a construção do modelo. Esse modelo terá como base a teoria dos preços hedônicos e incorporará a teoria de redes.