Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Ganhos inerentes ao patrocínio cultural: estudo comparativo entre indústrias de transformação e atividades financeiras
    (2008) Razente, Lívia Rizzi
    Este trabalho analisa os possíveis ganhos inerentes ao patrocínio de ações culturais, aproveitando a subjetividade intrínseca à cultura como uma ferramenta de marketing que reforça os atributos da marca empresarial. Para tanto, contextualiza o patrocínio cultural no Brasil através dos incentivos dados pela Lei Rouanet e investiga a aplicação da referida Lei nas 500 maiores empresas que investiram recursos em cultura no ano de 2007. Dado o cenário, elabora um modelo de investimento e analisa as assimetrias existentes naquele ano, tendo como foco as diferenças que levam as indústrias de transformação a investir em cultura frente às atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    “Need for closure” nas finanças comportamentais
    (2010) Vieira, Victor Canteras
    O estudo constrói uma relação teórica causal do “need for closure”, um constructo psicológico, com o mercado de capitais. Partindo da similaridade do mercado com os ambientes dos experimentos psicológicos, que fomentam o aparecimento desse constructo na formação do conhecimento do indivíduo, foi estabelecida uma explicação causal das bolhas de ativos, tendo com cerne a busca pelo fechamento de idéias em situações de grande complexidade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Altruísmo na economia: uma visão além do âmbito material
    (2008) Silva, Caio Eduardo Tendolini e
    O Altruísmo é entendido, sob a lente da economia clássica, como uma ação irracional. Essa conclusão se baseia na teoria da racionalidade dos agentes econômicos, assim como na teoria de utilidade marginal. Nesse trabalho tentaremos entender o altruísmo com base no conceito de racionalidade limitada, para explicar porque as pessoas praticam esse tipo de ação. A idéia central é entender a razão onde parece não haver racionalidade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A racionalidade e incentivos sobre as recompensas dos CEO´s
    (2011) Franco, Pedro Cabral
    Esta pesquisa procura compreender e analisar a racionalidade das recompensas dos CEOs. Para isso, são utilizadas as visões da economia neoclássica e da economia comportamental. Tenta-se compreender como o dinheiro motiva e altera os incentivos das pessoas. Este estudo concentra-se somente em CEOs americanos não mencionando nenhum outro país.