Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
    (2016) Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
    Este estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como empresas brasileiras do setor de energia elétrica investem em sustentabilidade?
    (2014) Abreu, Rafaela Carvalho de
    Esse trabalho busca examinar como empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica investem em sustentabilidade. Com base na análise de relatórios de sustentabilidade de quatro empresas importantes do setor de energia (AES Eletropaulo, Cemig, CPFL Energia e Tractebel) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005 e que publicam seus relatórios no formato GRI, avaliou-se os principais investimentos, práticas e projetos relacionados à aplicação da gestão social e ambiental na estratégia empresarial, classificando-os dentro das dimensões do modelo de criação de valor de Hart e Milstein (2003, 2004). Ainda, uma entrevista com o Diretor de Meio Ambiente de uma das empresas estudadas complementa, sob a ótica gerencial, o entendimento dos fatores motivadores de investimentos socialmente responsáveis. Os resultados mostraram que as quatro empresas analisadas possuem investimentos em todos os aspectos necessários para a criação de valor sustentável, o que significa, segundo o modelo adotado na pesquisa, gerar mais valor para o acionista e criar uma trajetória de crescimento lucrativo no longo prazo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Práticas em sustentabilidade na cadeia de valor: estudo de caso Bunge Brasil e seus fornecedores
    (2015) Kaloustian, Sofia Any Costa
    O objetivo deste trabalho é analisar as práticas em sustentabilidade de uma empresa multinacional atuante no agronegócio alimentício, Bunge Brasil, no que tange o gerenciamento dos produtores rurais – seus principais fornecedores. São representadas aqui as ações tomadas pela organização no que diz respeito à sustentabilidade na Cadeia de Valor e nas relações com fornecedores, aplicada ao Programa Agricultura Sustentável da Companhia. A Bunge Brasil está entre as maiores empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, e é a maior exportadora do agronegócio brasileiro. A organização atua no mercado por meio de três áreas de negócio: Agronegócio, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia. O compromisso da companhia com a sustentabilidade está evidente na missão, visão e valores, e é amplamente difundido no dia a dia da organização. São analisados, portanto, os relatórios de sustentabilidade publicados, para identificar de que forma a Bunge aplica conceitos e diretrizes sustentáveis em sua Cadeia de Valor e o impacto desses fatores na sua relação com fornecedores, como forma de responder à crescente pressão social e ambiental no sentido de estabelecer estratégias de negócio sustentáveis.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Quais os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina?
    (2015) D´Oliveira, Rúbia Baptista
    Diante da problemática contemporânea relacionada à questão ambiental e à procura de meios de produção e utilização onde exista a preocupação de manter e preservar os recursos naturais julgou-se pertinente o estudo doravante apresentado. O presente trabalho analisa os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina, relevante em vista do surgimento de inquietações relacionadas à qualidade de vida e à preservação ambiental, bem como à diminuição dos impactos decorrentes das atividades humanas. O segmento será abordado constatando as condições socioambientais propícias à implantação de projetos vinculados ao conceito de sustentabilidade, utilizando o método comparativo entre postos tradicionais e postos de caráter ecoeficiente, além dos meios e maneiras para implantação de tais projetos. No fim, identificaremos os benefícios dessa gestão ambiental, constatando se os ganhos futuros compensam a diferença de investimento inicial.