Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação de teoria dos jogos ao poker visando vantagem competitiva
    (2018) Santos, Valentim do Carmo Ribeiro
    A comunidade de jogadores de poker que jogam a dinheiro real cresce em um ritmo acelerado no Brasil e no mundo. Há milhares de pessoas que dedicam um enorme tempo a fim de se tornarem melhores jogadores. Há diversos caminhos diferentes para esse fim. Este estudo tem como objetivo destrinchar o papel que a teoria dos jogos tem no poker, revelando como é possível encontrar estratégias invencíveis em jogos mais simples semelhantes ao poker. A motivação é utilizar teoria dos jogos como um meio para adquirir maior vantagem sobre os oponentes. Ele também mostra como e por quê tal conhecimento é bastante cru à grande maioria dos jogadores e indica possíveis caminhos a quem se dispor ao enorme desafio de dominar o jogo por uma ótica mais teórica. A linha de raciocínio do estudo segue a compreensão do tema a partir da literatura existente. Em seguida, o autor cria toy-games mais elaborados que mostram a melhor forma de jogar em um contexto próximo ao poker. Na metodologia, o estudo revela uma conclusão contra intuitiva de como deve ser o processo de raciocínio de um jogador que visa maximizar seu lucro. Também foi realizado um questionário com onze jogadores reais de poker a dinheiro de diversos níveis a fim de saber se possuem conhecimento sobre o tema e como enxergam seu processo de decisões. Na conclusão, entende-se que o maior motivo de subestimarem tal conhecimento é por sua difícil aplicação ao poker. Ao final há algumas indicações do caminho que um jogador pode trilhar para se aproximar a uma inteligência artificial e ser bastante superior aos seus oponentes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Discriminação Racial: o efeito de crises econômicas na discriminação
    (2018) Azevedo, Pedro Aulicino
    O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e pode ter se tornado ainda mais desigual devido à crise econômica iniciada em 2014. Esse trabalho tem como objetivo entender o efeito de crises econômicas na desigualdade de renda entre raças, mais especificamente, na diferença salarial gerada pela discriminação racial. Para isso será utilizado a metodologia econométrica de decomposição de Oaxaca (1973) e Blinder (1973), em que a diferença de renda é segregada em “Fatores Produtivos” e “Discriminação Racial”, finalmente, compararemos os resultados pré e durante a crise econômica, para verificar se a crise intensificou a discriminação racial. Palavras-chave:
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A rede de educação pública do Estado de São Paulo: uma análise comparativa entre as escolas técnicas do Estado de São Paulo (ETECs) e as escolas regulares
    (2017) Siqueira, Thiago Mesquita Alves de
    Este trabalho compara e avalia o desempenho dos alunos das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (ETECs) com os alunos das demais escolas estaduais de São Paulo. Para isso, usa-se como proxy de desempenho a nota média do ENEM por escola em todas as áreas do conhecimento. Foram utilizadas variáveis de controle referente ao corpo docente, infraestrutura e nível socioeconômico das escolas, todas obtidas através do Censo Escolar. A partir dos dados de 2011 e 2015, os resultados provenientes dos modelos de MQO e pareamento (que seleciona o vizinho mais próximo), mostram que, em geral, o desempenho no ENEM é superior para os alunos das ETECs do que para os alunos das demais escolas estaduais de São Paulo, apresentando coeficientes relacionado à dummy ETEC positivos e relevantes.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da crise econômica da última década nas famílias brasileiras
    (2018) Fongaro, Guilherme
    A presente monografia tem como objetivo principal analisar como a crise econômica da última década afetou o bem estar das famílias brasileiras no período compreendido entre 2012 e 2016. A partir de dados da PNAD Contínua para os anos citados acima, estima-se um modelo econométrico de diferenças em diferenças para testar, como o provedor da família estar desempregado ou não, afeta a necessidade das crianças da mesma terem que abandonar a escola ou entrar no mercado de trabalho de maneira precoce. Os resultados obtidos mostraram que o bem estar dos domicílios que possuem filhos entre 14 e 18 anos foi afetado de forma negativa tanto em relação aos mesmos entrando no mercado de trabalho, quanto à necessidade de abandonarem a escola devido à crise, contudo, os domicílios que possuem filhos menores de 14 anos tiveram resultado oposto, uma vez que, com o passar do tempo os mesmos tiveram um aumento de escolaridade.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A economia comportamental e suas implicações
    (2017) Laudisio, Victor
    O trabalho procura explorar o tema de Economia comportamental no Insper. Um trabalho teórico mas com aplicação extensa, com o objetivo de mostrar como a irracionalidade está presente no pensamento do aluno de Economia do Insper, de modo a questionar a aplicação da premissa de que todos agentes econômicos são racionais, no ensino da disciplina.