Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O regime de metas de inflação: uma análise de seus resultados no âmbito brasileiro
    (2008) Etzel, Tainá Costa
    Esta monografia objetiva estudar os resultados do regime de Metas de inflação na economia brasileira. Examinando desde os anos que antecederam a implementação do instrumento de política monetária até o presente momento, Com ênfase nas diferenças entre o período anterior a adoção deste regime e após este ser adotado. A principal conclusão, que foi auxiliada por um modelo econométrico, é que há um efeito significante na volatilidade da taxa de inflação a partir do momento em que as Metas de inflação foram adotadas. Portanto, seus objetivos são alcançados já que a volatilidade da inflação caiu.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do modelo macroeconômico do banco central e estudo do regime de metas para a inflação
    (2008) Abidor, Paula
    Este estudo busca analisar os efeitos do mecanismo de transmissão da política monetária, ilustrado no Capítulo 1. Para isso é feita, no Capítulo 2, uma avaliação do Regime de Metas para a Inflação, implementado no Brasil em junho de 1999, do período compreendido entre 1999 e 2006. É analisado o comportamento das principais variáveis macroeconômicas as quais influenciam a taxa de inflação, bem como os desdobramentos das ações tomadas pelo Banco Central em busca da estabilidade de preços e da economia. O último capítulo aborda aperfeiçoamentos do regime de metas para a inflação como a medida de núcleo de inflação, a qual é utilizada em alguns países. É feita também uma análise da evolução recente dos preços da economia brasileira com a utilização da medida de “core inflation”.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impact of monetary policy on firms
    (2009) Brandt, René Daniel Heredia
    O presente trabalho analisa o impacto que a política monetária tem sobre os resultados das firmas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Desse impacto distinguem-se dois canais de transmissão: O canal de crédito e o canal neoclássico de custo de capital. é usada uma metodologia que permite separar esses canais e estimar seu impacto individual. Foram encontradas evidencias empíricas que sustentam a existência do canal de crédito na economia brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos da união monetária européia no desempenho macroeconômico dos estados membros
    (2009) Rizo, Luiz Eduardo Ungarelli
    Este trabalho tem o objetivo de estudar o comportamento das variáveis produto potencial, hiato do produto, taxa de inflação, taxa de desemprego e taxa real de juros dos países que compõem a União Monetária Européia (UME), comparando os resultados com a desempenho dos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da União Européia(UE). Para isso, foram utilizados os resultados médios anuais, média trienal e variância trienal, controlando os problemas específicos dos países, a variação comum do tempo e a simultaneidade entre as variáveis. O que vimos é que há diferenças sensíveis no nível de inflação dos estados pertencentes a UME, quando comparamos ao desempenho da UE. No entanto, existem evidências para dizermos que os resultados dos países da UE foram positivos em comparação com os demais blocos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da expansão do mercado de crédito brasileiro na política monetária do banco central
    (2009) Lamy, Danilo Vieira
    O mercado de crédito tem se expandido fortemente no Brasil ao longo da última década. Como este é um setor que tem o poder de aumentar o efeito multiplicador da moeda e a renda intertemporal dos indivíduos, é de suma importância que seja estudado seu impacto na economia e seja verificado se a presença deste setor é um fator que influencia a decisão de política monetária tomada pelo Banco Central. Com isso, é analisado no presente estudo se de fato o crescimento do mercado de crédito tem influenciado na tomada de decisão da taxa de juros básica do país e qual a dinâmica que se segue da expansão deste setor no lado real da economia e na inflação. A existência de um “Canal de Crédito” no Brasil possibilita que a autoridade monetária tenha mais um canal de transmissão de suas políticas, além do tradicional canal moeda/taxa de juros que é explicado pela visão monetária, fazendo com que mudanças mais suaves na taxa de juros também sejam bastante efetivas no controle da demanda agregada da economia. Assim, o Banco Central pode atingir seus objetivos sem o uso de grandes variações na taxa de juros.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise da performance macroeconômica dos países da zona do euro
    (2009) Gastaldi, Daniel Ribeiro
    O regime de união monetária, instituído por diversos países europeus ao final da década de 90 é o tema principal desta monografia, onde examinamos os efeitos da adoção do euro sobre indicadores de performance macroeconômica. Apesar da literatura econômica apresentar freqüentemente evidências de aumento do volume de comércio e de maior integração dos mercados financeiros dentro da região do euro, os resultados de nossos testes empíricos indicaram que o desempenho macroeconômico dos países da zona do euro relativo à inflação, ao desemprego, ao PIB real e à taxa de juros não foi melhor que o observado nos principais países europeus que não integraram o regime de união monetária