Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo de caso sobre a Matriz Institucional da Índia
    (2025) Marcondes, Gustavo de Carvalho
    Este trabalho analisa a evolução da matriz institucional da Índia, investigando como mudanças nas esferas política, fiscal, financeira e ambiental condicionam o desempenho econômico desde a década de 1980. O problema de pesquisa centra-se em saber se o rápido crescimento indiano — baseado em serviços, industrialização seletiva e reformas pós-1991 — é sustentável e inclusivo diante de profundas disparidades regionais, ambientais e de gênero. A metodologia combina revisão sistemática de referências acadêmicas com análise empírica de uma série de indicadores econômicos. Conclui-se que as reformas institucionais impulsionaram o crescimento, a formalização econômica e a redução da pobreza, mas permanecem lacunas — sobretudo na qualidade da governança subnacional, na participação feminina e na transição energética — que podem comprometer a sustentabilidade do modelo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da qualidade do nível de ensino e do acesso a saúde sobre o crescimento de renda dos munícipios da região nordeste
    (2023) Albuquerque, Ramon Couto
    Esse trabalho investiga o impacto dos diferentes níveis de educação (fundamental, médio e superior) e do acesso à saúde básica no crescimento da renda per capita em municípios do Nordeste brasileiro entre os anos de 2007 a 2019. Para isso, foi utilizado o modelo de Aghion et al. (2005) e dados em painel para uma regressão com efeitos fixos. Os resultados detectam a necessidade de aprimoramento nas medidas de qualidade do ensino superior e de saúde básica utilizadas. O estudo indica ainda falta de convergência de renda entre os municípios no período estudado. No entanto, identificou-se que, em municípios a pelo menos 2% da fronteira tecnológica, o aumento da qualidade do ensino médio tem impacto mais significativo na renda per capita do que a do ensino fundamental.