Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    A Influência da Renda no Tempo de Lazer: Uma Análise das Disparidades Econômicas no Uso do Tempo
    (2025) Leal, Giovanni Nagem
    Este trabalho desenvolve um modelo para avaliar o impacto da renda no tempo disponível para lazer no Brasil, com base na relação entre renda e uso do tempo, investigando como as desigualdades socioeconômicas afetam a capacidade de indivíduos de diferentes rendas aproveitarem o tempo livre. O modelo teórico proposto examina a alocação de tempo entre trabalho, atividades domésticas e lazer, utilizando dados empíricos da PNAD Contínua. A pesquisa se concentra em identificar como a renda influencia diretamente as escolhas de alocação de tempo, bem como os mecanismos que perpetuam as disparidades no acesso ao lazer. Ao integrar abordagens microeconômicas e empíricas, o estudo visa oferecer uma análise robusta das implicações das desigualdades econômicas no lazer e discutir possíveis intervenções que possam mitigar essas diferenças.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Democracia em xeque: qual o efeito da democracia na renda média do brasileiro?
    (2020) Castro, Lucas Wu
    O estudo oferece evidências sobre o efeito da democracia sobre a renda do brasileiro, analisando as eventuais relações entre 1975 e 2014. Foi utilizada uma estratégica de controle sintético, observando o efeito da democracia no Brasil em relação a um Brasil sintético, que não recebeu o tratamento. Utilizando o PIB per capita como proxy para renda do brasileiro, o artigo mostrou que não há evidências de impacto da democratização sobre essa variável.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Impacto da Pobreza na Mortalidade Durante a Primeira Onda da Pandemia
    (2021) Arthur Simões Alberti
    Este trabalho espera fornecer evidências de que a renda per capita de uma microrregião teve impacto sobre a mortalidade durante a pandemia de 2020. Para analisar, foram utilizados dados nacionais de mortalidade a nível microrregional no Brasil, antes, durante e depois do pico da primeira onda da pandemia de Covid-19. É esperado que as microrregiões que se situam na parte baixa da distribuição de renda per capita apresentem excesso de mortalidade maior do que seus homólogos de partes superiores da distribuição, mesmo depois de contabilizar por características observáveis como população acima de 70 anos, variáveis de infraestrutura, taxa de desemprego e efeitos fixos estaduais.