Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do COVID-19 na Estrutura de Capital das empresas brasileiras listadas na bolsa de valores
    (2025) Previato, Lucas Muniz
    Este estudo analisa o impacto da pandemia de COVID-19 na estrutura de capital das empresas brasileiras listadas na B3. O trabalho investiga como o choque exógeno da pandemia alterou os padrões de endividamento corporativo, medido pela razão Passivo Total/Ativo Total, e as relações entre os determinantes tradicionais da estrutura de capital. Utilizando as teorias Trade-off e Pecking Order como fundamentação teórica, foi desenvolvido um modelo que examina como a pandemia do COVID-19 afetou as decisões de financiamento corporativo. A metodologia emprega modelos de dados em painel com efeitos fixos, controlando por características não observadas das empresas e efeitos temporais comuns. A amostra compreende 68 empresas não-financeiras listadas na B3 entre janeiro de 2018 e dezembro de 2024, totalizando 1.762 observações empresa-trimestre. Os resultados indicam que a pandemia causou um aumento estatisticamente significativo de 2,64 pontos percentuais no endividamento médio das empresas, representando um crescimento de 4,3% em relação ao nível pré-pandemia. O modelo apresenta alto poder explicativo (R² ajustado = 0,8279) e confirma as relações teóricas esperadas: empresas maiores e com maior tangibilidade de ativos apresentam maior endividamento, enquanto empresas mais rentáveis e com maior liquidez apresentam menor alavancagem. A análise setorial revela heterogeneidade nos impactos, com setores de tecnologia e bens de consumo não-cíclicos apresentando os maiores aumentos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Chatbot de Educação Financeira
    (2024) Gomes, Arthur Motta Pereira; Santos, Fernando Vieira dos; Miné, Gabriel Zahar; Andrade, Leonardo da França Moura de; Ramella Junior, Sergio Eduardo
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Definição e Análise do Fator Qualidade no Investimento em Ações do Mercado Brasileiro
    (2022) Netto, Augusto Alves dos Santos
    Este trabalho, em luz da crescente discussão e utilização do fator qualidade em análises de investimento, busca aplicar o ferramental analítico desenvolvido por Asness et al. (2019) para um conjunto de dados da Bolsa de Valores Oficial do Brasil (B3) entre 2000 e 2022. Nesse sentido, foram realizados modelos econométricos para averiguar se ações com maior qualidade possuem price-to-book mais elevado e também para testar se qualidade é um fator robusto ao longo do tempo. Também, foram propostas variações da principal estratégia de investimento no fator qualidade – que compra ativos de alta qualidade e vende ativos de baixa qualidade (QMJ). Foram confirmados os resultados originalmente encontrados por Asness et al. (2019). Primeiro, qualidade é de fato um fator que esteve associado a maiores preços dos ativos; esse fator também se mostrou persistente ao longo de 3, 6, 12, 24 e 60 meses à frente. Ademais, a estratégia de investimento QMJ trouxe retornos acumulados positivos no período, porém abaixo do principal índice de mercado (Ibovespa). Isso ocorreu principalmente pelo fato de vender ativos de baixa qualidade; uma estratégia alternativa, que apenas compra ativos de alta qualidade, obteve retornos que superaram o índice Ibovespa no período.