Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investimento Estrangeiro Direto via M&A e o papel do BNDES: Estudo da relação entre investimentos de estrangeiros e financiamentos do BNDES
    (2024) Abdalla, Lucas Ali
    O estudo tenta investigar a decisão de financiamento, se utilizou linhas de crédito do BNDES ou não, da firma estrangeira quando a mesma vai realizar investimentos no país. Estudos sobre o investimento estrangeiro direto (IED) em economias emergentes, como o Brasil, consideram fatores como risco político, corrupção e taxas de câmbio, cruciais para entender a influência do BNDES e das M&A no ambiente de investimento estrangeiro. No entanto, ainda não há consenso sobre esses fatores. Este estudo não se propõe a analisá-los, mas a explorar o papel dos investimentos estrangeiros na política de empréstimos do BNDES quando se trata de um investimento de uma empresa estrangeira. A relação entre o BNDES e as M&A pode ser vista desde o financiamento fornecido pelo banco até os impactos no ambiente de investimento. O objetivo é entender o papel do BNDES quando empresas estrangeiras, incluindo filiais brasileiras, investem no Brasil por meio de M&A. Para isso, foi criada uma base de dados combinando informações do BNDES e de M&A da Bloomberg.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do crédito subsidiado na internacionalização de micro e pequenas empresas
    (2020) Berger, Laura Mottim
    Não há questionamento sobre a importância das micro, pequenas e médias empresas (“MPME”) na economia nacional gerando empregos, abrindo possibilidades de negócios, aumentando a inovação e incrementando no PIB. Mas em especial, as MPMEs exportadoras agregam, além dos valores já conhecidos, novos conhecimentos, práticas e tecnologias que são adquiridas com a troca de serviços e produtos internacionalmente. É essencial entender quais fatores incentivam a exportação dessas empresas para ter uma visão clara e específica de quais políticas de incentivo poderão ser usadas nesse setor. Ainda, dada a estrita burocratização dessas empresas, incentivos de financiamento focados para essas empresas tem se mostrado uma solução para o desenvolvimento das mesmas. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo entender o impacto de variáveis de crédito e variáveis macroeconômicas no valor exportado por micro e pequenas empresas. Através de dados do SEBRAE e Ministério da Economia, Industria, Comercio Exterior e Serviços de 1998 a 2015 e utilizando uma análise em painel, será possível ter evidências impacto que as variáveis de crédito têm sobre as exportações de MPMEs e assim determinar uma forma de política de incentivo efetiva.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O BNDES e a produtividade industrial
    (2021) Felipe Restituti Carneiro
    Nesse estudo procuro verificar se o BNDES executa de forma correta a função proposta de um banco de desenvolvimento, ou seja, se ele disponibiliza crédito para boas empresas/projetos geradores de benefícios produtivos. Para a realização de testes estatísticos que responderam à questão proposta serão utilizados os desembolsos do BNDES para a indústria brasileira, mais especificamente no período de 2007 a 2019, abrangendo diversas épocas, tanto de expansão monetária, durante e pós crise americana, e durante tempos de restrições e enxugamento do banco após o governo Dilma. A fim de entender se tais investimentos geraram incrementos produtivos, serão analisados todos os setores da indústria através de um painel de dados, para realização de tal exame o VTI (Valor da transformação industrial) por trabalhador foi o proxy de produtividade selecionado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Correções no mercado de crédito privado: determinantes para o subsídio do BNDES
    (2016) Amorosino, Henrique Scoz
    O objetivo deste trabalho é apontar quais são os fatores determinantes para os juros subsidiados empréstimos concedidos pelo BNDES e mensurar seus respectivos impactos. Para isso, será avaliado o perfil das empresas, bem como do empréstimo que o BNDES a elas concedeu além de variáveis macroeconômicas. Por meio de uma regressão linear múltipla estimada pelo Método de Mínimos Quadrados, conclui-se quais variáveis são relevantes para explicar a variação da taxa de juros dos empréstimos e o peso de seus respectivos parâmetros de interesse. Ainda, nota-se que aproximadamente 68% da variação na taxa de juros dos financiamentos, não pode ser explicada pelas variáveis qualitativas e quantitativas das empresas e seus contratos com o BNDES, nem pelas variáveis econômicas teoricamente relevantes. Deixando assim, margem à dubiedade quanto aos critérios utilizados para a concessão do subsidio e alocação dos recursos públicos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    As políticas de crédito direcionado do BNDES: o calcanhar de aquiles da política monetária do banco central do Brasil?
    (2015) Daniel, Henrique Lorenzi
    Este trabalho, em sua versão final, propõe-se a verificar se a política de crédito direcionado adotada no Brasil reduz, de fato, a potência da política monetária cabida ao Banco Central do Brasil. Dada a persistente busca de uma dada inflação, característica primeira e intrínseca em um regime de metas de inflação – principalmente no Brasil, onde a missão exposta do Banco Central se traduz em “Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente” –, o êxito da ferramenta monetária do governo pode depender diretamente do tamanho do mercado de crédito e, mais estritamente, até do volume de crédito compulsório. Como veremos em seguida, acredita-se a priori que o esforço do Banco Central para manter a inflação na meta deverá ser tão maior quanto mais abrangente e volumoso for o direcionamento de crédito.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito do crédito público para a inflação pelo canal da demanda agregada
    (2015) Bicalho, Rodrigo Pertence Gomes Mafra
    Este trabalho tem como objetivo identificar se a expansão do crédito público é uma variável relevante para explicar a taxa de inflação brasileira via demanda agregada. Serão utilizados dados em séries temporais com modelo GMM. A tese que inspirou esse artigo foi divulgada inicialmente por Leandro Roque(2014), editor do site do Instituto Ludwig Von Mises Brasil. Esse trabalho busca verificar se há evidências empíricas para a tese de Leandro, uma vez que, por adotar a metodologia da Escola Austríaca, Leandro não utiliza análises empíricas econométricas como ferramenta de trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Dois momentos da política de campeões nacionais: governo militar (1968-1979) e Dilma Rousseff (2011-2014)
    (2015) Santos, Pedro Augusto Silva
    O objetivo deste estudo é analisar as políticas de participação do estado na Economia através da formação das empresas conhecidas por “Campeões Nacionais”. Partindo desse conceito será traçado um paralelo, de modo que possa-se verificar se tal padrão de intervencionismo está de fato presente nos dois momentos e de que forma ele se mostra presente apontando as similaridades e distinções. Através de tais evidências será possível diagnosticar os possíveis efeitos que podem vir a se apresentar.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Alavancagem financeira e oportunidades de crescimento: O impacto do custo de agência na estrutura de capital de empresas brasileiras de capital aberto entre 2003 e 2007
    (2010) Belliboni, Paulo Bertolucci
    Este trabalho teve como objetivo estudar os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto com diferentes conjuntos de oportunidades de crescimento entre 2003 e 2007. Além disso, foi analisado o impacto dos financiamentos do BNDES e do nível de governança corporativa das empresas nesse contexto. Foram encontrados resultados similares ao observado na literatura com relação negativa entre endividamento e oportunidades de crescimento, margem de lucro líquido e potencial de custos de agência. Além disso, foi verificada uma relação negativa entre a parcela de financiamento do BNDES sobre a dívida total e endividamento e relação positiva entre nível de governança corporativa e endividamento.