Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    ProUni: análise da eficácia do programa na inserção e capacitação de seus beneficiários no Brasil
    (2017) Silva, João Rocha Da
    A educação passou a ser um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer país nos anos atuais. Com isso, o Governo Federal intensificou as atenções e os gastos com programas e investimentos no setor educacional do país. O Programa Universidade para Todos foi um dos frutos dessas políticas praticadas pelo Governo. O ProUni se apresenta com o objetivo de minimizar a desigualdade de oportunidade de acesso ao ensino superior privado para jovens vindo de escolas públicas e considerados como economicamente desfavorecidos. Levando em conta a discrepância da qualidade entre o Ensino Básico público e privado no contexto contemporâneo brasileiro, em regra, não há garantias de que os alunos vindos do ensino público tenham base teórica e prática para acompanhar o conteúdo dado no ensino superior privado. Esse estudo visa obter comprovações estatísticas sobre a hipótese do acompanhamento do desempenho destes alunos no ensino superior privado. A comparação será feita através do desempenho na prova do ENADE do ano de 2010 e 2014. Através do método de estimação de Mínimos Quadrados Ordinários, serão estimados os modelos principais. Será feita uma regressão para cada modelo, onde uma será para o ano de 2010 e outra para 2014. Ao todo serão rodados, então, dois modelos diferentes. Dessa maneira, essa pesquisa poderá comprovar que os alunos aderentes ao programa ProUni conseguem não só obter bom desempenho durante os seus estudos na universidade mesmo com a base assumidamente precária - levando em conta a qualidade inferior do ensino público no Brasil - como superaram as notas dos alunos não-beneficiados pelo programa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do programa Pronui no desempenho no Enade
    (2010) Cardoso, Bruno César Miranda
    Esse artigo investiga se alunos bolsistas do ProUni possuem média superior no Enade e se há alguma influência de sua proporção sobre a nota média das instituições de ensino. Realiza-se para tal um teste de hipótese para a diferença da nota no Enade dos alunos bolsistas e não bolsistas do ProUni, estima-se uma função para o desempenho individual de cada aluno e testa-se a proporção de alunos bolsistas como variável explicativa na equação base do IDD. Foram utilizados os Microdados do Enade de 2006 e analisados os alunos e cursos de Administração do estado de São Paulo. O estudo conclui que, quando controlado o efeito de outras variáveis, alunos bolsistas ingressantes possuem em média nota superior aos demais em 10,43 pontos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Prouni e novas universidades federais: uma análise comparativa de duas políticas públicas
    (2012) Landucci, Mayara de Almeida
    O presente estudo visa avaliar duas possíveis políticas públicas para aumentar a inserção de alunos de baixa renda no ensino superior Brasileiro: o Prouni e a construção de novas universidades federais. Para a comparação das políticas foram considerados os diferenciais de custos e benefícios associados a cada uma delas ao longo da vida do indivíduo beneficiado. No caso de novas universidades o custo é o investimento direto por aluno no ano de 2009 enquanto que no caso do ProUni é o valor da renúncia fiscal dado o programa. O benefício utilizado foi o diferencial de salário do indivíduo dado sua formação em uma universidade pública com relação à privada. Este salário foi obtido através de uma análise das notas dos alunos no ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Após a avaliação econômica de cada política em dois diferentes cenários, este trabalho conclui que o ProUni é a melhor opção para o governo nos dois cenários avaliados. O investimento em novas universidades federais só seria vantajoso caso as notas das universidades públicas no ENADE fossem superior às privadas em 153%.