Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Development of an Administrator Web App for subscriptions’ management and a Mobile App for unlocking E-bikes(2024) Ades, Cesar Ezra; Hadba, Lila Takahashi; Kawahara, Thiago ShigueroThis project aims to develop a Web Application (App) for the Administrator (E-Moving personnel) and an users’ Mobile App for E-Moving, a rental electric bike (E-Bike) company focused on improving urban mobility. This endeavour builds upon a prior Capstone Project (PFE), which developed a control board for electric bicycles in 2023. The current initiative seeks to enhance the E-Moving profitability and control, by being able to block users’ e-bikes and mitigating the risks of theft and default. The project, a collaboration between students from Insper (São Paulo, Brazil) and Texas A&M (Texas, United States), involves Insper students developing two Apps in accordance with the requirements established by the previous project and those of the Texas A&M students. Notably, the hardware component is being developed by Texas A&M students. The project is structured into five primary segments: (i) Web App and Mobile App screen flowchart, (ii) Web App and Mobile App screen design and front-end implementation, (iii) Bluetooth connection with E-bike, (iv) Database integration with both Web App and Mobile App front-end, and (v) Integration of Bluetooth, Web App, Mobile App, and E-bike. This project emphasizes a practical application that enables administrators (E-Moving personnel) to remotely monitor client's E-bikes and for them to manage its E-bike.- Smart E-Bikes: Proposal for a Remote Authentication and Bicycle Disabling Solution(2023) Costa, André; Fonseca, Antônio; Venturi, MatheusO projeto pautou-se na realização do desenvolvimento de uma placa de controle para bicicletas elétricas, substituindo um componente de sistema fechado, por um modelo proprietário e customizável da E-Moving. O projeto visou agregar valor através da conectividade introduzida e iniciando o processo de independência tecnológica para inovação. Desenvolvida por estudantes do Insper (São Paulo, Brasil) e da Texas A&M (Texas, Estados Unidos), a placa passa a depender de conexões periódicas com os servidores da companhia para continuar em funcionamento, criando um curto circuito no motor e dificultando seu giro em caso de inadimplência do cliente. A comunicação entre a placa e o servidor é feita com o intermédio do celular do usuário via Bluetooth. A primeira fase focou em sensores de freio e pedal e o mecanismo segurança de desativação. A placa foi implementada com um microchip da linha STM32, e utilizando FreeRTOS como framework de desenvolvimento, com diferentes tasks para: a leitura dos sensores através dos periféricos; comunicação UART via Bluetooth; e processamento dos inputs e acionamento ou bloqueio do motor. O dispositivo de incapacitação foi desenvolvido com a utilização de relés, podendo chavear os conectores do motor entre a saída do controlador ou o estado de curto circuito entre as três fases. Foi alcançado o objetivo de transpor os sistemas essenciais para a nova plataforma e o implementar o sistema de bloqueio, além do desenvolvimento de uma base técnica que possibilita e facilita as novas inovações desejadas pela E-Moving. O próximo passo inclui o desenvolvimento de um aplicativo de celular dedicado para gerenciar eficientemente as assinaturas e a conclusão da placa de controle. Essa iniciativa representa um avanço significativo para o futuro integrado e conectado do transporte urbano.