Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    As distorções do setor de distribuição elétrica: uma análise comparativa histórica entre o Brasil e a Argentina
    (2025) Duarte, Bárbara Brazão
    Este trabalho analisa as distorções tarifárias no setor de distribuição elétrica do Brasil e da Argentina, com foco na influência dos subsídios governamentais sobre a formação dos preços da eletricidade. Embora ambos os países compartilhem semelhanças econômicas e geográficas, suas trajetórias regulatórias e políticas energéticas seguiram caminhos distintos, resultando em diferenças significativas no custo da eletricidade para os consumidores. A pesquisa parte do contraste entre as tarifas dos dois países: enquanto a Argentina possui uma das tarifas mais baixas do mundo devido a um modelo de subsídios diretos ao consumidor, o Brasil apresenta uma das energias mais caras, apesar de contar com uma matriz energética majoritariamente renovável e de baixo custo. Essa contradição levanta a necessidade de investigar como as políticas de subsídios e a regulação estatal impactam a sustentabilidade financeira do setor elétrico e a competitividade econômica de cada país.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    MDL: mecanismos de desenvolvimento limpo
    (2017) Manfredini Neto, Pedro Luiz
    A presente monografia irá expor como os mecanismos de flexibilização do Protocolo de Kyoto podem ajudar a mitigar o problema do aquecimento global. Procurose colocar, de forma breve, como o mundo vem sofrendo com as mudanças climáticas, derivadas basicamente pelas ações dos seres humanos. Dado esse problema, o Protocolo de Kyoto veio tentar formar um acordo entre os países para que algumas medidas fossem tomadas, dentre elas, metas de redução de emissão de crédito de CO2. Os mecanismos de flexibilização se originaram do Protocolo de Kyoto, dente eles, o crédito de carbono. Tais mecanismos podem colaborar para a redução de emissão de CO2, alem de gerar uma nova forma de comercio mundial. O Brasil tem um potencial muito grande para ser um dos grandes geradores de créditos de carbono, através de projetos no setor elétrico, reflorestamento e aterros. Esta trabalho colocará alguns exemplos de projetos bem sucedidos da obtenção de créditos de carbono. Porem é preciso que tais projetos sejam bem fundamentados e sigam toda uma seqüência para obtenção dos créditos. Além da vontade de empresários, os Governos devem trabalhar para garantir os direitos de propriedade para que o investidor tenha segurança na hora de investir em tais projetos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como empresas brasileiras do setor de energia elétrica investem em sustentabilidade?
    (2014) Abreu, Rafaela Carvalho de
    Esse trabalho busca examinar como empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica investem em sustentabilidade. Com base na análise de relatórios de sustentabilidade de quatro empresas importantes do setor de energia (AES Eletropaulo, Cemig, CPFL Energia e Tractebel) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005 e que publicam seus relatórios no formato GRI, avaliou-se os principais investimentos, práticas e projetos relacionados à aplicação da gestão social e ambiental na estratégia empresarial, classificando-os dentro das dimensões do modelo de criação de valor de Hart e Milstein (2003, 2004). Ainda, uma entrevista com o Diretor de Meio Ambiente de uma das empresas estudadas complementa, sob a ótica gerencial, o entendimento dos fatores motivadores de investimentos socialmente responsáveis. Os resultados mostraram que as quatro empresas analisadas possuem investimentos em todos os aspectos necessários para a criação de valor sustentável, o que significa, segundo o modelo adotado na pesquisa, gerar mais valor para o acionista e criar uma trajetória de crescimento lucrativo no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fusões e aquisições de empresas brasileiras do setor de energia: estudo sobre criação de valor e sinergias operacionais
    (2010) Sztejnsznajd, Vitor Alves
    O setor elétrico brasileiro está em constante transformação, desde o início da última década, em virtude da descapitalização (aumento do grau de endividamento externo) e uma tendência mundial de diminuir a participação estatal do setor. Na segunda metade desta década, houve um enorme esforço do Governo Federal para aumentar a participação da iniciativa privada, tornando o ambiente muito mais competitivo. O objetivo deste estudo é analisar os motivos que levam as empresas a adotarem esta estratégia empresarial e analisar se de fato ocorrem sinergias operacionais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Principais determinantes da estrutura de capital: análise de empresas brasileiras dos setores de construção civil e energia elétrica
    (2010) Kliestinec, Caio César Betti
    Este trabalho tem como objetivo principal identificar, através da análise em painel, quais são os principais determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto dos setores de construção civil e energia elétrica durante os anos de 2007 a 2009. Os cinco atributos analisados foram: controle acionário, tamanho, lucratividade, proporção do ativo fixo e oportunidades de crescimento. Pode-se concluir que os atributos oportunidades de crescimento através da variável oportunidades de crescimento e o atributo proporção do ativo fixo foram os que se demonstraram mais relevantes na determinação do nível de endividamento, sendo significantes na maioria das regressões, mesmo não apresentando a relação esperada com a variável resposta.