Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Redução da pobreza: crescimento econômico ou distribuição de renda?
    (2008) Espindola, Ricardo Molari
    Este trabalho mostra como o Brasil evoluiu nos últimos anos, em relação à redução do número de pobres, seja pelo crescimento ou pela melhoria na distribuição de renda. Entre 2001 e 2006 a renda real do trabalho cresceu 0,62% a.a., a renda dos 50% mais pobres cresceu 2,8% a.a. e a pobreza se reduziu em 17%. A distribuição de renda foi 1,5 vezes mais efetiva do que o crescimento, na redução da pobreza.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Produtividade total dos fatores: uma comparação entre investimento direto estrangeiro e licenciamento
    (2014) Silva, Antonio Alberto Annunciato Marques e
    Neste trabalho analisaremos o crescimento da produtividade total de fatores, mais especificamente visamos entender como esta é afetada pelos dois principais canais de transferência internacional de tecnologia: investimento direto estrangeiro e licenciamento. Nossa análise se dará sobre uma amostra de 71 países para o período entre 1980 e 2008. Uma contribuição importante deste trabalho em relação aos de Bonzanini, Souza e Melo (2013) e Pessoa (2008) é a inclusão de variáveis da Cross-country Historical Adoption of Technology (CHAT) dataset1 como controles nas regressões.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a desigualdade e o crescimento no Brasil
    (2015) Rothschild, Thomas
    O debate entre a desigualdade e o crescimento econômico é extenso e persiste há vários anos. O primeiro trabalho relevante que investigou a relação entre desigualdade e crescimento foi Simon Kuznets (1955). Diversos economistas estudaram tanto o efeito do crescimento na desigualdade quanto o efeito da desigualdade no crescimento. Essa monografia focará seus esforços em procurar definir os efeitos de uma maior desigualdade de renda no crescimento dos estados brasileiros. Para testar essa causalidade é utilizada a base de dados da PNAD de 1992 até 2012 para estimar modelos econométricos com dados em painel. Os resultados mostram que uma maior desigualdade afeta negativamente o crescimento da renda.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como a União Europeia contribuiu para o desempenho econômico de suas nações
    (2015) Campagnucci, Guilherme Pedroso
    Ball (2010) demonstra que a União Europeia aumentou as transações comerciais e os investimentos entre os membros, além dos empréstimos interbancários também terem crescido. Já para Feldstein (1997), a crise econômica europeia atual pode ser reflexo de um sistema que não toma as decisões pensando nos benefícios econômicos, porém embasada em interesses políticos dos próprios tomadores de decisão. Esse trabalho terá como objetivo analisar como a União Europeia contribuiu para o desempenho de suas nações integrantes e verificar se a adoção do Single Act, Tratado de Maastricht e do Euro foram benéficas. Dessa forma, através de um modelo de dados em painéis tem-se por objetivo estudar o crescimento dos países desse bloco comparando-os com países pertencentes a um bloco de controle. E assim, analisar quão benéfico foi, a seus membros, a integração à União Europeia.